Acontece aQI

Como e quando seguir com uma transição de carreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Saiba quando é o melhor momento para uma transição de carreira.

Existem muitas razões para um profissional cogitar uma transição de carreira. Seja por questões financeiras, falta de oportunidade ou por decepção e falta de satisfação com sua área de atuação, este movimento não é mais tão raro quanto se imagina. Mudar o rumo da carreira pode, de muitas formas, motivar ainda mais um profissional insatisfeito que busca uma nova área de atuação.

A transição de carreira é um processo pessoal e não tem hora para acontecer. Ele simplesmente ocorre, de acordo com o momento de vida do profissional. Duas pessoas podem se encontrar na mesma situação, com uma delas transitando para uma nova área, enquanto a outra não. O processo é delicado e exige resiliência, porque se trata de uma mudança que pode causar impactos financeiros e pessoais consideráveis.

Pensando nisso, esse artigo foi desenvolvido para ajudar você a realizar a transição de carreira, ou avaliar se este é o melhor caminho para seu momento de vida.


Avalie as possibilidades

Pode parecer um pouco repetitivo tocar no tema, mas, a transição de carreira é um processo delicado e, de certo modo, custoso. Avalie se você tem certeza sobre trocar de carreira. Como isso pode refletir em um investimento considerável, é preciso estar certo de que essa é sua melhor opção, e não uma insatisfação momentânea.

Você se sente motivado no dia-a-dia no seu ambiente profissional? Seu interesse nas atividades e rotinas profissionais ainda permanecem? A sua área de atuação ainda mantém você interessado em novidades? Suas necessidades financeiras estão sendo supridas? Você se sente reconhecido pela atividade que exerce? Essas são perguntas que valem ser feitas e respondidas para que você avalie as possibilidades.


Planejamento é o melhor caminho

Não tem jeito. Você precisa se planejar para realizar a transição de carreira. Não existe uma regra ou receita de bolo, afinal, cada caso é um caso particular. Ao longo do processo é possível que você encontre exemplos bem sucedidos de transição de carreira do mesmo modo que encontrará casos que não deram certo. As lições existem para serem aprendidas, então, avalie onde cada pessoa acertou e errou para tomar as melhores decisões que puder.

Converse com profissionais da área onde você deseja atuar. Saiba deles como são as rotinas e pergunte sobre os pontos bons e, principalmente, aqueles perrengues que poucos ousariam mencionar. Conhecimento é sua melhor ferramenta. Para isso, faça pesquisas e, na medida do possível, vivencie aquela realidade – através de um estágio, por exemplo.

O caminho que você escolher vai determinar seu ponto de partida. Alguns casos podem exigir que inicie um curso de graduação, ou talvez um curso técnico. Sua escolha pode exigir um plano de curto, médio ou longo prazo. Analise a lista de qualificações necessárias para a transição de carreira para colocar a mão na massa. O início dos estudos serve também para, além do conhecimento, permitir que você ingresse na nova área através de estágios.


A transição e o planejamento financeiro

Talvez seja viável para você seguir na sua área profissional atual enquanto estuda para a nova área. A transição pode exigir que você tenha uma reserva financeira, então seja flexível com seu plano, e tenha na ponta do lápis os valores de investimento mais importantes para custear sem comprometer sua vida financeira.

O início pode ser difícil no sentido financeiro. É comum que as primeiras experiências profissionais ofereçam salários menores, mas não se desanime. Abandonar a área onde você já possui uma consolidação para outra área onde você vai precisar ganhar terreno pode ser assustador – e provavelmente deve ser – mas é inevitável. Com foco e dedicação você pode reverter isso com o tempo.


Especialize-se e seja feliz

Falamos sobre a importância da certeza sobre a transição de carreira, a necessidade de conhecimento para a nova área e o planejamento, para que você consiga a colocação que está buscando, além do reforço financeiro para os momentos mais difíceis na transição. A partir do momento que iniciar esse processo, ou seja, abandonar completamente sua área de atuação para entrar em uma nova, foque na sua especialização profissional. Não se contente apenas com o novo emprego.

É importante que o crescimento vá além do essencial para a área, para que não permaneça estagnado. Foque seus esforços para se especializar cada vez mais, e crescer na área que foi escolhida. 


Estude com a QI

A QI é uma instituição de ensino com três décadas de história dedicada à educação. Seu foco, em buscar atender as necessidades do mercado, acabou por conquistar a confiança de muitas empresas –  que hoje possuem reconhecimento pelo ensino da QI. Dedicada a preparar seus estudantes para a vida profissional, contamos hoje com diversas opções de curso em nível técnico e superior.

É a sua chance de mudar de vida e iniciar na carreira profissional que tanto deseja. Quem Investe no futuro faz QI!

Nós te ligamos

Deixe seus dados abaixo e aguarde nosso contato!