Todos sabemos que uma boa qualificação é importante para conquistar um novo emprego, ou uma nova promoção no trabalho. Contudo, as necessidades do mercado estão cada dia mais diversificadas para novas habilidades comportamentais e socioemocionais. Sobre isso, vamos desenvolver uma série de artigos dedicados a tratar sobre essas características.
As habilidades técnicas são conhecidas como hard skills, enquanto aquelas mais socioemocionais são conhecidas por soft skills. Elas podem ser aprendidas, mas, na maioria dos casos, são intrínsecas ao profissional. A boa notícia é que você pode desenvolvê-las. Hoje vamos contextualizar o que é a comunicação eficaz, porque ela é importante e como você pode aprimorá-la.
Comunicação eficaz?
A comunicação eficaz é a habilidade de se expressar e transmitir informações de maneira clara e precisa. É a capacidade de se comunicar de forma oral, escrita e através de outros meios, seja através do corpo ou da voz (e seu tom).
Podemos entender a comunicação eficaz como o resultado da fala de um locutor após sua compreensão por parte do interlocutor. Ou seja, quando você passa a mensagem e outra pessoa a recebe, o resultado disso sendo positivo e resultando no seu objetivo central se reflete como comunicação eficaz.
Muitas vezes a mensagem é passada de maneira confusa, e através de ruídos na comunicação ela se perde ou se distorce acarretando em um resultado inesperado. Talvez uma entrega seja feita conforme solicitado, mas para uma filial errada devido a má compreensão do ouvinte. Ainda que se possa discutir a responsabilidade, e quem deve ser advertido, a chamada comunicação eficaz previne isso.
A sua importância
Como mencionado anteriormente, a comunicação eficaz é marcada pela prevenção de ruídos na comunicação. O profissional que domina esse soft skill costuma ser claro, conciso e objetivo no uso das palavras, seja verbal ou escrito. Ele prevê possíveis interpretações equivocadas, tomando cuidado ao tom de voz, e, principalmente, se certifica de que ele foi compreendido.
Muitos profissionais passam a informação adiante, se abstendo de qualquer responsabilidade e assumindo que sua mensagem foi clara o suficiente, quando na verdade não foi. Qualquer ideia na sua cabeça parece ser clara, e o desafio está em passá-la para outro receptor com o mesmo entendimento. Se você despachar um e-mail sem a certeza de que foi claro, ou comunicar algo sem ter certeza de que o ouvinte entendeu, você é responsável pelos resultados que virão.
Um pequeno erro de comunicação pode gerar um prejuízo considerável. Portanto, um profissional com boa capacidade para comunicação eficaz se destaca em seus setores. Ser claro, e ter a certeza de que a informação foi compreendida evita prejuízos, erros e problemas. Mais do que isso, otimiza os resultados e mantém o fluxo de trabalho constante e coeso.
Como aprimorar?
Comunicação eficaz é uma característica que pode ser desenvolvida pelo profissional, mas, que antes de tudo requer uma autocompreensão. Basta se perguntar quantas vezes ocorreram mal-entendidos. Se você quiser uma informação mais concisa, pode perguntar para colegas no seu setor, ou, para um gestor na forma de um feedback.
- Priorize uma comunicação clara e concisa, de modo a expressar suas ideias de forma direta. Evite enrolações. Procure fazer essa prática até para informações básicas trocadas no seu dia-a-dia dentro do seu setor.
- Praticar escuta ativa – Ouça atentamente e preste atenção ao que as outras pessoas estão dizendo e tente compreender o ponto de vista delas. Se você acha que entendeu, tire a certeza. É preciso garantir que a informação foi compreendida corretamente. Faça perguntas se você não entender algo. Isso também mostra que você está realmente interessado e quer se informar.
- Use exemplificações concretas que possam ajudar as pessoas a entender melhor o que você está tentando dizer e considere o público com o qual você se comunica para adaptar sua comunicação. Você pode incluir uma linguagem mais simples ou mais técnica, dependendo do nível de conhecimento do receptor. Lembre-se que a bagagem cultural de cada pessoa é diferente da sua.
- Mantenha o contato visual. A comunicação olho no olho ajuda a transmitir confiança e sinceridade. O tom de voz pode transmitir muito sobre o que estamos tentando dizer, então tente manter controle do tom da sua voz conforme o tema que está sendo discutido.
Por fim, tenha empatia e procure se colocar no lugar da outra pessoa e entender o ponto de vista dela. Isso pode ajudar não só a construir relacionamentos mais saudáveis e eficazes, como fortalecer as relações. A Comunicação Eficaz é uma característica essencial para profissionais que busquem alcançar posições mais elevadas nas organizações. Dominando essa soft skill você estará demonstrando clareza na sua comunicação e se destacando como um profissional de referência.
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Você pode conferir nossa série de Soft Skills logo abaixo! Esperamos que você goste!