Conhecendo o técnico em segurança do trabalho e suas funções

Técnico em segurança do trabalho inspecionando um setor dentro de uma indústria.
Referidos como anjos da guarda, o técnico de segurança do trabalho atua para garantir um ambiente seguro

O Técnico em Segurança do Trabalho é uma das funções mais importantes dentro das indústrias. É ele quem orienta as atividades internas dentro da empresa visando manter a integridade dos colaboradores. Sua função é manter a segurança no ambiente de trabalho através da prevenção de acidentes.

Ele faz inspeção dos equipamentos e das condições de trabalho investigando possíveis causas para acidentes com objetivo de eliminá-las, ou pelo menos diminuí-las. Uma analogia feita com relação a esses profissionais é compará-los com anjos da guarda, por resguardar a segurança de seus colegas.

A profissão é prática e operacional. Nela o técnico deve inspecionar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), administrar estratégias e procedimentos de segurança, manter a SST (segurança e saúde no trabalho) conforme especificações técnicas e da legislação e antecipar, prevenir e eliminar riscos e acidentes no local de trabalho. Para tal, o técnico de segurança do trabalho deve assegurar que todas as regras e normas de segurança sejam seguidas.

O técnico em segurança do trabalho é também responsável por cursos de capacitação dos profissionais da organização. Através disso ele pode orientar os trabalhadores para as práticas mais adequadas para a manutenção da sua própria segurança.

Diversas áreas econômicas absorvem a mão de obra dos técnicos em segurança do trabalho. É possível encontrar esses profissionais trabalhando em hospitais, em fábricas, construções, na agropecuária, entre outras empresas.

A Norma Regulamentadora nº 4 da Portaria nº 3.214 de 1978, define que todas as empresas, privadas ou públicas, que trabalham de acordo com o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) devem contratar técnicos de segurança do trabalho de acordo com o total de colaboradores e os riscos das atividades que são realizadas na empresa.

O salário inicial médio de um técnico é de R$ 2.000,00 podendo chegar até R$ 8.000,00 por mês, conforme a experiência e o segmento em que o profissional atua. Considerando que o Brasil está na quarta colocação no ranking mundial de acidentes de trabalho, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, nota-se uma necessidade de profissionais desta área.

Técnico em Segurança do Trabalho na QI

Na QI você pode fazer o curso técnico de Segurança do Trabalho no modo semipresencial, com duas aulas presenciais por semana. A duração é de 18 meses e você vai desenvolver competências necessárias para a função. Seus professores possuem experiência acadêmica e profissional, dando uma visão integral das necessidades do mercado de trabalho.  Isso faz da QI uma das instituições mais respeitadas, com alunos obtendo seu emprego em um curto espaço de tempo.

Na QI o estudante não é obrigado a realizar estágio obrigatório. Suas aulas práticas de combate a incêndio e primeiros socorros são dinâmicas e buscam o empoderamento do estudante para que se sinta desde o início do curso como um profissional da área.

Entre em contato conosco para saber maiores informações sobre o curso técnico de segurança do trabalho pelo site qi.edu.br, por telefone em 0800 000 0301 ou pelo whatsapp através do número (51) 99541-3830. Quem Investe no futuro faz QI!

Gostou do conteúdo?

Aqui indicamos conteúdos que podem interessar você, com relação ao nosso conteúdo. Esperamos que você goste!

Razões para escolher o curso técnico em logística para o seu futuro profissional

3 motivos para você investir no curso técnico de enfermagem

Um idioma para todos governar: as transformações que o aprendizado do Inglês traz para sua vida