Acontece aQI

Soft Skill – Liderança

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Liderança é uma das soft skills mais importantes e apreciadas pelo mercado. É essencial para a gestão de equipes e projetos e se trata da capacidade de guiar pessoas, estabelecer metas e objetivos claros, e tomar decisões estratégicas, além de, claro, inspirá-las. Ele também envolve a capacidade de comunicar de forma eficaz, resolver conflitos e construir relacionamentos fortes e significativos.

A liderança é altamente valorizada e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso para uma organização. Profissionais com esse soft skill são capazes de motivar suas equipes, maximizar a produtividade e alcançar resultados sem recorrer ao poder da autoridade. Além disso, eles tomam decisões estratégicas – e, por vezes, inovadoras -, o que é fundamental para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

Liderar não é o mesmo que chefiar

Um cargo de chefia permite que um profissional coordene e dê ordens a outros profissionais com base em sua autoridade. A liderança é algo que surge, ou que é desenvolvido por alguém que possui a posição de chefe. Confuso? Pois bem, um líder lidera, oriente e motiva sua equipe. 

Um líder coordena as atividades com técnicas de comunicação eficaz e adaptabilidade, como mencionado anteriormente na nossa série de soft skills, de forma que extraia o melhor do potencial de cada um. Além disso, ele tem alta capacidade de empatia para resolução de conflitos e alto perfil de colaboração. 

A liderança não é necessariamente uma característica presente em profissionais que estão no topo da hierarquia. Alguns profissionais podem assumir a figura de líder entre seus colegas de mesma função. Normalmente eles são eleitos pelos seus iguais por seu protagonismo em inspirar seus semelhantes a buscar o potencial máximo deles.

Um líder é tão importante para uma organização, que quando identificados, costumam alçar posições maiores dentro das empresas, e, não raramente são incentivados a se profissionalizar. 

Liderança impacta sempre para melhor

O bom líder para, escuta e procura entender o próximo para que possa agir. Suas decisões inspiram e motivam os liderados, e isso impacta diretamente a produtividade. Líderes eficazes trazem aumento na produção e na eficiência da organização sem recorrer a autoridade e sem ameaças e alertas.

Sua capacidade de criar ambientes de trabalho mais positivos, em grande parte devido a empatia, faz com que outros profissionais se sintam mais valorizados e engajados. Eles também valorizam as habilidades e contribuições de outros colaboradores promovendo uma cultura colaborativa e de inclusão que ajuda a fortalecer a cultura organizacional.

Tudo isso é propício para uma busca natural de solução de problemas e para a tomada de decisões eficazes. Muitos profissionais possuem ideias para otimizarem seu trabalho, e também enxergam os processos com uma percepção que outros funcionários não possuem. Some isso ao líder que aplica a escuta ativa, e é capaz de mensurar ideias e soluções e você terá um ambiente leve e preparado para as diversas situações inesperadas que irão surgir.

Internalizar e desenvolver

Para desenvolver a liderança é necessário se balizar em quatro pontos: prática, estudo, autoavaliação, e o desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais e de comunicação. Um profissional com alguns traços característicos de liderança precisará aperfeiçoar elas, e desenvolver outras que são necessárias. Já aos que não possuem, a tarefa pode ser mais desafiadora.

A essência da liderança está em aprender com a experiência. Procure pelo feedback regular de seus colegas, superiores e subordinados para compreender seus pontos fortes e quais pontos devem ser melhorados. Quando uma pessoa é incapaz de ouvir críticas e assimilar conselhos dados por uma outra pessoa, isso torna inviável para ela desenvolver o papel de líder.

Outro ponto importante está em aprender. Leia livros, assista a palestras e participe de programas de treinamento para aprender sobre teorias e estilos de liderança de profissionais que já são bem-sucedidos. Além disso, é importante praticar e desenvolver suas habilidades de comunicação com colegas de trabalho e pessoas do seu dia-a-dia. 

Não esqueça a importância da inteligência emocional. Líderes são conhecidos por não se deixar guiar pelas emoções. Eles avaliam a situação e fazem a tomada de decisões com racionalidade evitando conflitos. Não importa se um resultado foi terrível, o líder não reage por impulso. Ao invés disso, ele faz uma análise do quadro e alinha com seus liderados meios para corrigir, superar e recuperar o que foi perdido.

Ao longo da série de conteúdos Soft Skill adentramos diversas habilidades sociais importantes que são valorizadas no mercado de trabalho. Muitas delas se complementam, como peças de um quebra-cabeça, capaz de definir profissionais com potencial de impactar resultados e de transformar culturas organizacionais para melhor. Tão importante quanto buscar a liderança como uma habilidade profissional é entender que elas requerem senso crítico e autoavaliação para a busca constante por melhoria e aprimoramento pessoal.

Gostou do conteúdo?

Você pode conferir nossa série de Soft Skills logo abaixo! Esperamos que você goste!

Soft Skill – Adaptabilidade

Soft Skill – Escuta Ativa

Soft Skill – Inteligência Emocional

Soft Skill – Comunicação Eficaz