Acontece aQI

Voltando aos estudos após os 40

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Existem inúmeros motivos para voltar aos estudos e todos independem da idade

A perspectiva de retornar aos estudos é repleta de incertezas, assim como expectativas. Muitas vezes as circunstâncias obrigam pessoas a deixarem de estudar. Crescer profissionalmente se torna uma tarefa muito mais difícil com o passar do tempo, ainda mais quando o profissional está estagnado em sua área de atuação. Portanto, independente da situação, idade – ou momento de vida – é fundamental ter em mente que se dedicar aos estudos sempre é uma ótima decisão.

Em primeiro lugar é necessário focar o que você deseja com seus estudos. Para cada ação existe uma razão, e não seria diferente neste caso. Seja uma atualização, promoção, desenvolvimento pessoal, passar em um concurso, no final das contas, é preciso entender porque você está se dedicando tanto em estudar. Na contramão disso, é preciso tirar da cabeça questões negativas que normalmente trazem desânimo e desencorajam o estudante de seguir adiante.

Estou há anos sem estudar, não tenho capacidade para isso” ou “Não vou conseguir estudar em uma sala repleta de jovens” são pensamentos improdutivos que podem impedir uma pessoa de prosseguir. É natural surgirem esses questionamentos, mas, quando há foco nos seus objetivos fica mais fácil lidar com as dúvidas.

Os desafios

Alinhar a realidade pessoal com uma nova responsabilidade – estudar – pode variar de pessoa para pessoa. Algumas conseguem se ajustar com mais facilidade que outras, mas, no fim das contas todos passam pelo processo de adaptação.

Alguns possuem horários mais restritos para estudar, enquanto outros podem ter filhos que exigem atenção em casa. Mesmo a questão financeira pode ser um desafio. Vale a máxima aqui: o estudo não pode ser encarado como um gasto, e sim, como investimento. É preciso identificar tudo que representa um empecilho ou problema, e contorná-los.

Se só sobra horário à noite, estude no turno noturno. Se você tem filhos, combine com seu companheiro(a) para ajudá-lo(a), ou, tente estudar na medida do possível em um horário que as crianças estejam dormindo, descansando ou assistindo algo. A faculdade fica muito longe? Procure saber se existe uma modalidade de ensino a distância (EAD). O problema é financeiro? Se programe financeiramente, ou busque financiamento de crédito destinado a estudantes, e não desista do seu objetivo até concluí-lo.

Mudança de realidade

Estudar é basicamente mudar sua realidade através de conhecimento. Criar cronograma de estudos é o primeiro passo para você criar uma rotina para, daí em diante, progredir no que estiver estudando. Delimitar um tempo para realizar trabalhos, fazer leituras ou rememorar o conteúdo das aulas é fundamental. Absorver conteúdo não é algo que ocorre por osmose, então, vai exigir responsabilidade e disciplina.

Contudo, é importante ter dimensão de que é necessário respeitar certos limites. Exagerar nas horas de estudo tem efeito negativo exaurindo o estudante mentalmente, que não irá absorver bem o conteúdo. Portanto, reserve tempo para intervalos e para lazer. Nada de se sobrecarregar de forma desnecessária.

A mudança da sua realidade já começa nos estudos e em como você se organiza. A vantagem aqui fica no fato de que estudantes com mais de 40 anos costumam possuir maturidade. Quando você cria rotina e o hábito de estudar significa que você está no caminho certo.

Impacto financeiro positivo

Voltar e concluir o ensino médio, ou, começar os estudos no ensino superior é mais comum do que se pensa. Cerca de 30% dos estudantes de nível superior possuem mais de 30 anos. Independente da idade, se especializar e buscar o tão sonhado diploma pode representar um grande passo na carreira profissional e na vida pessoal. 

O momento econômico tem sido de constante incerteza. Se por um lado existe a incerteza de manter o próprio emprego, por outro quase não sobra espaço para construir sua segurança financeira. Uma formação superior ou técnica torna o profissional mais indispensável que outros não qualificados, além de amenizar impactos econômicos e permitir uma melhora considerável da qualidade de vida através de uma melhor remuneração.

Escolha bem onde estudar

Por fim, não podemos deixar de considerar a instituição de ensino. Existe uma ampla concorrência no campo da educação para captar alunos, e muitas vezes, a opção do mais barato sobrepõe a qualidade entre as prioridades na hora de escolher onde estudar. Leve em consideração o histórico da sua faculdade e avalie se é a melhor decisão. Muitas delas possuem notas baixas, então vale considerar se isso é realmente o melhor para você.

Existem Instituições com sua grade curricular voltada às exigências do mercado de trabalho. Neste ponto a QI se destaca não só por este motivo, mas, por também se atualizar constantemente as novas realidades. Seus professores e seus conteúdos estão em constante aperfeiçoamento, uma vez que o mundo dos negócios é dinâmico e está em constante transformação na velocidade de um estalar de dedos.

Por mais desafiador que a ideia de retornar aos estudos possa parecer é fato que ela pode ser fator crucial para uma mudança de vida significativa. Mudança, inclusive, que começa no primeiro dia de aula e perpassa diversas etapas que vão do crescimento pessoal à consolidação como profissional. Manter o foco no seu objetivo e a determinação para adquirir conhecimento são pontos essenciais para que se mude o mundo ao seu redor. Portanto lembre-se de escolher bem onde estudar e não desista – seus sonhos estão ao seu alcance.

 Estude com a QI

            A QI é uma instituição de ensino com três décadas de história dedicada à educação. Seu foco, em buscar atender as necessidades do mercado, acabou por conquistar a confiança de muitas empresas –  que hoje possuem reconhecimento pelo ensino da QI. Dedicada a preparar seus estudantes para a vida profissional, contamos hoje com diversas opções de curso em nível técnico e superior.

É a sua chance de recomeçar seus estudos e deslanchar na sua futura carreira profissional. Quem Investe no futuro faz QI!