Acontece aQI

Pós-Graduação: uma escolha estratégica para a vida profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Profissional planejando sua pós-graduação.

A pós-graduação pode ser uma das melhores decisões que você pode tomar para a sua vida profissional. Isso porque ao optar por esse caminho, você se torna mais capacitado e valorizado no mercado de trabalho e abre portas para novas oportunidades e crescimento de carreira.

Pesquisas indicam que profissionais com pós-graduação tendem a receber salários mais altos em comparação com aqueles que possuem apenas graduação. Portanto os rendimentos podem ser até 150% maiores quando comparados com profissionais que possuem apenas a graduação. Além disso, a taxa de empregabilidade também é maior para aqueles com pós-graduação.

Benefícios da Pós-Graduação

Mas não é só financeiramente que a pós-graduação traz vantagens. Ela proporciona um aprofundamento na área de atuação escolhida, permitindo que você se torne um especialista em determinado assunto. Posteriormente isso pode ser um diferencial no mercado, permitindo que você seja escolhido para cargos de liderança ou projetos mais complexos.

Alta empregabilidade

A pós-graduação tem uma influência significativa na empregabilidade, principalmente no aumento das oportunidades de trabalho. Os profissionais que possuem uma especialização em seu currículo têm acesso a posições mais elevadas na hierarquia das organizações, que normalmente envolvem a liderança de equipes e importantes tomadas de decisão.

Demanda e oferta de pós-graduação lato sensu EaD no Brasil

Por outro lado, a falta de qualificação pode impedir que profissionais se destaquem em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo. Portanto, investir em uma pós-graduação ou MBA pode ser uma boa estratégia para aumentar a empregabilidade, ampliar as oportunidades de carreira e obter melhores remunerações.

Melhor remuneração

A realização de uma pós-graduação pode levar a um aumento salarial considerável, com uma diferença de até 150% para profissionais em cargos de liderança, como diretores. Afinal isso se deve ao fato de que esses profissionais têm um conhecimento mais amplo, o que lhes permite atuar de forma mais assertiva, desenvolver melhores estratégias e coordenar projetos de maneira mais eficiente. Isso pode levar a melhorias internas, aumento da produtividade e vendas da empresa.

Estudos apontam que cursar uma pós-graduação pode resultar em aumento salarial

O mercado de trabalho valoriza profissionais com conhecimentos aprofundados em áreas específicas e, muitas vezes, recompensa-os com remunerações mais altas. Além disso, a pós-graduação também pode ser uma forma de desenvolver habilidades e competências que não foram totalmente exploradas durante a graduação, tornando o profissional ainda mais completo e competitivo no mercado.

Em casos de profissionais ligados à docência, por exemplo, a pós-graduação visa aprimorar sua didática, permitindo o uso de novas metodologias de ensino, novas tecnologias – condizentes com a realidade dos alunos que já nasceram na era da hiperconectividade, por exemplo – e aprofundar o conhecimento em áreas específicas que podem ser um diferencial na hora de concorrer a vagas em escolas e universidades. Além disso, pode contribuir para a ascensão profissional desses profissionais, possibilitando que ocupem cargos de gestão em instituições de ensino, que normalmente reflete diretamente em uma remuneração significativa.

Lifelong learning

Lifelong learning é um conceito que estipula a aquisição de conhecimento como um processo contínuo. Ele implica que a obtenção de um diploma de graduação não é o fim da trajetória profissional de uma pessoa, e isso tem uma razão quando você contextualiza com as constantes mudanças que ocorrem diariamente no mundo.

Quando olhamos a obtenção de conhecimento como um ponto final, nos colocamos no mundo como pessoas limitadas até aquele conhecimento. A verdade é que as coisas evoluem, desde hábitos à conhecimentos e novas tecnologias. Dessa forma a pós-graduação não apenas te dá um conhecimento extra, um diploma e novas oportunidades, como o apresenta para o mundo como um agente modificador da realidade.

Com uma pós-graduação, você adentra no lifelong learning, de modo que possa continuar posteriormente no mundo acadêmico, seja através de outra pós, ou de um mestrado e doutorado.

Lifelong learning: o que é, quais os pilares e como incentivar?

O conhecimento não tem limites. Certamente com a pós-graduação você será estimulado a aprender mais e desenvolver sua criatividade, capacidade de inovação, domínio de novas técnicas e tecnologias estando sempre por dentro da sua área de atuação. Afinal, quanto mais conhecimento você adquire, mais benefícios se apresentam para sua vida pessoal e profissional. Isso é o lifelong learning.

Conclusão

Por fim, a pós-graduação é uma oportunidade de continuar aprendendo e se atualizando em sua área de atuação. O mercado está em constante mudança e evolução, e é importante sempre estar atualizado.

Por que fazer pós-graduação é um diferencial no mercado profissional?

Portanto a pós-graduação é um investimento valioso para uma carreira profissional. Ela pode trazer benefícios financeiros, além de proporcionar crescimento pessoal e profissional, permitindo que você se torne um especialista em sua área de atuação. Sem contar o acesso a novas oportunidades profissionais. Se você quer se destacar no mercado de trabalho, ter uma carreira de sucesso e ser visto como uma referência em sua área de atuação, a pós-graduação é uma escolha não só inteligente, mas estratégica.

Pós-graduação na FAQI

Chegou a sua vez de se destacar no mercado de trabalho. Escolha estudar em uma Instituição que há mais de 30 anos é referência na transformação profissional. A FAQI conquistou a nota 5 na avaliação institucional do MEC atestando sua excelência em proporcionar um ensino que seja condizente com as necessidades do mercado, da sociedade e as transformações do mundo.

Trabalhamos para que nossos estudantes tenham acesso a um ensino de excelência e, por isso, investimos em um corpo docente composto 100% por especialistas, mestres e doutores. Conheça nossos cursos de pós-graduação: MBA em Gestão de Pessoas, Estratégia e Negócios e Formação de Professores na Docência Profissional e Superior.

Entre em contato conosco para mais informações sobre os nossos cursos pelo telefone 0800 000 0301, ou pelo whatsapp através do número (51) 99541-3830. Acesse também o nosso site qi.edu.br. 

Quem Investe no futuro faz QI!   

Gostou do conteúdo?

Aqui indicamos conteúdos que podem interessar você, com relação ao nosso conteúdo. Esperamos que você goste!

Acesse agora nossas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo e nossas notícias!