No dia 5 de junho, a FAQI em Gravataí foi palco da edição 2025 da QITEC — Feira de Projetos da QI Faculdade e Escola Técnica. Com início às 13h, o evento reuniu alunos, professores, avaliadores ocultos e convidados em uma tarde marcada por networking, depoimentos emocionantes, histórias inspiradoras, experiências transformadoras e, claro, muita música com a Isa de Souza (The Voice Kids 2023) e diversão.
Nesta edição, os projetos refletiram as grandes questões do nosso tempo, abordando temas como saúde e bem-estar físico, mental e emocional; inclusão e acessibilidade; sustentabilidade; tecnologias educacionais; inteligência artificial; cidadania; inovação comunitária; e apoio a públicos vulneráveis.
Entre os 206 projetos inscritos, 37 foram selecionados por uma comissão técnica e agora, chegou o momento mais aguardado: a revelação dos finalistas que representarão a QI e o estado do Rio Grande do Sul nas feiras científicas nacionais e internacionais, como Mostratec, Infomatrix Brasil e Infomatrix Latinoamérica.
Confira a seguir os projetos classificados que emocionaram o público e conquistaram a banca avaliadora:
PROJETOS CLASSIFICADOS PARA FINAL NACIONAL (INFOMATRIX OU MOSTRATEC)
- Plataforma de mapeamento de experiências inclusivas para pessoas com deficiência visual democratizando o direito ao lazer | Aline Marasca Gomes (QI São Leopoldo / Técnico em Segurança do Trabalho)
A ideia consiste em uma inovadora plataforma digital acessível que mapeia e organiza experiências de lazer adaptadas para pessoas com deficiência visual. Diante da dificuldade que esse público enfrenta para encontrar atividades culturais, esportivas ou recreativas que realmente considerem suas necessidades, a proposta surge como uma solução prática e inclusiva. A plataforma contará com comandos de voz, leitura automatizada, navegação simplificada, filtros inteligentes e geolocalização para recomendar eventos acessíveis próximos. Além disso, terá um sistema colaborativo, permitindo que usuários e instituições cadastrem novas experiências e façam avaliações por meio de áudios interpretados por inteligência artificial. A iniciativa busca democratizar o acesso ao lazer, fortalecer a autonomia e ampliar a participação social desse grupo historicamente negligenciado.
- Ferramenta de extração automática de banco de questões a partir de materiais didáticos com uso de IA e parametrização simplificada | Guilherme de Oliveira de Vargas (FAQI / Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Gabriela dos Santos Faber (FAQI / Pedagogia)
A proposta consiste em uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial para gerar automaticamente bancos de questões a partir de materiais didáticos, como PDFs e slides. Voltada a professores do ensino presencial e a distância, a ferramenta permite a criação de avaliações personalizadas com base em parâmetros como tema, nível de dificuldade, tipo de questão e número de itens desejados. Além de produzir alternativas plausíveis para questões objetivas, a plataforma também exporta os conteúdos diretamente para ambientes virtuais de aprendizagem, como Moodle e Blackboard. Ao enfrentar a repetição e obsolescência dos atuais bancos de questões, a ideia busca garantir mais qualidade, validade pedagógica e economia de tempo no processo de elaboração de avaliações, beneficiando docentes e estudantes em um cenário cada vez mais digitalizado.
- Plataforma para auxílio e orientação a imigrantes expatriados | Aniuska Alejandra Areyan Guerrero (QI São Leopoldo / Técnico em Segurança do Trabalho)
A proposta apresenta um aplicativo multilíngue voltado ao acolhimento de imigrantes e expatriados recém-chegados ao Brasil, com o objetivo de facilitar sua adaptação social, cultural e econômica. A plataforma reunirá, em um só lugar, informações essenciais como acesso a serviços públicos, orientações jurídicas e administrativas, direitos básicos, localização de ONGs de apoio e um guia prático sobre transporte, saúde, educação e alimentação. Além disso, contará com uma rede social integrada para promover conexões entre imigrantes com perfis e interesses semelhantes, bem como uma agenda cultural que favoreça a integração com a comunidade local. A proposta nasce da necessidade de combater as barreiras enfrentadas por estrangeiros, como a dificuldade de comunicação, o isolamento social e a falta de informações acessíveis, contribuindo para o bem-estar e a inclusão efetiva dessas pessoas na sociedade brasileira.
- Iniciativa de apoio aos pais com crianças em cuidados paliativos | Júlia Valentim de Souza (QI Gravataí – Jovem Aprendiz DIGICON / Técnico em Informática para Internet) e Carolina dos santos ribeiro (QI Alvorada / Técnico em Enfermagem)
A proposta consiste em uma iniciativa multifacetada de acolhimento e apoio emocional para famílias com filhos em cuidados paliativos oncológicos. O projeto inclui um guia informativo elaborado com linguagem sensível e acessível, escrito em colaboração com profissionais da psicologia, que orienta sobre etapas do processo, direitos e acolhimento emocional. A iniciativa prevê ainda uma “caixa de autocuidado” opcional, com itens que estimulam o bem-estar familiar, como livro de memórias, cartões de reflexão, velas aromáticas e guias espirituais. Complementando as ações, será desenvolvido um aplicativo com recursos como geolocalização de serviços, atividades personalizadas para os pais, e uma rede de apoio entre famílias em situações semelhantes. Diante da escassez de serviços especializados no Brasil, o projeto busca amenizar o sofrimento dessas famílias, oferecendo informação, suporte e humanização em um dos momentos mais difíceis da vida.
- O Clássico Jogo da Velha Reinventado: A união perfeita entre Tecnologia, Educação e Competição
| Julia Dornelles da Silva (QI Viamão / Técnico em Informática para Internet)
A proposta transforma o tradicional jogo da velha em uma ferramenta educativa interativa, combinando um tabuleiro físico inteligente com um aplicativo digital. O jogo passa a envolver perguntas de múltipla escolha ou verdadeiro/falso relacionadas a temas definidos previamente, e somente com acertos o jogador pode marcar uma posição no tabuleiro (que se ilumina com sua cor). O tempo de resposta diminui a cada rodada, aumentando o desafio e o engajamento. A integração via Bluetooth entre o tabuleiro e o app assegura a fluidez e a justiça nas partidas, enquanto elementos como pontuação, sorteio de turnos e penalizações por atrasos tornam a experiência dinâmica e competitiva. Com isso, a proposta oferece uma alternativa lúdica e eficaz para despertar o interesse dos estudantes, utilizando os princípios da gamificação para tornar o aprendizado mais atraente, divertido e significativo.
- Saberes dos Orixás — Gamificando pela Educação, Cultura e Resistência | Júlia Tavares Lima (QI São Leopoldo / Técnico em Administração)
A proposta apresenta um jogo digital voltado ao ambiente escolar que utiliza a gamificação para promover o respeito à diversidade e a valorização das religiões de matriz africana. Nele, os jogadores assumem o papel de Orixás como avatares, cada um com habilidades próprias, e avançam por fases que combinam desafios, quizzes e minigames educativos. Ao longo do percurso, descobrem histórias, símbolos e significados ancestrais por meio de objetos sagrados como atabaques e búzios. A missão do jogo vai além do entretenimento: restaurar a luz de um mundo ameaçado pela escuridão, representando a luta contra o preconceito, a desinformação e o apagamento cultural. A experiência lúdica é aliada a um forte conteúdo pedagógico, oferecendo aos professores uma ferramenta inovadora para tratar temas como identidade, inclusão, ancestralidade e respeito às diferenças, sem proselitismo, mas com compromisso com a educação antirracista e plural.
- Proposição de uma solução consistente para o problema dos cabos de internet nos postes | Paulo André Rocha Donini (Sistemas para Internet)
A proposta apresenta um sistema digital de gestão e fiscalização das instalações de redes de telecomunicação em postes urbanos, voltado a prefeituras e agências reguladoras. O objetivo é combater o uso desordenado e a sobrecarga de cabos — resultado da expansão acelerada da infraestrutura de internet no Brasil e da atuação de empresas clandestinas sem fiscalização eficaz. A plataforma permitirá o mapeamento detalhado das operadoras atuantes, com registro das instalações, técnicos responsáveis e status das redes, incluindo fios inativos. Ao promover mais transparência, segurança e organização, a solução busca evitar acidentes, incêndios, rompimentos e poluição visual, além de fortalecer a qualidade dos serviços prestados. Trata-se de um passo importante rumo a um desenvolvimento tecnológico urbano mais sustentável, seguro e eficiente.
- Lê e Brinca: Tapete Interativo com App Lúdico para Alfabetização Infantil | André Marques Rysdyk (FAQI / Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
O projeto apresenta uma solução inovadora para tornar o processo de alfabetização infantil mais atraente e eficiente. Através de um aplicativo educacional interativo, que funciona em smart TVs, tablets e smartphones, aliado a um tapete sensível ao toque, as crianças entre 4 e 8 anos podem aprender a ler, escrever e associar sílabas de forma lúdica e dinâmica. Movimentando-se pelo tapete ou interagindo com a tela, elas recebem feedback imediato e participam de atividades gamificadas com recompensas, o que estimula tanto as habilidades cognitivas quanto motoras. O projeto busca apoiar professores com uma nova ferramenta pedagógica e possibilitar que as famílias acompanhem o progresso dos pequenos, promovendo uma alfabetização mais inclusiva e divertida. O protótipo será desenvolvido e testado em escolas e em casa, ampliando as oportunidades educacionais para crianças que enfrentam dificuldades com métodos tradicionais.
- PGR Risk Calculator | Cauany Ramos Fagundes (QI Guaíba / Técnico em Segurança do Trabalho) Anébes Caumo Lima (QI Guaíba / Técnico em Informática para Internet)
O projeto busca trazer inovação para a gestão de segurança do trabalho ao desenvolver um aplicativo móvel integrado para a elaboração e otimização do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), de forma preditiva e simplificada através do uso de IA. A ferramenta digitaliza a coleta de dados, padroniza avaliações e oferece atualizações em tempo real, garantindo conformidade legal e agilidade no processo. Com um banco de dados robusto de normas e diretrizes, além de hyperlinks diretos para regulamentações oficiais, o aplicativo facilita o acesso às informações mais atualizadas. Uma inteligência artificial integrada também apoia usuários com respostas inteligentes e auxílio nas decisões estratégicas de segurança. Após a coleta de dados em campo, o sistema automatiza a organização e geração do relatório final, tornando a gestão do PGR mais eficiente, segura e econômica para trabalhadores, gestores e profissionais da área.
- Potencial do microlearning na proposição de uma tecnologia de produção de conteúdos didáticos para as gerações Z e Alpha | Amanda Ribeiro Hernández (QI Gravataí – Jovem Aprendiz DIGICON / Técnico em Informática para Internet) e Rafaella de Bairros Bloedow (QI Canoas – Jovem Aprendiz BRF / Técnico em Administração)
O projeto oferece uma solução inovadora para enfrentar o baixo desempenho escolar (especialmente em matemática e português), combinando a rotina digital dos estudantes com a metodologia do microlearning. A proposta é criar uma plataforma educacional gratuita e multiplataforma, que disponibiliza conteúdos curtos, de 1 a 5 minutos, em formatos variados como vídeos, áudios, textos, flashcards e quizzes, facilitando o aprendizado em pequenos intervalos do dia. Professores voluntários contribuem com microaulas organizadas por disciplina, ano escolar e nível de dificuldade, garantindo acesso contínuo e personalizado. Ao unir tecnologia, engajamento e solidariedade, o projeto amplia o alcance do reforço escolar, promovendo mais equidade e eficiência na educação das gerações Z e Alpha.
- Dispositivo eletrônico para predição de crise epiléptica | Isadora Dillenburg (QI Viamão / Técnico em Informática para Internet)
O projeto desenvolve uma solução tecnológica para pessoas que vivem com epilepsia, especialmente aquelas com crises frequentes e de difícil controle. Por meio de um sensor vestível (posicionado na cabeça) que monitora continuamente sinais fisiológicos e ondas cerebrais, combinado a um software inteligente com algoritmos capazes de identificar padrões preditivos, o dispositivo antecipa o risco de crises convulsivas. Quando um evento iminente é detectado, o usuário recebe uma notificação imediata no aplicativo móvel, junto com orientações claras para ações preventivas, além de alertas automáticos serem enviados a contatos de emergência cadastrados. A ferramenta ainda oferece instruções de primeiros socorros na tela, garantindo suporte rápido e acessível para quem estiver por perto. Essa inovação promove mais segurança, liberdade e independência para os milhões de brasileiros que convivem com a epilepsia, melhorando sua qualidade de vida e reduzindo a ansiedade associada às crises inesperadas.
- Cultivando Mentes: Promovendo saúde mental e bem-estar para adolescentes com empatia, acessibilidade e cuidado real | Andressa Souza Dias (QI Canoas / Técnico em Recursos Humanos)
A plataforma surge como uma iniciativa para promover a saúde mental e o bem-estar de adolescentes, um grupo cada vez mais afetado por transtornos psicológicos, isolamento e pressão social. Através de uma plataforma integrada que inclui um site e um aplicativo, a proposta oferece acesso acessível e inclusivo a consultas psicológicas, com a primeira sessão gratuita e as demais por valores acessíveis, realizadas por videochamada ou chat. O site permite agendamento, acompanhamento do histórico e avaliação dos profissionais, além de incentivar a ampliação da equipe com psicólogos voluntários. O aplicativo, voltado para o acompanhamento contínuo dos pacientes, traz funcionalidades como diário emocional, exercícios de respiração, trilhas sonoras para insônia e notificações motivacionais, com acesso offline para garantir suporte em qualquer momento. Com foco na empatia, autoconhecimento e prevenção, o projeto visa fortalecer a autoestima dos jovens e oferecer ferramentas concretas para enfrentarem desafios emocionais, beneficiando também famílias, profissionais da saúde mental e escolas.
- SafeHands | Francielly Barboza Serraglio (QI Alvorada / Técnico em Enfermagem)
A plataforma apresenta uma solução tecnológica inovadora para enfrentar o desafio crítico da baixa adesão à higienização correta das mãos entre profissionais de saúde, uma prática fundamental na prevenção de infecções hospitalares que causam milhares de mortes anuais no Brasil. Utilizando uma combinação de sensores, inteligência artificial, RFID, realidade aumentada e gamificação, o sistema monitora em tempo real a qualidade da lavagem das mãos, oferecendo feedback imediato e orientações personalizadas para aprimorar a técnica. Com projeções visuais que destacam áreas mal higienizadas, o Safe Hands torna o aprendizado mais prático e envolvente. Além disso, o sistema identifica os profissionais automaticamente e gera relatórios para a gestão, promovendo um controle eficiente e uma cultura de segurança que beneficia pacientes, trabalhadores da saúde e instituições, além de reduzir custos com tratamentos e internações.
PROJETO CLASSIFICADO PARA FINAL INTERNACIONAL (INFOMATRIX ARGENTINA)
- Pulseira Artika | Érika da Silva Federici (Jovem Aprendiz Canoas – CIGAM – Técnico em Administração)
Conectando Cuidado, Emoção e Vida é uma proposta que alia tecnologia, sensibilidade e arte no cuidado de pessoas que enfrentam doenças físicas ou emocionais. Inspirada em vivências pessoais da idealizadora (que enfrentou uma cirurgia delicada e perdas familiares por saúde), a pulseira inteligente visa oferecer acolhimento emocional e monitoramento precoce de condições graves. O dispositivo é equipado com sensores e inteligência artificial que detectam alterações fisiológicas e hormonais, enviando alertas e conteúdos terapêuticos por meio de vídeos, sons, realidade aumentada e mensagens afetuosas. A Artika também permite a criação de laços por meio de socialização afetiva e pedidos de ajuda silenciosos, contribuindo para combater a solidão e fortalecer o apoio entre familiares e cuidadores. Com funcionalidades que incluem arte digital interativa e estímulos visuais calmantes, a pulseira transforma a experiência do cuidado em algo mais humano, acolhedor e preventivo. É uma verdadeira ponte entre a ciência, o afeto e a esperança.
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