Palestra na QI Assis Brasil discute competências técnicas e emocionais visadas pelos RHs

Na noite de ontem (24), os estudantes de graduação do Polo da QI na Assis Brasil tiveram a oportunidade de participar da palestra com o tema “O que os RHs buscam nos profissionais”. O evento contou com a presença de Duílio Cerva Neto, Diretor de Recursos Humanos do Asun Supermercados, que compartilhou sua experiência e visão do mercado de trabalho. Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho também estiveram presentes.

O palestrante começou sua apresentação trazendo como pauta as transformações que o mercado vem sofrendo ao longo dos últimos anos, em grande parte ao dinamismo constituído pelas novas tecnologias.  Citou exemplos como o das Lojas Americanas, da qual ninguém esperava que um dia fosse adentrar o mercado com vendas de hortifrúti em algumas de suas lojas. Este assunto fez um link com a evidente revolução trazida pelo ChatGPT.

A Amazon, fundada em 1994 e que vendia uma ampla variedade de produtos e serviços no meio online, criou lojas autônomas com sistema de checkout, sem atendentes nos caixas. Os clientes escolhem seus produtos da gôndola e ao colocar nos carrinhos de supermercado tem registrado o valor do produto. Posteriormente o pagamento é feito através da conta do usuário na Amazon, na mesma conta usada no site da varejista, e os produtos podem ser levados. Para Duílio este sistema inteligente e prático pode ser o início de uma profunda mudança nas redes de supermercados pelo mundo, que não pretendem ser deixadas para trás, ainda nos próximos anos.

Sua palestra foi balizada em cima da palavra “transformação”. Seu ponto seguinte foram as chamadas “Hard Skills” e “Soft Skills”. As primeiras são as competências técnicas que um profissional possui, enquanto a segunda são as competências emocionais e comportamentais. De nada adianta um profissional qualificado se ele for incapaz de trabalhar em equipe, ou ser capaz de se comunicar de maneira clara e objetiva. Duílio explica que isso tem sido ponto de foco para muitos gestores de RH, já que as Soft Skills podem acabar sendo fator crucial na contratação acima das Hard Skills em muitos casos. Em sua fala sobre o tema ele destacou que isso se deve, muitas vezes, ao fato de que um profissional é contratado por suas Hard Skills e acaba demitido pelas Soft Skills que não tem.

Ao término da apresentação Duílio destacou uma frase do empresário e fundador do Grupo Virgin, Richard Branson: “Capacite bem os seus colaboradores para que eles possam partir. Trate-os bem para que prefiram ficar”. Ele encerrou sua apresentação destacando que para o desenvolvimento das Soft Skills é necessário que os profissionais tenham autoconhecimento e que busquem desenvolvimento pessoal, tanto no que tange as Hard Skills, quanto nas questões pessoais e comportamentais mais importantes. O mundo está em constante desenvolvimento, as tecnologias estão avançando, mas, tão importante quanto a questão profissional e técnica está o fator humano. Este, inclusive, determinante para inspirar outras pessoas e trazer bons resultados para as organizações.

Pós-palestra

A estudante de graduação em administração, Marisa Rodrigues, que está buscando uma transição de carreira para a área administrativa contou que sua impressão sobre a palestra foi não apenas positiva, como agregadora: “Foi muito legal e gostei da interação que houve na palestra. O palestrante trouxe assuntos bem atuais, como o ChatGPT e como se posicionar hoje no mercado de trabalho. Uma das palavras principais que ele falou, e que faz muito sentido, é tu querer aprender, querer saber e ter esse brilho nos olhos”.

Para a estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho, Bibiana de Souza, a experiência também foi proveitosa: “Foi maravilhoso, até mesmo pra deixar a gente por dentro de como inovou essa questão sobre currículo e o processo de contratação. Também do que as empresas esperam da gente e do que podemos esperar das empresas. Outro ponto interessante foi sobre as pessoas que estão acomodadas em uma empresa e que precisam se desafiar e sempre ir atrás para se atualizar”.

Já Duílio Cerva Neto foi conclusivo sobre o tema abordado durante a noite no polo da QI na Assis Brasil: “As mudanças das empresas e do mercado refletem lá no formato dos processos de recrutamento e seleção. Hoje as empresas buscam competências que estão além do currículo, além das competências técnicas. Cada vez mais nós precisamos identificar nos candidatos quais as suas competências comportamentais e se elas casam ou tem fit cultural com a empresa. Esse é o grande desafio dos RHs. Contratar a pessoa certa para o negócio” finalizou.

A palestra foi encerrada com perguntas e troca de experiências. A participação ainda conta com certificação para os presentes na noite, além, é claro, de todo o conhecimento e experiência que foram adquiridos na ocasião.

Se interessou pelas Soft Skills? Temos conteúdo para você!

Indicamos nossos conteúdos sobre Soft Skills para você ampliar ainda mais seu leque de competências.

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos e notícias!