Acontece aQI

Processos Gerenciais: três questões sobre o profissional de gerência e sua importância para as organizações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Gerente executando processos gerenciais com sua equipe entorno de uma mesa.

Grandes organizações funcionam como um organismo vivo, repleto de setores com atividades específicas e essenciais para seu andamento diário e sua sustentabilidade. Entre elas existe uma interligação, na qual suas atividades influenciam umas às outras. Daí a analogia com um organismo vivo, onde todos os órgãos possuem funções vitais importantes para a manutenção da vida.

Processos Gerenciais é um dos cursos de graduação da QI e é voltado aos aspectos gerenciais de uma empresa. Envolve capacidades como planejamento, organização, liderança e o controle de recursos que são desenvolvidas pelo estudante visando se tornar um gerente eficiente, otimizar resultados e atingir os objetivos organizacionais.

Com base na importância profissional do gerente, trazemos neste artigo três questões sobre essa função, desde suas atividades, impactos nas organizações e sobre suas perspectivas de crescimento financeiro e profissional. 


  1. Formando o gerente de amanhã

    O gerente é responsável por liderar e gerenciar um departamento ou uma equipe. É através dele que se estabelece os objetivos que irão nortear o trabalho conjunto dos profissionais com quem ele trabalha. Além disso, ele monitora as metas e busca garantir que elas possam ser atingidas.

    Outras atribuições deste profissional são o gerenciamento de recursos disponíveis, coordenação dos trabalhos intersetoriais. Com isso o gerente tem importante relevância dentro da organização. 

    1. Impactos nos resultados e na autoestima dos colaboradores

    O desenvolvimento de uma organização passa pela execução de seus projetos – seja de vendas, retenção ou atendimento, por exemplo. Portanto, o trabalho de um gerente impacta diretamente em seu setor/equipe, que por sua vez, tem impacto na organização. Por isso o nível de responsabilidade é elevado, de forma que muitos gerentes necessitam manter os seus coordenados alinhados com os objetivos organizacionais.

    O gerente também deve observar questões que vão além do administrativo, como a motivação de sua equipe e o comportamento dos colaboradores. Alguns desenvolvem a liderança como um processo que busca unificar os subordinados, e resolver conflitos de maneira pacífica e eficaz. Uma forma é fazê-los se sentir parte do processo, e apresentar críticas construtivas para o aperfeiçoamento pessoal de cada um. Isso é possível através do uso de feedbacks, que empregados de maneira certa podem trazer benefícios para as equipes e para a organização.

    1. Crescimento financeiro e profissional 

    O cargo de gerente traz benefícios que vão além do alto salário. Eles dependem diretamente do setor, do tamanho da empresa e da localização geográfica, mas no geral, os gerentes ganham mais do que outros funcionários devido às suas responsabilidades e autoridade. Eles também podem ter benefícios adicionais como bônus, planos de saúde e aposentadoria. 

    A função de gerente exige sobretudo qualificação, equilíbrio emocional e habilidades interpessoais para unificar equipes em torno de um objetivo. A busca pela qualificação através de uma boa graduação é importante para isso, assim como a vivência é capaz de trazer mais experiência para desenvolvimento de qualidades como a escuta ativa e a comunicação eficaz, adquiridas e aperfeiçoadas ao longo do tempo como profissional. 

    Deste modo, um profissional qualificado como gerente é capaz de obter ganhos consideráveis ao longo do seu período de experiência. Além disso, aqueles que são conhecidos por seus bons resultados costumam ser cotados para cargos de liderança que são vistos como de alta cúpula. Ou seja, executar um bom trabalho pode agregar mais do que retorno financeiro elevado, mas também, crescimento profissional.


    Processos Gerenciais na QI

    Processos Gerenciais é um dos cursos de graduação oferecidos pela QI. O curso tem duração de dois anos, onde aprenderá questões fundamentais de gestão, estratégia e empreendedorismo, gestão de processos e de projetos, gestão de pessoas e equipes, orçamento e finanças, produção e marketing, e desenvolvimento organizacional.

    Diante da demanda por gestores com visão estratégica para planejar e gerir negócios, o curso foi preparado para fornecer ao estudante uma ampla perspectiva de todos os setores que envolvem a administração de uma empresa. 

    A QI é especialista no mercado de trabalho facilitando a contratação dos estudantes através de empresas parceiras, além de estar posicionada entre as melhores instituições de ensino do RS, avaliada com grau de excelência pelo MEC.

    Entre em contato conosco para saber mais através dos nossos contatos pelo site qi.edu.br, por telefone em 0800 000 0301 ou pelo whatsapp através do número (51) 99541-3830. Quem Investe no futuro faz QI!


    Gostou do conteúdo?

    Aqui indicamos conteúdos que podem interessar você, com relação ao nosso conteúdo. Esperamos que você goste!

    QI moderniza currículo de Pedagogia para capacitar profissionais às novas mídias de aprendizado

    Conhecendo o técnico em segurança do trabalho e suas funções

    3 motivos para você investir no curso técnico de enfermagem 

    Razões para escolher o curso técnico em logística para o seu futuro profissional