Acontece aQI

Entenda o que é o ChatGPT e como pode impactar a sociedade nos próximos anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Referência direta ao ChatGPT como IA

O ChatGPT é uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, uma organização que tem como objetivo o desenvolvimento de IAs avançadas. Neste quesito, o ChatGPT é uma dessas IAs – e uma das mais avançadas já criadas – sendo capaz de processar grandes quantidades de dados produzindo respostas “humanizadas”.

A história do ChatGPT se iniciou em 2018, quando a OpenAI lançou sua primeira versão. Ela era capaz de gerar texto, usando um algoritmo de aprendizado de máquina chamado “transformer”.

Em 2020, a OpenAI lançou o GPT-3 que foi treinado em um conjunto de dados enorme, contendo bilhões de palavras em vários idiomas diferentes. Com essa quantidade de informação, o ChatGPT foi capaz de gerar textos que pareciam escritos por humanos, incluindo conversas em linguagem natural.

O ChatGPT se trata, acima de tudo, de uma inteligência artificial desenvolvida para conversar com seres humanos. Desde o seu lançamento, ele se tornou cada vez mais avançado e sofisticado, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento para melhorar ainda mais o modelo.

Descubra como o ChatGPT pode mudar a forma como interagimos com a tecnologia

O ChatGPT é capaz de gerar respostas “humanizadas” em linguagem natural e com isso, ele pode mudar a forma como interagimos com a tecnologia, tornando essa interação mais fácil, intuitiva e próxima da interação humana.

Uma das áreas em que o ChatGPT pode ter um grande impacto é no atendimento ao cliente. Com ele é possível que as empresas ofereçam um atendimento mais eficiente e personalizado, uma vez que ele possa responder a perguntas frequentes e realizar tarefas simples, liberando os atendentes para lidar com questões mais complexas. Além disso, o ChatGPT pode ajudar a melhorar a satisfação dos clientes, uma vez que ele é capaz de oferecer uma experiência mais agradável e interativa.

Além disso, o ChatGPT pode ser utilizado em diversas outras áreas, como suporte técnico, tradução de idiomas, saúde e educação. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para responder a perguntas de alunos em cursos e aulas online, entre outros inúmeros exemplos.

Como o ChatGPT funciona?

O ChatGPT é alimentado por dados, sendo treinado em uma grande quantidade de textos de diversas fontes. Isso inclui livros, artigos, conversas em redes sociais e até mesmo mensagens de texto.

Com essa base de dados, o ChatGPT é capaz de aprender a entender a linguagem natural e a criar respostas de forma inteligente e coerente. Ele pode entender o contexto da conversa e desenvolver respostas relevantes de acordo com o que lhe foi perguntado.

Mas como isso acontece?  O ChatGPT é baseado em um modelo de linguagem de inteligência artificial que utiliza um sistema probabilístico para gerar suas respostas. Esse modelo é treinado em uma grande quantidade de dados de texto e usa essa experiência para prever a probabilidade de uma determinada palavra seguir outra, com base no contexto em que as palavras aparecem.

Quando uma pergunta é feita ao ChatGPT, ele usa o contexto da pergunta para gerar uma resposta provável, levando em consideração a probabilidade de palavras específicas serem usadas em um determinado contexto.

Em resumo, o ChatGPT analisa uma pergunta, e com base nas palavras que formam essa pergunta e o seu contexto, ele avalia uma resposta com base na probabilidade de uma palavra suceder outra palavra. É dessa forma que frases são montadas, uma depois da outra, utilizando todo o contexto, e os milhares de conteúdos produzidos ao longo de anos que o abasteceram.

ChatGPT: aprenda o que é e como usar

Quais são as vantagens do ChatGPT?

Uma das principais vantagens do ChatGPT é que ele pode ser usado em diversas aplicações, desde assistentes virtuais em celulares e computadores até chatbots em sites de atendimento ao cliente. Ele pode ajudar as empresas a reduzirem custos com atendimento ao cliente, além de melhorar a experiência do usuário.

Outra vantagem é que a IA pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada aplicação. Ela pode ser treinada em dados específicos para criar respostas mais precisas e relevantes.

10 formas de usar o ChatGPT e economizar tempo no trabalho

Como o ChatGPT pode impactar a sociedade nos próximos anos? (ou, impactos éticos na sociedade nos próximos anos)

O ChatGPT tem o potencial de impactar a sociedade de diversas maneiras nos próximos anos. Com a capacidade de gerar texto de forma autônoma e interagir com os usuários de forma quase humana, a IA pode revolucionar a forma como as pessoas se comunicam, pesquisam e até mesmo tomam suas decisões.

Uma das formas principais de impacto está justamente na melhoria da qualidade do atendimento ao consumidor, o que pode aumentar a satisfação dos clientes e reduzir os custos operacionais nas empresas.

No entanto, esse avanço tecnológico também levanta questões éticas importantes. Uma delas é a possibilidade de o ChatGPT ser usado para disseminar informações falsas ou prejudiciais. Como o modelo é capaz de gerar texto de forma autônoma, pode ser facilmente treinado para espalhar desinformação ou propaganda.

Outra questão ética é a privacidade dos usuários. O ChatGPT pode armazenar informações pessoais e até mesmo sentimentos das pessoas que interagem com ele. É importante que haja medidas rigorosas para garantir que esses dados sejam protegidos e não sejam usados de maneira inadequada.

No entanto, é importante ter em mente que a adoção do ChatGPT também pode trazer desafios e riscos, e é fundamental que a tecnologia seja usada de maneira ética e responsável, levando em consideração questões como privacidade, transparência e segurança.

O ChatGPT pode tirar o seu emprego?

Então o futuro é agora!

O ChatGPT é uma das tecnologias mais promissoras de inteligência artificial atualmente disponíveis. Como já foi abordado, ele pode melhorar a experiência do usuário em diversas aplicações, que vão desde assistentes virtuais até aos chatbots de atendimento ao cliente em sites.

À medida que o ChatGPT continua a evoluir e a se tornar ainda mais sofisticado, ele tem o potencial de impactar significativamente a sociedade nos próximos anos. Isso inclui aprimorar a forma como interagimos com a tecnologia. É um futuro promissor que nos espera com a evolução contínua dessa ferramenta e outras tecnologias de inteligência artificial que deverão surgir em sua vanguarda.

Venha estudar o futuro da Tecnologia da Informação

Venha desbravar um futuro de possibilidades em um ramo da tecnologia em constante evolução! Seja com Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ou com Sistemas para Internet, até 2024, deve haver mais de 420 mil vagas para 46 mil formados, conforme levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Isso abre um vasto campo de oportunidades para os profissionais que estiverem qualificados. Com a Faculdade QI Brasil (FAQI) você vive a experiência da pesquisa científica em tecnologia e inovação em nosso Centro de Pesquisa e pode avançar para uma das áreas mais promissoras das próximas décadas. 

Chegou a sua vez de se destacar no mercado de trabalho. Escolha estudar em uma Instituição que há mais de 30 anos é referência na transformação profissional. A FAQI conquistou a nota 5 na avaliação institucional do MEC atestando sua excelência em proporcionar um ensino que seja condizente com as necessidades do mercado, da sociedade e as transformações do mundo.

Entre em contato conosco para mais informações sobre os nossos cursos pelo telefone 0800 000 0301, ou pelo whatsapp através do número (51) 99541-3830. Acesse também o nosso site qi.edu.br

Quem Investe no futuro faz QI!   

Gostou do conteúdo?

Aqui indicamos conteúdos que podem interessar você, com relação ao nosso conteúdo. Esperamos que você goste!

Acesse agora nossas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo e nossas notícias!

  1. Medidas de segurança para dispositivos móveis: como proteger seus dados
  2. ESG: sua relevância para as organizações
  3. Pós-Graduação: uma escolha estratégica para a vida profissional
  4. Parceria entre QI Fly e Information Planet oferece oportunidade de intercâmbio para Londres
  5. Soft Skill – Liderança