QI moderniza currículo de Pedagogia para capacitar profissionais às novas mídias de aprendizado

Professor formado em pedagogia auxiliando aluno.
Pedagogia da QI passou por reformulação na sua grade curricular.

O termo Pedagogia vem do grego “paidos”, que significa “da criança” e “agein”, que representa “conduzir”. O pedagogo é responsável pelo apoio e orientação para a construção do ensino e aprendizado e por acompanhar seus alunos –  sejam eles crianças ou adultos – no seu desenvolvimento intelectual.

Dentro do seu conjunto de cursos a QI conta com licenciatura em pedagogia. O novo curso conta com um dos seus diferenciais na análise de contexto da atualidade, em nossa sociedade. De maneira mais simples: com o avanço da tecnologia, é natural que as metodologias de ensino precisem se adequar para que as novas gerações de nativos digitais captem melhor o conteúdo de ensino. O novo currículo sofreu uma renovação, através de um estudo realizado com pedagogos de todo o país, e agora possui novas abordagens metodológicas e disciplinas relacionados à rotina do profissional da pedagogia.

Com muitos professores formados sem o estudo de metodologias mais atrativas dentro de um contexto digital, é natural ver desinteresse dos estudantes. Parte da responsabilidade no ensino vem da forma como os professores ensinam seus conteúdos, e neste ponto que a QI reforça o senso crítico junto aos seus estudantes, através de um conteúdo construtivo e provocativo sobre o tema.

O pedagogo poderá agir na supervisão, coordenação, orientação e gestão educacional, além da produção e difusão do conhecimento científico tecnológico do campo educacional.

Estágio obrigatório

Parte da formação do pedagogo passa por um estágio obrigatório, que ocorre nos últimos dois anos de curso. Ele ocorre sob supervisão na qual o estudante vivencia as rotinas diárias da profissão em quatro diferentes categorias de estágio – educação infantil, séries iniciais, gestão educacional e espaços não escolares. Isso acontece para que sejam experienciadas diferentes práticas para o aprendizado integral dos diferentes segmentos da área.

Já no terceiro ano o estudante contará com a imersão em ambiente escolar na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação para Jovens e Adultos. No quarto e último ano, o estágio permitirá o exercício de  funções no segmento de gestão escolar e da atuação em espaços não escolares.

Um olhar para a área

A área de pedagogia é ampla. De maneira geral existe uma ideia de que o pedagogo é um professor de séries iniciais com nível superior, o que é uma meia-verdade. O pedagogo é capacitado a ensinar em séries iniciais, mas, também em educação infantil e para o EJA, além de poder atuar em outros segmentos de planejamento educacional, estruturação de projetos e até como diretor em escolas.

O pedagogo encontra espaço em áreas como:

• Escolas Públicas e Privadas;
  • Organização Não Governamentais (ONGs);
  • Editoras;
  • Pedagogia hospitalar;
  • Educação especial;
  • Educação de Jovens e Adultos.

Existem também inúmeros concursos públicos prevendo vagas diretamente para profissionais da área. Muitos pedagogos também encontram nas escolas a oportunidade para assumir a direção escolar, orientando a atuação dos professores e coordenadores pedagógicos. É uma área que gera uma valorização curricular, do ponto de vista profissional, e financeira ao gerar um aumento salarial sobre seus rendimentos.

O mercado de trabalho possui espaço para pedagogos, em especial na educação pública, com salários que variam em torno de R$ 3.000,00 para profissionais que atuam em dois turnos, podendo subir conforme os anos de experiência e especializações acadêmicas (mestrados e doutorados).

Vem para a QI

Apresentamos o novo curso de licenciatura em pedagogia da QI e um panorama do mercado de trabalho e áreas de atuação. Ele conta com aulas online 2 vezes por semana e com média de 1 hora e meia. O estudante tem sua grade curricular dividida por 4 ciclos, das quais deverá concluir os dois primeiros integralmente antes de prosseguir para o terceiro, ganhando certificação parcial como Auxiliar de Educação Infantil após seu término.

A nova grade curricular de pedagogia na QI foi desenvolvida após uma ampla consulta com profissionais da área de todo o Brasil, destacando novas abordagens metodológicas e disciplinas com atividades práticas relacionadas ao dia-a-dia do profissional pedagogo.

Entre em contato conosco para saber maiores informações sobre o curso de pedagogia pelo site qi.edu.br, por telefone em 0800 000 0301 ou pelo whatsapp através do número (51) 99541-3830. Quem Investe no futuro faz QI!

Gostou do conteúdo?

Aqui indicamos conteúdos que podem interessar você, com relação ao nosso conteúdo. Esperamos que você goste!

Curso técnico em Administração: uma das áreas profissionais mais versáteis

Processos Gerenciais: três questões sobre o profissional de gerência e sua importância para as organizações

Conhecendo o técnico em segurança do trabalho e suas funções

Razões para escolher o curso técnico em logística para o seu futuro profissional