Falta:

00

dias

00

horas

00

minutos

00

segundos

xxxx

sssss
FAQI - Faculdade QI Brasil
30 anos ensinando
Central de atendimento

0800-000-0301

Curso Técnico em

Enfermagem

O Técnico em Enfermagem é um profissional fundamental na área da saúde, pois ele atua em todos os níveis de atenção a saúde, da promoção a saúde, prevenção de doenças e tratamento.

Durante o percurso formativo o aluno terá acesso a aulas práticas no laboratório, que conta com equipamentos e materiais alinhados às necessidades do mercado de trabalho.

Nosso corpo docente é formado por uma equipe multiprofissional da saúde composta por Psicólogo, Biólogo, Nutricionista e Enfermeiros, essas profissões se inter-relacionam para proporcionar ao aluno uma formação ampla, reflexiva, humanizada e altamente qualificada no atendimento à saúde.

Os Estágios curriculares obrigatórios são realizados no quarto módulo em diversos estabelecimento de saúde conveniados com a instituição QI.

Diferenciais

Um dos diferenciais do curso Técnico de Enfermagem é sua alta empregabilidade devido à grande área de atuação disponível para o profissional formado nessa área: Clínicas, hospitais públicos e privados, ambulâncias, posto de saúde, laboratórios, home care (cuidados domiciliares), até mesmo em empresas de grande porte como Técnico em Enfermagem do Trabalho.

Nossas aulas apresentam uma metodologia dinâmica e ativa através de aulas práticas de laboratório, seminários, visitas técnicas;

Nosso laboratório está equipado com simulação realística, semelhando ao ambiente hospitalar.

Possuímos convênios para nossos estágios curriculares com os maiores hospitais de Porto Alegre, Grupo Hospitalar Conceição (Hospital Conceição, Femina e Cristo Redentor) e com o Complexo Hospitalar Santa Casa.

Nossos estágios são realizados no IV módulo, alinhando a teoria e a prática, o aluno fará um rodízio em diversos setores dos hospitais, como: Unidade de internação clínica, unidade de internação cirúrgica, emergência, traumatologia, neurologia, centro obstétrico entre outras áreas.

Dúvidas?

Fale com nossos consultores

Atuação no mercado de trabalho

O Técnico em Enfermagem pode atuar em diversas instituições de saúde, da promoção e prevenção ao tratamento, podendo ser em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, saúde da família, home care (cuidados domiciliares), clínicas de imagem, clínicas de análises clinicas, laboratórios, hemocentros, atendimento pré-hospitalar, instituições de longa permanência, empresas de grande porte na enfermagem do trabalho, entre outros espaços de saúde.

Conforme o Conselho Federal de Enfermagem o profissional técnico em enfermagem possui inúmeras funções, dentre elas destacamos algumas:

▸ Executar ações assistenciais de enfermagem, com os cuidados integrais do paciente: banho de leito, curativos, medicações, sinais vitais, instrumentação cirúrgica.

▸ Coletar material para exames laboratoriais e realização de exames como eletrocardiograma.

▸ Cooperar com a equipe de saúde no desenvolvimento das tarefas assistenciais, de ensino, pesquisa e de educação sanitária, bem como imunização.

▸ Fazer preparo do paciente no pré-operatório, atuar no trans-operatório e realizar os cuidados pós operatório.

▸ Auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência e nos cuidados de paciente críticos.

Grade Curricular

Confira abaixo os módulos de integram o Curso Técnico em Enfermagem da QI.

Fundamentos da Assistência de Enfermagem
Nesta disciplina, o aluno terá noção da assistência integral ao paciente e seus cuidados de enfermagem, banho de leito, vias de administração de medicações, sinais vitais, drenos e curativos.

Anatomia e Fisiologia
Nesta disciplina, o aluno terá conhecimento sobre a anatomia e fisiologias dos sistemas cardiovascular, digestório, respiratório, reprodutor, excretor, sistema nervoso central e periférico, correlacionando os conteúdos com as práticas de enfermagem.

Nutrição Aplicada à Saúde
Iremos trabalhar nesta disciplina conceitos fundamentais sobre nutrição: (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais) Alimentação equilibrada; Tipos de dieta; Contaminação dos alimentos e Higiene dos alimentos.

Microbiologia/Parasitologia
Nesta disciplina, o aluno terá noção sobre agentes infecciosos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e helmintos; principais agentes infecciosos que contribuem para a infecção hospitalar e as medidas de controle específicas, bem como doenças transmissíveis.

Matemática Aplicada – Cálculo de medicação
Nesta disciplina, o aluno terá noção sobre conhecimentos matemáticos para aplicabilidade nas condutados e cuidados de enfermagem, aplicando no cálculo de medicações, gotejamento de soluções intravenosas e cálculo de diluição.

Ética na Assistência de Enfermagem
Nesta disciplina, o aluno terá noção sobre a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem; Atribuições do técnico em enfermagem; Entidades de Classe Profissional: COREN, Sindicatos e outros; Código de Ética da Enfermagem.

Biossegurança/ Normas Regulamentadoras
Nesta disciplina, o aluno terá noção sobre Higienização das mãos; NR 32 – Norma Regulamentadora; Equipamento de segurança; Imunização; Risco Biológico e Serviços de Saúde; Acidente com material biológico, bem como o gerenciamento dos resíduos sólidos.

Assistência em Enfermagem Clínica – adulto
Nesta disciplina, será abordado os aspectos gerais de clínica médica; alterações clinicas dos sistemas nervoso, respiratório, endócrino reumatológico, hematológico, cardiovascular, digestório e urinário e procedimentos terapêuticos. Sinais e sintomas que indiquem distúrbios clínicos e suas complicações, como como os cuidados de enfermagem.

Assistência em Enfermagem Cirúrgica – adulto
Será trabalhado nessa disciplina a organização, estrutura e funcionamento de Unidade Cirúrgica, centro cirúrgico e recuperação anestésica; Terminologia cirúrgica; Principais Intervenções Cirúrgicas dos sistemas; Cuidamos de Enfermagem com o pré-operatório, trans-operatório e pós- operatório.

Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva
Será abordado nesta disciplina o Sistema de Saúde no Brasil; Vigilância Epidemiológica; Endemias e Epidemias; principais indicadores de Saúde Coletiva; Programas de Saúde – Ministério da Saúde; Desenvolvimento da Enfermagem em saúde coletiva: situação atual e perspectivas; Imunobiológicos. – Cuidados com o imunobiológico.

Assistência de Enfermagem em Saúde Mental
A disciplina irá abordar a evolução da Saúde Mental; Epidemiologia da Saúde Mental; Equipe de Saúde Mental – Integração da equipe de saúde mental; Transtornos Mentais – Classificação, sinais e sintomas, forma de tratamento, bem como os manejos e os cuidados com o paciente.

Assistência de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia
Será trabalhado na disciplina a Saúde da mulher; fases do desenvolvimento da mulher; Terminologias específicas; Sistema genital feminino; Sistema genital masculino; Doenças ginecológicas, bem como os cuidados de enfermagem com da no atendimento a Mulher.

Assistência de Enfermagem em Neonatologia, Pediatria
Será abordado na disciplina a Assistência ao recém‐nascido normal; Assistência ao recém‐nascido na sala de parto Apgar – Avaliação da vitalidade do recém‐nascido; Cuidados imediatos ao recém‐nascido na sala de parto;

Assistência de Enfermagem em Emergência e Urgência
A disciplina irá dar subsídios ao aluno no atendimento de enfermagem em Urgência e Emergência no âmbito pré-hospitalar e intra-hospitalar.

Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
A disciplina irá abordar sobre a sistematização da assistência de enfermagem a pacientes em estado grave na UTI geral.

Seminário de Pesquisa – Vivência na Prática de Enfermagem
Será abordado nesta disciplina perspectivas de Saúde do Trabalhador de enfermagem e revisão de todas as práticas trabalhadas ao longo do curso, preparando o aluno para o estágio curricular.

Estágios 1, 2, 3 e 4
Nos estágios os alunos irão realizar os procedimentos de enfermagem no âmbito hospitalar em pacientes reais sob supervisão do professor supervisor de estágio.

Tempo de Curso

Duração de 2 anos (carga horária de 1600 horas).

Pré-requisitos

▸ Ter o ensino médio completo ou em andamento.
▸ A idade mínima é 16 anos, para o início do curso, ao chegar o estágio curricular, no módulo 4, o aluno deve ter 18 anos completos.

.

Convite Especial

Veja quem está te esperando

Preparados para a transformação?

Venha para a QI e destaque-se para o mercado de trabalho em uma instituição que é referência na transformação profissional há mais de 30 anos. Faça parte desta história, pois, O mercado RECONHECE, VALORIZA e CONTRATA quem faz QI!

Consultores:

Consultores
Central de atendimento

0800-000-0301

Tenho interesse em saber mais.

Nossos consultores vão agendar com você para tirar suas dúvidas.