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Soft Skill – Escuta Ativa

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Tão importante quanto saber o que dizer é saber ouvir. Você já teve a impressão de falar algo para uma pessoa e sair com a sensação de que ela não o escutou? Isso não é incomum, mas, estamos aqui para seguir com mais um conteúdo voltado para nossa série Soft Skill. Dessa vez vamos abordar a Escuta Ativa.

Imaginamos que você tenha nos “escutado” antes mas vale reforçar que as Soft Skill são habilidades comportamentais extremamente apreciadas – e muitas vezes requisitadas – pelo mercado de trabalho. A Escuta Ativa é uma característica que deve ser levada para a vida – tanto profissional quanto pessoal – e que traz benefícios. Portanto, colocado nossa introdução, vamos seguir com o conteúdo.


Nada é mais bem vindo que a Escuta Ativa

A Escuta Ativa é uma técnica de comunicação que consiste em ouvir e prestar atenção ao que é dito. Além disso, é uma forma de buscar a compreensão da fala de um interlocutor. Existe uma diferença entre ouvir e escutar, como você deve saber, mas, pessoas que possuem a Escuta Ativa estão verdadeiramente interessadas em entender o que é dito e, acima de tudo, compreender.

Você deve estar imaginando que não há nada de especial nisso, e que como todos, você escuta o que é dito. O ponto é que nem sempre as pessoas ouvem, e muitas vezes estão no mundo da luta, ou simplesmente desinteressadas. Ao final, se perguntarem algo sobre o que foi dito, existe uma grande chance de que não saibam responder, ou que respondam algo errado.

A Escuta Ativa também considera os sentimentos e emoções da pessoa que fala, e realiza a interpretação do que foi dito sem julgamentos. Essa é a melhor forma de analisar os pontos falados para tomar uma decisão mais assertiva e adequada com o momento. Claro, é importante destacar que a Escuta Ativa não é uma Soft Skill que só funciona para momentos importantes, porque ela vai além. Mesmo em uma conversa despretensiosa ela pode ter sua importância.


O poder transformador de ouvir

Com a Escuta Ativa é possível transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais colaborativo e produtivo. Essa habilidade ajuda a melhorar a comunicação, resolver conflitos de maneira mais eficiente e promover um ambiente de trabalho mais positivo e saudável. Uma vantagem é que ela permite as pessoas se sentirem ouvidas, e isso cria um senso de valorização. Por sua vez, isso eleva a motivação e o senso de pertencimento do profissional.

A Escuta Ativa ajuda também a garantir que todas as informações fundamentais  estejam disponíveis para uma melhor tomada de decisões.

A Escuta Ativa previne erros e mal-entendidos. Ao se sentirem ouvidos e compreendidos, os profissionais se sentem mais propensos a se comunicar de maneira clara e precisa, o que pode evitar problemas no futuro. Além disso, com essa habilidade o profissional pode ajudar a resolver conflitos de maneira mais rápida e eficiente, o que pode levar a um ambiente de trabalho mais harmonioso.


Desenvolvendo a habilidade de escutar… verdadeiramente

A Escuta Ativa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada contanto que a pessoa se esforce conscientemente para prestar atenção no que os outros estão dizendo, e também buscar compreender o que foi dito. Assim, aqui vão algumas dicas para ajudar a aprimorar e desenvolver sua escuta.

  1. É importante estar presente no momento e se concentrar totalmente na pessoa que está falando. Evite distrações como o celular, ou pensar e divagar em outras coisas enquanto a pessoa fala com você.

  1. Quer demonstrar que você está prestando atenção? Faça perguntas. Isso pode ajudar a esclarecer dúvidas que você tenha, além de demonstrar que está interessado no assunto que está sendo debatido.

  1. Pratique a empatia durante a Escuta Ativa. Se trata da habilidade de se colocar no lugar do outro e tentar entender o que ele está sentindo. Assim você ajuda a estabelecer uma conexão profunda com a outra pessoa, além de compreendê-la melhor quanto ao que é dito.

  1. É importante deixar de lado os pré-julgamentos e as suposições enquanto pratica a Escuta Ativa. Isso significa ouvir com abertura e sem assumir que você já sabe o que a outra pessoa vai dizer. Ao fazer isso, você também estará aberto a novas ideias e perspectivas.

Como Soft Skill a Escuta Ativa é valorizada por estar ligada a um senso de maturidade do profissional. Escutar, ponderar e demonstrar interesse denotam sabedoria por parte da pessoa, portanto, considere sempre aprimorar e desenvolver sua habilidade de escuta. Além disso, ela gira em torno da sua capacidade de ser empático, portanto, ela é mais do que uma habilidade comportamental. Como habilidade social ela pode agregar valor na sua vida pessoal, junto às pessoas com quem você convive.

Gostou do conteúdo?

Você pode conferir nossa série de Soft Skills logo abaixo! Esperamos que você goste!

Soft Skill – Liderança

Soft Skill – Adaptabilidade

Soft Skill – Inteligência Emocional

Soft Skill – Comunicação Eficaz