Delegação da QI é premiada na Infomatrix Brasil

Ao todo foram 10 prêmios entre medalhas e credenciamentos para outras feiras nacionais e internacionais, com destaque para Londres.

Nesta sexta-feira, dia 22, a delegação da QI Faculdade & Escola Técnica, composta por alunos e professores, foi reconhecida pela excelência de seus projetos na Infomatrix Brasil, realizada no Centro Universitário Sociesc de Blumenau, Santa Catarina. Os estudantes foram selecionados através da QItec, Feira de Ideias da QI Faculdade & Escola Técnica, que ocorreu este ano em Gravataí.

A QI Faculdade & Escola Técnica incentiva constantemente seus alunos a buscarem soluções através da ciência, com o objetivo de valorizar o trabalho científico dos estudantes. A delegação da QI é um reflexo desse incentivo. Durante a cerimônia de encerramento o Diretor da Infomatrix Brasil, Carlos Martins, mencionou a importância do Jovem Cientista Master – iniciativa pioneira da QI que foi abraçada pela organização do evento – e como essa oportunidade de inclusão de pessoas acima de 35 anos para a criação de projetos científicos. O Jovem Cientista Master se tornou categoria dentro da Infomatrix Brasil. Ele reforçou a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade e prosseguiu para as premiações.

Dentre os premiados, destacam-se os projetos como “CIÊNCIA ON”, de Raquel Teixeira Rezende Alves, que obteve a Medalha de Prata e o credenciamento para a IWISE – International Worlds Innovative Student Expo em Londres. O “Dominó musical”, de Iasmim Araujo Martins, conquistou a Premiação Jovem Cientista Master – Medalha de Ouro e a Medalha de Prata. “Proteja-se”, o aplicativo criado por Bruno Ferreira para combater o câncer de pele, ganhou credenciamento para a Febrace em São Paulo.

Outros projetos, como a “Conscientização sobre a administração correta dos recursos financeiros empresariais”, de Ingrid Samara Laurencio Santos, recebeu Medalha de Prata, e Credenciamento para a Infomatrix Argentina, em Buenos Aires. O Projeto “Eu Vejo Química”, de Karen Michele Pinto Ferreira, também foi reconhecido, recebendo a Medalha de Prata pelo Jovem Cientista Master, além de outra Medalha de Prata no geral. “Sistema de avaliação discreta do estado comportamental de colaboradores para gestão e acompanhamento psicológico preventivo” de Thelbio Caetane Navarro, foi premiado com a Medalha de Bronze pelo Jovem Cientista Master.

Um dia para descanso e reflexão

Após dois dias intensos de apresentações de projetos, a delegação aproveitou a sexta-feira para um merecido descanso. Os alunos e professores decidiram passar o dia em Pomerode, onde puderam regular o sono e desfrutar da tranquilidade antes da Cerimônia de Encerramento da Infomatrix Brasil.

Thelbio Caetane Navarro, 35 anos, estudante do Curso Técnico em Informática para Internet na QI de Esteio desenvolveu o projeto “Sistema de avaliação discreta do estado comportamental de colaboradores para gestão e acompanhamento psicológico preventivo” e afirmou suas impressões sobre o que foi estar na Infomatrix Brasil: “No inicio eu estava muito nervoso. Não tenho muita experiência com apresentações assim, mas foi uma experiência muito boa”. Ele revelou ter gostado da integração com outras pessoas apresentando seus trabalhos, tanto brasileiros como estudantes do exterior.

Para Karen Michele Pinto Ferreira, 40 anos, estudante do Curso de Graduação em Pedagogia pela QI Alberto Bins, o seu projeto “Eu Vejo Química: tabela periódica dos elementos químicos para alunos autistas visuais” é especial por ter ligação com seu filho, que possui um grau de autismo. “Essa viagem foi a coisa mais importante que poderia ter acontecido na minha vida, aos 40 anos de idade, e prestes a me formar em licenciatura em pedagogia. Vivenciar toda essa experiência de poder estar em outro Estado representando uma causa que eu acho extremamente importante, que é a causa autista, estar defendendo esse projeto que foi feito com tanto carinho”.

A delegação era formada pelos professores orientadores Rodrigo Barreto, Andreza Barcaro, Diana Schneider, Cristina Cavalcanti e pela estudante voluntária Leandra Castro, do Curso Técnico em Recursos Humanos pela QI de Alvorada.