Acontece aQI

Gestão do Desempenho e Feedback: promovendo o crescimento profissional dos colaboradores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Profissional aplicando a Gestão de Desempenho e Feedback com uma colaboradora
Gestão de Desempenho e o Feedback são práticas imprescindíveis que potencializam o sucesso dos colaboradores e, por consequência, da organização.

Na dinâmica das organizações, a Gestão de Desempenho e o Feedback têm se mostrado ferramentas essenciais na gestão de pessoas. Essas práticas são o motor que impulsiona o desenvolvimento individual dos colaboradores e, em consequência, o crescimento organizacional. São instrumentos que, quando bem aplicados, podem amplificar a performance e a satisfação no ambiente de trabalho.

Este conteúdo foi produzido em comemoração ao Dia do Profissional de RH, no dia 3 de Junho. 

Por que a Gestão do Desempenho é fundamental para o crescimento da empresa e dos colaboradores?

A Gestão de Desempenho é uma prática estratégica dos profissionais de Recursos Humanos, cujo objetivo é o alinhamento entre as metas organizacionais e individuais do profissional. Ela permite permite o alinhamento dos colaboradores com a missão, a visão e os valores da organização. Isso favorece a criação de um ambiente de trabalho coeso e orientado ao alcance dos objetivos estratégicos da empresa.

Se trata de um instrumento importante para a tomada de decisões relativas à gestão de pessoas, tais como promoções, remunerações, treinamentos e emissões. Por meio dela, os gestores podem tomar escolhas mais justas e eficientes, baseadas em dados concretos e não apenas em impressões ou suposições.

Confira: Por que 36% das empresas brasileiras não possuem avaliação de desempenho

A importância do Feedback na Gestão do Desempenho

O Feedback é uma ferramenta de extrema relevância na Gestão de Desempenho. Através dele, os colaboradores recebem informações valiosas sobre seu trabalho, possibilitando o ajuste e a melhoria contínua do desempenho.

Existem diferentes tipos de feedback: o positivo, o construtivo e o contínuo. O feedback positivo tem como objetivo reconhecer e incentivar os comportamentos e resultados desejados. O feedback construtivo é destinado a ajudar o colaborador a identificar e aprimorar áreas que necessitam de melhorias. O feedback contínuo, como o próprio nome sugere, é um processo onde é oferecido orientações de forma regular e oportuna, mantendo o colaborador atualizado sobre seu desempenho.

Feedback é uma prática que pode ser aplicada até mesmo entre colegas.

Um método eficiente para dar e receber feedback é o modelo “ELOGIE-APRENDA-MELHORE“. Esse modelo incentiva o reconhecimento dos pontos fortes, a aprendizagem a partir das áreas que precisam de aprimoramento e a busca constante pela melhoria. Outra abordagem é o feedback 360 graus, onde o feedback é coletado de diferentes fontes, proporcionando uma visão mais abrangente do desempenho do colaborador.

A prática de dar e receber feedback de forma efetiva é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Para tanto, é importante que o feedback seja claro, específico, sincero, respeitoso e oportuno. Além disso, é fundamental que o feedback seja dado com a intenção de ajudar o outro a melhorar, e não como uma crítica destrutiva.

Inclusive, o  feedback não deve ser visto como uma prática exclusiva dos gestores. A sua aplicação deve ser disseminada por toda a organização, com todos se sentindo à vontade para dar e receber feedbacks de forma construtiva.

Confira: 94% dos funcionários trabalham melhor depois de receber feedback

Estratégias para implementar uma efetiva Gestão do Desempenho e Feedback

Para a implementação de um sistema eficiente de Gestão de Desempenho e Feedback, algumas etapas são fundamentais. Primeiramente, é imprescindível definir metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais) que forneçam uma direção clara para os colaboradores.

Com metas bem definidas, é preciso estabelecer planos de desenvolvimento que orientem os colaboradores na busca pelo alcance dessas metas. Estes planos devem ser personalizados para cada funcionário, levando em consideração suas habilidades, suas necessidades de desenvolvimento e suas aspirações de carreira.

O acompanhamento regular do desempenho e a realização de revisões periódicas também são partes essenciais desse sistema. Estas práticas permitem que ajustes sejam feitos ao longo do caminho, garantindo que as metas e os planos de desenvolvimento permaneçam relevantes e efetivos.

Além disso, é crucial promover uma cultura de feedback aberto e transparente. Os colaboradores devem se sentir confortáveis para dar e receber avaliações, e devem entender que essa prática é um elemento importante para seu crescimento e desenvolvimento. Outro ponto é que as ferramentas e tecnologias modernas podem ser grandes aliadas na gestão do desempenho e no fornecimento de avaliação estruturada e mensurável. Existem diversas soluções de software que facilitam o acompanhamento do desempenho e a análise de dados, auxiliando na tomada de decisões e na identificação de tendências e padrões.

Confira: Reinventando a gestão de desempenho e feedback

Promovendo o Sucesso através da Gestão do Desempenho e Feedback

Em síntese, a Gestão de Desempenho e o Feedback são práticas imprescindíveis que potencializam o sucesso dos colaboradores e, por consequência, da organização. Ambas incentivam a melhoria contínua, promovem o alinhamento dos objetivos e motivam os colaboradores a atingirem seu máximo potencial.

É importante que todos os gestores e líderes busquem incorporar essas práticas em suas organizações. Os benefícios vão além do aumento da produtividade e eficiência organizacional, contribuindo também para um ambiente de trabalho mais engajado e satisfatório.

Quando os colaboradores se sentem valorizados e reconhecidos, e quando têm a oportunidade de aprender e crescer, eles se tornam justamente o que muitas organizações esperam de seus funcionários – profissionais engajados e motivados. E quando os colaboradores prosperam, a organização como um todo também prospera.

Confira: 6 dicas para feedbacks mais assertivos e humanizados

Curso de Graduação em Recursos Humanos na QI 

Você já pensou em ingressar na área de Recursos Humanos? As empresas de todos os setores estão cada vez mais em busca de profissionais qualificados para gerenciar e desenvolver o potencial humano dentro de suas organizações. O Curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos da QI Faculdade & Escola Técnica é a sua porta de entrada para esse mercado em constante expansão.

Durante o curso, você terá a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para atuar nessa área estratégica. Estudará disciplinas como Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento, Rotinas de Pessoal e Benefícios. Além disso, terá acesso a metodologias de ensino atualizadas e digitais, participando de aulas teóricas e práticas com profissionais qualificados.

Com essa formação dinâmica, prática e reflexiva, você estará preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Poderá atuar em organizações públicas e privadas, de diferentes setores e portes, assumindo cargos de alto nível. Suas responsabilidades incluirão o planejamento e gerenciamento de sistemas de gestão de pessoas, o desenvolvimento de planos de carreira, o gerenciamento do comportamento individual dos colaboradores, a negociação, liderança e mediação de conflitos.

Não perca mais tempo e invista no seu futuro profissional. Venha estudar na QI Faculdade & Escola Técnica e se prepare para se destacar nesse campo em constante crescimento. Matricule-se agora no Curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos da QI! Entre em contato conosco para mais informações pelo telefone 0800 000 0301, ou pelo WhatsApp através do número (51) 99541-3830. Acesse também o nosso site qi.edu.br.

Gostou do conteúdo?

Explore os nossos artigos e nos siga nas nossas redes sociais para acessar conteúdos exclusivos, dicas valiosas e insights relevantes.

Conecte-se conosco agora e esteja à frente no seu caminho para o sucesso profissional!

Quem Investe no futuro faz QI!