Entendendo as diferenças entre formatura solene e de gabinete

Créditos da imagem: Camila Ramos e Marcelo Gonçalves

A formatura é um momento importante na vida de um formando, marcando o final de sua jornada acadêmica em um curso com o início de uma nova fase em sua vida. A colação de grau e a festa – como um baile ou jantar – são as duas partes que a compõem, mas hoje vamos nos ater apenas a primeira delas. Neste conteúdo vamos responder dúvidas, e trazer sugestões para você, estudante, que está pensando em realizar uma solenidade.

Formatura Solene e de Gabinete

A cerimônia solene e de gabinete são dois tipos diferentes de formatura que são realizadas em instituições de ensino. A primeira é mais tradicional e costuma ser realizada em auditórios ou ginásios. Os formandos recebem seus diplomas frente a uma plateia composta por familiares, amigos e convidados. Ela é geralmente mais elaborada e conta com discursos, música na entrada, além de ser comemorada em conjunto entre os alunos.

No caso da formatura de gabinete, esta é um pouco diferente por ser mais íntima, geralmente realizada em uma sala. Os formandos recebem seus diplomas do reitor ou de outra autoridade acadêmica, e geralmente são acompanhados por familiares e amigos mais próximos.

A colação de grau é obrigatória. Nela o formando recebe seu diploma, e presta o juramento onde promete agir com ética no seu campo de atuação. Quanto ao fato da sua formatura ser solene, ou realizada em gabinete, isso é uma decisão pessoal. A solenidade costuma ser organizada por produtoras de eventos. Isso significa que o estudante terá que pagar um valor para participar. Já na de gabinete normalmente não há custos, sendo um evento mais intimista.

O diferencial de uma formatura solene

A Formatura Solene é uma passagem, um momento único que não pode ser replicado novamente, a menos que o estudante passe por todo o processo de formação acadêmica uma vez mais e em outro curso. Além disso, se trata do ápice de sua jornada. A solenidade é, em outras palavras, o dia de reconhecimento do seu empenho e dedicação.

A cerimônia é mais elaborada e emocionante que a solenidade de gabinete. É a oportunidade para os formandos compartilharem sua conquista com as pessoas próximas dele, de modo que se torna um momento que é memorável também para seus familiares e amigos. Portanto, as produtoras costumam entrar em campo para organizar a decoração, jogo de luzes e iluminação, sonorização, a organização do evento em si, fotografia antes, durante e depois da formatura, entre outros pontos.

Ainda que seja um investimento, é importante destacar que a solenidade é marcada por emoção, homenagens e muita vibração por parte dos formandos e também do público. Um momento que costuma ficar guardado na memória, onde estudantes extravasam seus sentimentos das mais variadas formas.

A formatura solene representa acima de tudo como o dia dos estudantes. Depois de uma série de desafios, privações e escolhas, é ali que tudo se transforma. É o momento onde todos reconhecem seu esforço através de muito simbolismo através da entrega do diploma, e da colocação do barrete na cabeça do formando. Além disso, podem homenagear professores, funcionários e as pessoas que amam.

Se organizando para realizar um sonho

A graduação e o curso técnico representam um desafio que deve ser superado particularmente por cada estudante. Além dos estudos para trabalhos e provas, os alunos devem fazer escolhas que os privam muitas vezes de atividades de lazer, e ainda precisam lidar com uma rotina diária que envolve muitas vezes o seu trabalho e outras responsabilidades. A conquista da sua formação é exaustiva e desafiadora.

Para quem busca uma solenidade para marcar na memória um dos dias mais importantes da sua vida, é fundamental se organizar financeiramente. O estudante pode fazer uma reserva onde irá economizar os valores que forem possíveis para sua formatura. Ainda que seja possível negociar um parcelamento, é sempre recomendado ter uma quantia guardada por segurança.

Durante a reta final de estudos é normal que estudantes realizem festas para comemorar o momento. Algumas casas de festas liberam convites para formandos, que podem ser vendidos para conhecidos de modo que, além da comemoração, haja um ganho para compor o valor que precisa ser aplicado para a solenidade. Rifas também são uma ótima forma de conseguir complementar os recursos.

Apesar de necessitar investimento, a solenidade de formatura é um momento especial de cada formando. Basta perguntar para qualquer pessoa que fez, ela certamente irá lhe recordar da sua cerimônia. A solenidade é um momento inesquecível e único, que será lembrado por toda vida. Portanto é recomendado e merece ser considerado por representar o ápice de toda a jornada que foi superada pelo formando ao longo de sua graduação.

VIP Produtora

A QI conta com a parceria da VIP Produtora para  produção de suas formaturas solenes. Você pode acompanhar o trabalho deles através do site www.vipformaturas.com.br, ou entrar em contato pelo número (51) 2160-3799, ou (51) 98179-1473.

Gostou do conteúdo?

Preparamos conteúdo de qualidade e com muito empenho. Se quiser aproveitar mais, indicamos alguns artigos que podem interessar você. Aproveite para seguir a QI nas redes sociais.

Esperamos que goste!

Quem Investe no futuro faz QI!

Um idioma para todos governar: as transformações que o aprendizado do Inglês traz para sua vida

3 motivos para você investir no curso técnico de enfermagem

Razões para escolher o curso técnico em logística para o seu futuro profissional

Conhecendo o técnico em segurança do trabalho e suas funções