Delegação da QI está presente na Infomatrix Brasil, em Blumenau

Após conquistar medalhas no Chile, QI vai para edição nacional da Infomatrix com nova delegação, formada neste ano através da QItec.

Após uma impressionante participação na Infomatrix Chile, onde a QI Faculdade & Escola Técnica conquistou medalha de ouro e bronze no dia 8 de setembro, uma nova delegação de jovens talentos está agora marcando presença na edição brasileira da competição, realizada em Blumenau.

A viagem foi uma loucura! Foram 10 horas de viagem, em um carro com pessoas desconhecidas. Mas foi uma experiência legal e rolaram muitas histórias”, afirma Raquel Teixeira Rezende Alves, 17 anos, estudante de Gravataí que participou da QItec 2023 com o projeto “Ciência ON – disseminando as feiras científicas e atraindo jovens para a pesquisa através de uma plataforma unificada”. Raquel leva seu projeto para a Infomatrix através do projeto Abraçando com Ciência, que faz a inclusão social de escolas públicas junto ao processo científico que é trabalhado com os estudantes da QI. “Fomos contando muitas histórias ao longo do trajeto”, define ela sobre a experiência de viajar de Gravataí até Blumenau.

Os estudantes tiveram a oportunidade de participar da abertura da feira, que ocorreu nesta terça-feira, dia 19. A apresentação de seus oito trabalhos, que abrangem diversas áreas da ciência e tecnologia, tiveram início na quarta, dia 20, onde os jovens cientistas compartilharam seus projetos e ideias com entusiasmo. Iasmim Araújo Martins, de 31 anos, estuda no Curso Técnico em Administração na QI Novo Hamburgo revelou que antes, contudo, os últimos dias foram de muito trabalho “Os últimos dias foram de correria. Estudei e li bastante e meu orientador me ajudou com propósito e deu tudo certo”. Iasmim participa neste ano através da categoria Jovem Cientista Master, que faz inclusão de alunos acima dos 25 anos. Essa é uma ação pioneira da QI na América Latina, e que é aplicada nas feiras da Infomatrix Brasil pelo segundo ano consecutivo. Seu trabalho é chamado “Dominó Musical”, que trabalha a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva.

Outro estudante da delegação, Bruno Ferreira, de 17 anos, faz o Curso Técnico em Enfermagem na QI Alberto Bins e neste ano apresenta o projeto “Proteja-se: o aplicativo que combate o câncer de pele”. Trabalhando em um app que tem foco voltado a conscientização às causas do câncer de pele, e que trabalha em ações de prevenção eficientes, o estudante descreve sua experiência, até o momento, como “incrível” e destaca o impacto de sua viagem para a Infomatrix Brasil: “Eu conheci pessoas novas, culturas novas, diversidade, sabe? Consegui ter afinidade com as pessoas que eu conheci dentro da QItec que foram classificadas pra cá, pra Infomatrix”. Os projetos desenvolvidos pelos estudantes que fazem parte da delegação foram classificados para a feira através da QItec, Feira de Ideias da QI, realizada neste ano.

Bruno compartilhou sua empolgação sobre o primeiro dia de apresentações: “Foi maravilhoso, foi muito bom. Aquela sensação de poder estar de volta em um estande e simplesmente apresentar o seu projeto, que você deu a vida por ele“. Já a Iasmim espera trazer inspiração para outros projetos: “A expectativa é mostrar minha ideia, e que bastante gente se inspire e façam outros jogos inclusivos”.

Para Bruno, a participação na Infomatrix Brasil vai além da competição, pois ele espera obter o credenciamento para outras feiras de ciência no futuro. “A parte de já estar aqui já foi mais do que suficiente, eu acredito. Mas sempre estar crescendo e prosseguindo, eu acho que é a principal tarefa, a minha principal ambição“, afirma. Já Raquel espera viabilizar sua plataforma para democratizar o acesso às feiras científicas, para que mais jovens tenham acesso ao mundo científico e possam, por sua vez, impactar o mundo com suas ideias e soluções inovadoras.

A delegação da QI Faculdade & Escola Técnica está ansiosa para o último dia de apresentações e para a cerimônia de encerramento e premiação, que ocorre amanhã. A QI orgulha-se do desempenho de seus estudantes e está comprometida em apoiar o crescimento e a excelência de seus jovens cientistas.