Acontece aQI

Soft Skill – Adaptabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Às vezes não tem jeito! Uma série de circunstâncias não previstas, ou que tenham simplesmente saído do controle, obrigam você a se adaptar à situação. É parte do jogo estar atento e de prontidão, da mesma forma que é importante estar preparado para mudar conforme a maré. A chamada “adaptabilidade” é outra importante habilidade social que vamos abordar na nossa série de Soft Skills.

Dentro do mercado de trabalho a previsibilidade nem sempre funciona, e por mais preparado que uma pessoa possa ser, é fato que cedo ou tarde situações que fogem ao controle acabam chegando. Nem sempre se trata de uma situação complexa, digna de um filme sobre o fim do mundo, pelo contrário. Situações inusitadas são parte da vida, tanto profissional quanto pessoal, e é neste ponto que entramos a fundo na adaptabilidade.

Adaptando-se diante de tudo

A adaptabilidade é uma habilidade essencial para o profissional que busca sucesso. Ainda mais em um mundo em constante mudança. Essa soft skill permite que a pessoa se adapte rapidamente a novas situações e ambientes, além de encontrar soluções para problemas e lidar com as incertezas.

Uma situação próxima que podemos usar para exemplificar a adaptabilidade foi a pandemia enfrentada no início de 2020. Diversas empresas se viram obrigadas a mudar sua forma de trabalho diante do Covid-19, o que obrigou uma nova adaptação em massa de profissionais e gestores. O período exigiu sobretudo uma mudança cultural, que acabou refletindo no mercado de trabalho atual.

A adaptação fez com que muitas empresas adotassem o modelo remoto como padrão mesmo depois do fim da pandemia, ou, ao menos, um formato híbrido. Alguns empreendimentos perceberam que a distância não era mais uma barreira, e isso ampliou a oferta de profissionais qualificados de setores estratégicos que podiam executar diferentes funções sem mais a obrigação de estarem presentes fisicamente em um escritório.

A adaptabilidade foi essencial, de modo que as empresas que tiraram melhor proveito da situação foram as que se adequaram mais rapidamente. Ou seja, embora a adaptabilidade seja reativa, ela pode impactar positivamente as organizações e empresas se tomadas no momento certo e da forma certa.

Onde a adaptabilidade faz a diferença

Como dito anteriormente, a adaptabilidade é importante para que as atividades permaneçam funcionais em uma empresa independente das circunstâncias. É uma habilidade valiosa, e que torna os profissionais que a possuem como uma referência onde quer que estejam. 

Seja uma lei que muda as regras do jogo; um imprevisto que atinge as operações da empresa; ou algo que foge ao controle do negócio; um profissional com adaptabilidade é capaz de reagir ao que surge de maneira eficaz. Essa tomada de decisão pode ser a diferença entre o fim e a sobrevivência de um negócio,mas, também pode representar uma incrível mudança oportuna que pode mudar para melhor os rumos de um empreendimento.

Seria ingenuidade pensar que as mudanças não ocorrem, ou que há um controle eficaz capaz de evitar surpresas, mas, por mais eficiente que um profissional seja, existem diversas frentes em uma organização. Tentar prever tudo o tempo todo é inviável. Mas colocando de maneira objetiva, a necessidade de prevenção ainda é de suma importância para qualquer empresa. 

E a adaptabilidade não precisa ser necessariamente uma habilidade passiva. Existem situações onde as mudanças estão a caminho, e cabe a cada profissional se preparar para o momento em que deverá estar adaptado. Uma mudança na legislação, como a NBC TG 1001, que trata das novas normas para as micro e pequenas empresas e  que passa a valer agora em 2023, exige uma adaptabilidade prévia dos escritórios de contabilidade.

A arte de se adaptar diante das oportunidades  

Falamos aqui de como a adaptabilidade pode impactar nas organizações, e, também, na vida profissional. Se você está se perguntando se é possível desenvolver essa soft skill, a resposta é sim! Vamos aos principais pontos que tornam possível desenvolver e, também, aprimorar essa habilidade.

  1. Esteja disposto a mudar seus planos quando necessário. Não adianta dar com os burros n’água, e insistir por teimosia. Em um mundo ideal os planos traçados não sofreriam mudanças, mas, sejamos honestos, todos sabemos que imprevistos exigem mudanças. Não é diferente da lei de ação e reação.
  1. Mantenha-se atualizado e busque sempre o aprimoramento profissional em sua área de atuação. Ficar estagnado é, antes de tudo, estar suscetível a percepção de que existem profissionais mais qualificados que você no mercado. 
  1. Esteja aberto a ideias e procure entender diferentes perspectivas da sua. Antes de ser considerada um traço de habilidade, olhar uma situação da perspectiva de outra pessoa denota sabedoria e empatia.
  1. A tomada de decisão é crucial para quem busca dominar a adaptabilidade. Pratique-a no seu dia a dia, seja na vida privada ou na profissional. Se você espera por um direcionamento, ou pergunta o que fazer sempre, precisa tomar as rédeas e assumir as responsabilidades de sua função. Caso ocupe uma função com pouca autonomia, converse com o seu gestor e coloque seu desejo de desenvolver suas capacidades profissionais.

Falamos da importância em torno da adaptabilidade como habilidade fundamental para o sucesso em um mundo que está em constante mudança. Procure exercer a flexibilidade, aprenda continuamente, trabalhe em equipe e comunique-se de forma eficaz. Isso tornará você não apenas um profissional adaptável como uma referência valiosa para sua empresa.

Gostou do conteúdo?

Você pode conferir nossa série de Soft Skills logo abaixo! Esperamos que você goste!

Soft Skill – Liderança

Soft Skill – Escuta Ativa

Soft Skill – Inteligência Emocional

Soft Skill – Comunicação Eficaz