Conheça o processo seletivo para conseguir a sua bolsa pelo ProUni

Estudantes se informam em um notebook sobre as incrições no ProUni.
Você pode usar sua nota no Enem para obter uma bolsa na QI

Você conhece o Programa Universidade para Todos? Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, sua finalidade visa conceder bolsas de estudos – integrais e parciais – a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Para se inscrever basta que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenha obtido um mínimo de 450 pontos como média nas provas, e que não tenha zerado a redação.

O ProUni concede bolsa integral para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já a bolsa parcial, de 50%, se aplica para casos de até 3 salários mínimos por pessoa. Além disso é preciso que o aluno tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; na condição de bolsista integral em escola da rede particular; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular na condição de bolsista integral, bolsista parcial ou sem bolsa de estudos; e na condição de portador de deficiência.

Professores também são elegíveis para recebimento de bolsa no ProUni. Professores da rede pública em magistério que sejam integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública, e que concorrem em específico a bolsas dos cursos de licenciatura e pedagogia, concorrem a bolsas sem requisitos de renda. Professores permanentes de instituições públicas que concorrem a bolsas dos cursos de licenciatura e pedagogia, também concorrem sem requisitos de renda.

ProUni passo a passo

O ProUni conta com um processo seletivo repleto de passos em um curto período de tempo. É importante estar atento a cada um deles para evitar dores de cabeça. Para isso o conhecimento é a melhor ferramenta para garantir que você está no páreo por uma bolsa de estudos. Entenda melhor como funciona todo o processo.

1.      Inscrição

A inscrição é a primeira etapa do processo seletivo para aquisição de bolsas. Ela ocorre duas vezes ao longo do ano, então fique atento. Através do site do ProUni o estudante faz sua inscrição informando o seu número inscrito para o Enem, sua senha, endereço de e-mail, telefone e os dados cadastrais pessoais e de sua família.

O estudante opta por duas opções de faculdade considerando a cidade onde irá estudar, qual curso deseja, turno, modalidade de concorrência – cotas ou geral – e o tipo de bolsa, da qual é importante frisar, irá exigir uma série de comprovações. Para isso recomenda-se já no primeiro dia de inscrições correr atrás da burocracia, uma vez que extinguido o prazo, não há mais o que ser feito.

2.      Seleção

O sistema do ProUni classifica os estudantes escolhidos com base em suas notas no Enem, considerando o curso, cidade, faculdade, turno e modalidade de ensino desejado. Como mencionamos antes, o candidato se inscreve para duas opções, para uma vaga de prioridade e outra vaga secundária na qual ele pode tentar conseguir acesso se a primeira opção não acontecer.

Os estudantes podem acompanhar diariamente as notas de corte para as opções escolhidas. Caso sua nota fique abaixo do mínimo necessário, ele pode trocar de opção até o final do período de inscrição.

3.      Resultado

Durante a etapa de divulgação do resultado ocorrem duas chamadas e uma lista de espera. A primeira ocorre na primeira segunda-feira após o fim da etapa de seleção. A segunda em torno de 15 dias depois da primeira chamada. Os resultados são divulgados no site do ProUni.

A lista de espera ocorre pelo site, com os candidatos interessados alegando interesse no site do ProUni. Portanto é importante estar atento, já que essa etapa não é automática. As vagas disponíveis normalmente surgem quando os candidatos nas duas primeiras etapas desistem da vaga, ou não conseguem realizar a comprovação dos documentos que é necessária.

4.      Segunda Etapa de Inscrição

Após ser selecionado é nesta etapa que inicia a inscrição através da validação das informações divulgadas no formulário do candidato. Aqui o estudante deve reunir toda a documentação necessária e levar até a secretaria da faculdade onde ele irá cursar, ou apresentar online, no formato PDF, conforme o cronograma do edital do ProUni.

O prazo de comprovação dos dados é de dez dias após a divulgação dos selecionados. Como mencionado antes, caso o aluno não realize a comprovação dentro do período vigente ele perde a bolsa.

Bolsa de estudos na QI

Você pode usar sua nota no Enem para obter uma bolsa na QI. Nossos cursos de graduação e tecnólogos são voltados para as necessidades do mercado e contam com corpo docente formado por professores qualificados e com vivência e experiência profissional em suas respectivas áreas de atuação.

Escolha a modalidade de estudo que melhor se adequar às suas necessidades. Seja ela híbrida, presencial ou à distância. Estude um uma instituição que conta com o reconhecimento do mercado e o grau máximo de excelência concedido pelo MEC. Venha conosco! Quem investe no futuro faz QI!

Acesse o site do ProUni e faça a sua inscrição em: https://acessounico.mec.gov.br/