Segundo Dia na Infomatrix Brasil é de apresentações e troca de culturas

Alunos da QI Faculdade & Escola Técnica apresentaram seus trabalhos no segundo dia da Infomatrix Brasil.

Nesta quinta-feira, dia 21, a delegação da QI Faculdade & Escola Técnica, composta por oito alunos, quatro professores e uma estudante voluntária, fez sua participação no segundo e último dia de apresentações de projetos na Infomatrix Brasil, realizado no Centro Universitário Sociesc de Blumenau.

A jornada dos estudantes começou com uma viagem de Porto Alegre de mais de 10 horas na terça-feira e seguiu com as apresentações de seus projetos na quarta-feira, dia 20. Na busca por destaque, os alunos tiveram avaliações por parte de avaliadores, alguns identificados enquanto outros estavam ocultos, a fim de incentivar a apresentação ímpar de suas ideias.

Kailani Beatriz Fernandes de Almeida Tormes, 18 anos, é aluna do Curso Técnico em Administração pela QI de Viamão e autora do projeto “Lixo zero: biogás e placas para construção de casas e móveis”. Ela relata sobre como a viagem foi incrível até Blumenau: “A cada parada a gente tirava fotos, ria e conversava. Durante a viagem o clima estava bom com as pessoas conversando e contando histórias”. Sobre a apresentação dos projetos ela define: “Todo mundo que passava no meu estande eu já apresentava meu projeto, e muito feliz por ter essa oportunidade. Foi uma troca muito boa. Espero ainda colocar o projeto em prática, porque eu acho que a gente precisa fazer para ajudar o mundo”.

A Infomatrix é também uma forma de dar incentivo para que os estudantes busquem soluções de maneira inovadora para problemas cotidianos que eles próprios enxergam no dia-a-dia, ou problemas pelos quais buscam aplicar seus conhecimentos como solução. Essa perspectiva de buscar a solução é capaz de desenvolver um pensamento crítico, e que se diferencia através do talento deles. Yasmin Lopes de Lima, 18 anos, é estudante do Curso Técnico em Informática para Internet pela QI de Caxias do Sul e criou o projeto “Sistema de controle de pontos de higienização para redução de contaminações cruzadas em hospitais”. Sua expectativa com a feira é que seu projeto ganhe visibilidade para que “as pessoas consigam se conscientizar e entender o propósito deste trabalho”. Yasmin busca cativar e inspirar através do mérito do seu trabalho. “Meus últimos dias foram de muita ansiedade e grande expectativas, além de muita gratidão aos professores Rodrigo e Andreza, que me orientaram por todo esse trajeto até chegar aqui”, agradece a estudante aos professores orientadores, figuras fundamentais e essenciais nessa jornada, não apenas dela, mas de todos os alunos.

Os estudantes da delegação foram selecionados através da QItec, Feira de Ideias da QI Faculdade & Escola Técnica, realizada em Gravataí neste ano. A iniciativa busca valorizar o trabalho científico dos estudantes e incentivá-los a buscar soluções por meio da ciência. Uma das alunas que participou foi Ingrid Samara Laurêncio Santos, 24 anos, que se formou alguns dias depois de conquistas seu credenciamento para a Infomatrix Brasil. Ela era estudante do Curso de Graduação em Processos Gerenciais pela QI Alberto Bins, e defende nesta edição seu projeto intitulado “Escolha finanças: Conscientização sobre a administração correta dos recursos financeiros empresariais”. “Participar foi incrível. Pude conhecer pessoas novas, de novos países e realizar troca de conhecimentos e cultura. Eu também consegui socializar com meus colegas de QI que eu não conhecia pessoalmente e foi incrível compartilhar esses dias de vida com eles e eu amei cada minuto”, afirma a estudante. Sua expectativa com seu projeto é de que as pessoas possam conhecer de forma descomplicada a importância da parte financeira para micro e pequenos empreendedores.

A QI já tem um histórico de sucesso na Infomatrix Brasil. No ano passado, estudantes da instituição foram premiados e dois conseguiram credenciamento para a edição do Chile, realizada este ano em Chillán. Desses, um projeto levou a medalha de ouro e outro conquistou o bronze. A medalhista de bronze, Leandra Castro, marcou presença neste ano como voluntária para apoiar e incentivar os novos talentos.

O resultado dos esforços deste ano será revelado nesta sexta-feira, dia 22, às 19h, na cerimônia de encerramento da feira.

Destaques da Delegação

1. Sistema de avaliação discreta do estado comportamental de colaboradores para gestão e acompanhamento psicológico preventivo – Thelbio Caetane Navarro

2. Sistema de controle de pontos de higienização em hospitais – Yasmin Lopes de Lima

3. Proteja-se: aplicativo contra o câncer de pele – Bruno Ferreira Quadros da Silva

4. Conscientização financeira empresarial – Ingrid Samara Laurencio Santos

5. Dominó musical – Iasmim Araujo Martins

6. Tabela periódica para alunos autistas visuais – Karen Michele Pinto Ferreira

7. CIÊNCIA ON: plataforma para jovens pesquisadores – Raquel Teixeira Rezende Alves

8. Lixo Zero: biogás e placas para construção – Kailani Beatriz Fernandes de Almeida Tormes

Professores orientadores presentes

Rodrigo Barreto, Andreza Barcaro, Diana Schneider, Cristina Cavalcanti

Voluntária destaque

Leandra Castro, estudante do Curso Técnico em Recursos Humanos pela QI de Alvorada.