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Soft Skill – Escuta Ativa

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Tão importante quanto saber o que dizer é saber ouvir. Você já teve a impressão de falar algo para uma pessoa e sair com a sensação de que ela não o escutou? Isso não é incomum, mas, estamos aqui para seguir com mais um conteúdo voltado para nossa série Soft Skill. Dessa vez vamos abordar a Escuta Ativa.

Imaginamos que você tenha nos “escutado” antes mas vale reforçar que as Soft Skill são habilidades comportamentais extremamente apreciadas – e muitas vezes requisitadas – pelo mercado de trabalho. A Escuta Ativa é uma característica que deve ser levada para a vida – tanto profissional quanto pessoal – e que traz benefícios. Portanto, colocado nossa introdução, vamos seguir com o conteúdo.


Nada é mais bem vindo que a Escuta Ativa

A Escuta Ativa é uma técnica de comunicação que consiste em ouvir e prestar atenção ao que é dito. Além disso, é uma forma de buscar a compreensão da fala de um interlocutor. Existe uma diferença entre ouvir e escutar, como você deve saber, mas, pessoas que possuem a Escuta Ativa estão verdadeiramente interessadas em entender o que é dito e, acima de tudo, compreender.

Você deve estar imaginando que não há nada de especial nisso, e que como todos, você escuta o que é dito. O ponto é que nem sempre as pessoas ouvem, e muitas vezes estão no mundo da luta, ou simplesmente desinteressadas. Ao final, se perguntarem algo sobre o que foi dito, existe uma grande chance de que não saibam responder, ou que respondam algo errado.

A Escuta Ativa também considera os sentimentos e emoções da pessoa que fala, e realiza a interpretação do que foi dito sem julgamentos. Essa é a melhor forma de analisar os pontos falados para tomar uma decisão mais assertiva e adequada com o momento. Claro, é importante destacar que a Escuta Ativa não é uma Soft Skill que só funciona para momentos importantes, porque ela vai além. Mesmo em uma conversa despretensiosa ela pode ter sua importância.


O poder transformador de ouvir

Com a Escuta Ativa é possível transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais colaborativo e produtivo. Essa habilidade ajuda a melhorar a comunicação, resolver conflitos de maneira mais eficiente e promover um ambiente de trabalho mais positivo e saudável. Uma vantagem é que ela permite as pessoas se sentirem ouvidas, e isso cria um senso de valorização. Por sua vez, isso eleva a motivação e o senso de pertencimento do profissional.

A Escuta Ativa ajuda também a garantir que todas as informações fundamentais  estejam disponíveis para uma melhor tomada de decisões.

A Escuta Ativa previne erros e mal-entendidos. Ao se sentirem ouvidos e compreendidos, os profissionais se sentem mais propensos a se comunicar de maneira clara e precisa, o que pode evitar problemas no futuro. Além disso, com essa habilidade o profissional pode ajudar a resolver conflitos de maneira mais rápida e eficiente, o que pode levar a um ambiente de trabalho mais harmonioso.


Desenvolvendo a habilidade de escutar… verdadeiramente

A Escuta Ativa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada contanto que a pessoa se esforce conscientemente para prestar atenção no que os outros estão dizendo, e também buscar compreender o que foi dito. Assim, aqui vão algumas dicas para ajudar a aprimorar e desenvolver sua escuta.

  1. É importante estar presente no momento e se concentrar totalmente na pessoa que está falando. Evite distrações como o celular, ou pensar e divagar em outras coisas enquanto a pessoa fala com você.

  1. Quer demonstrar que você está prestando atenção? Faça perguntas. Isso pode ajudar a esclarecer dúvidas que você tenha, além de demonstrar que está interessado no assunto que está sendo debatido.

  1. Pratique a empatia durante a Escuta Ativa. Se trata da habilidade de se colocar no lugar do outro e tentar entender o que ele está sentindo. Assim você ajuda a estabelecer uma conexão profunda com a outra pessoa, além de compreendê-la melhor quanto ao que é dito.

  1. É importante deixar de lado os pré-julgamentos e as suposições enquanto pratica a Escuta Ativa. Isso significa ouvir com abertura e sem assumir que você já sabe o que a outra pessoa vai dizer. Ao fazer isso, você também estará aberto a novas ideias e perspectivas.

Como Soft Skill a Escuta Ativa é valorizada por estar ligada a um senso de maturidade do profissional. Escutar, ponderar e demonstrar interesse denotam sabedoria por parte da pessoa, portanto, considere sempre aprimorar e desenvolver sua habilidade de escuta. Além disso, ela gira em torno da sua capacidade de ser empático, portanto, ela é mais do que uma habilidade comportamental. Como habilidade social ela pode agregar valor na sua vida pessoal, junto às pessoas com quem você convive.

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