O palco da QItec 2023, feira de ciências focado em ideias, chegou ao seu final por volta das 21h da última sexta-feira, dia 7. Com 35 inovadores projetos competindo por mais do que apenas prêmios – a chance de marcar presença em outras Feiras de Ciência e Tecnologia de renome – a jornada foi um testemunho palpável do potencial ilimitado da determinação e criatividade dos alunos da QI.
A QItec, a feira de ciências focada em ideias inovadoras, celebrou a sua sétima edição. O início do dia foi marcado por um céu nublado, com a chuva se tornando uma presença constante até o seu final. Sob a sombra de um ciclone extratropical, a incerteza pairava sobre o destino do evento. Com ecos do adiamento do evento no dia 16 de junho, devido a um ciclone anterior, parecia que a história estava prestes a se repetir. Contudo, o destino quis seguir um novo rumo ainda que a chuva, embora persistente, permanecesse fraca até o fim da noite.
A determinação dos alunos, por outro lado, foi tudo menos fraca. Com determinação eles revelaram a relevância de diversos temas trazidos à feira, e defenderam suas ideias com base na inovação. Com um total de 35 projetos abordando uma variedade de assuntos, os estudantes trouxeram para o palco suas perspectivas únicas, propondo soluções diversificadas e criativas.
Um dos projetos presentes nesta edição foi o Cinto para alívio das dores provocadas pela cólica menstrual, de Djully Meili Bernardi e Kauan Bernardi, ambos de 13 anos. Alunos do curso Profissional do Futuro QI de Caxias do Sul, desenvolveram a ideia ainda durante o curso quando fizeram dupla e propuseram um cinto capaz de aliviar as dores provocas pela dismenorreia primária. Segundo Djully “O objetivo foi criar um cinto capaz de aliviar dores em cólicas menstrual para mulheres”. O projeto surgiu a partir de uma experiência pessoal de Djully, que afeta de 70% a 90% das mulheres – com 15% das adolescentes sofrendo dores fortes capazes de afetar o desempenho escolar e de aprendizado – conforme estudo da UFPB. “O cinto proposto tem duas funções. Aquecer a barriga aliviando as dores da cólica menstual, e uma função de massagem”, afirma Kauan. Ambos receberam a Medalha de Bronze por sua ideia, além do credenciamento para a Mostratec 2023, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, que acontece em Outubro, em Novo Hamburgo.
Bruno Ferreira Quadros da Silva tem 17 anos e já faz o Curso Técnico em Enfermagem pela QI da Alberto Bins. Seu projeto, Proteja-se: o aplicativo que combate o câncer de pele, é de um app elaborado para funcionar de forma simples e ágil, que gera pontos que podem ser acumulados e trocados por protetor solar – o método preventivo mais eficaz contra o câncer de pele, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso o projeto prevê que o app contaria com um blog, onde todos os tipos de materiais sobre o tema do câncer de pele estariam acessíveis com uma linguagem técnica e científica sendo traduzida para uma linguagem mais populacional. Bruno conta como tudo começou: “A ideia surgiu de um caso de uma pessoa muito importante, que eu presenciei que foi diagnosticado com câncer de pele em estágio terminal. “Há muito tempo eu venho pensando se a gente tem alguma maneira de mudar esses futuros diagnósticos”, afirma. Não para menos, Bruno comenta sobre o fato do Brasil estar na linha de frente dos países com mais casos de câncer de pele. “33% de todos os casos de câncer no país, são de câncer de pele. Durante toda minha jornada na saúde eu pensei como posso contribuir para essa mudança”, comenta o estudante. Na QItec o projeto lhe rendeu a Medalha de Ouro na categoria Técnico Eixo Saúde e credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023, em Blumenau.
Neste ano o Jovem Cientista Master, parceria da QI com a Infomatrix Brasil e a Solacyt (Sociedad Latinoamerica de Ciencia y Tecnologia), foi renovada. A iniciativa tem como objetivo iniciar um movimento nacional para a inclusão de pesquisadores acima de 30 anos no universo da pesquisa. Iasmin Araújo Martins, de 30 anos, é estudante do Curso Técnico em Administração pela QI Novo Hamburgo e foi uma das representantes dessa categoria. Ela explica seu projeto chamado Dominó Musical: “Meu projeto é um dominó musical, que funciona com as mesmas regras, mas com notas musicais que tem cores específicas. Quando as peças se conectam com a mesma cor, e a mesma nota, elas tem vibração e acaba tornando ele um jogo inclusivo para crianças com deficiência visual, auditiva, autistas e sem deficiência. Todas podem jogar”. Ela conta que seu projeto surgiu a partir de uma matéria do curso técnico com a professora Diana Gottschalck, onde ela escolheria um jogo de quando era criança para trazer para a atualidade com emprego de tecnologia. “Eu pensei como trazer o dominó com tecnologia e surgiu a ideia de colocar barulho. E isso tornou o jogo inclusivo e fui aumentando o projeto com mais ideias”. Iasmin revela ser a primeira vez que participa de uma feira de ciências “Eu fico bem empolgada falando da minha ideia, porque como saiu da minha cabeça eu consigo explicar ela e estou achando bem divertido e interessante”. A estudante conseguiu com seu projeto a Medalha de Prata e credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023, em Blumenau, pelo Jovem Cientista Master.
Vera Lima Ceroni novamente prestigia a QItec
Neste ano a Embaixadora Mundial da Paz, Vera Lima Ceroni, prestigiou novamente a QItec. Ela, que havia participado também da edição 2022, discursou em frente ao palco para os estudantes e demais visitantes da feira sobre a importância da ciência e dos estudos para toda a sociedade.
Vera está a frente do Instituto Piazitos, que traz como lema “No bolso de uma bombacha não cabem Drogas“. A iniciativa, que já existe há 10 anos, busca trazer o tradicionalismo gaúcho para jovens em situação de vulnerabilidade como medida de prevenção ao uso de drogas e de recuperação para dependentes químicos. Prova disso foi a apresentação dos jovens que compõem um grupo musical, chamado Piazitos de Ouro. O grupo se apresentou momentos antes da premiação, e mostrou como o talento não possui pré-requisito de idade.
Personalidades notáveis que prestigiaram o evento incluíram Selma Fraga, Secretária Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luciane Golo Cauduro, da FTD Educação, Bruna Lesina, da FEMUCI, Cristian Henrich, um orgulhoso ex-aluno da QI e patrocinador da QItec de 2022 e 2023 e Vera Lima Ceroni, Embaixadora Mundial da Paz e Presidente do Instituto Piazitos.
GALERIA DE IMAGENS DO EVENTO
Confira os projetos premiados
Tabuleiro digital de regulação de cores para daltônicos
Estudante: Bianca do Nascimento Themóteo
Escola / Curso: Abraçando com Ciência
- Medalha de Ouro (categoria Abraçando com Ciência)
- Credenciamento para a Infomatrix Equador 2024 (Quito)
Calendário de regulação de emoções para crianças em tratamento oncológico
Estudante: Daniella Yasmin dos Santos Pereira
Escola / Curso: QI ESTEIO / Profissional QI
- Medalha de Ouro (categoria Profissional QI)
- Credenciamento Infomatrix Brasil 2023 (Blumenau)
Simulador de cirurgias com uso de óculos VR
Estudante: Lucas Fernandes Machado
Escola / Curso: QI SALGADO FILHO / Técnico em Administração
- Medalha de Ouro (categoria técnico eixo Gestão)
- Credenciamento para a Infomatrix Equador 2024 (Quito)
Sistema de controle de pontos de higienização para a redução de contaminações cruzadas em hospitais
Estudante: Yasmin Lopes de lima
Escola / Curso: QI CAXIAS DO SUL / Técnico em Informática para Internet
- Medalha de Ouro (categoria técnico eixo TI)
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 (Blumenau)
Proteja-se: o aplicativo que combate o câncer de pele
Estudante: Bruno Ferreira Quadros da Silva
Escola / Curso: QI ALBERTO BINS / Técnico em Enfermagem
- Medalha de Ouro (categoria técnico eixo Saúde)
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 (Blumenau)
Conscientização sobre a administração correta dos recursos financeiros empresariais
Estudante: Ingrid Samara Laurencio Santos
Escola / Curso: QI ALBERTO BINS / Graduação em Processos Gerenciais
- Medalha de Ouro (categoria graduação)
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 (Blumenau)
Dominó musical
Estudante: Iasmim Araujo Martins
Escola / Curso: QI NOVO HAMBURGO / Curso Técnico em Administração
- Medalha de Prata
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 – Jovem Cientista Master (Blumenau)
A Dama na Floresta – O Diário de Sissi
Estudante: Milena Annita da Silva Goldbeck
Escola / Curso: QI CAXIAS DO SUL / Profissional QI
- Medalha de Prata
- Credenciamento para a Mostratec 2023 (Novo Hamburgo)
Proposição de uma cadeira de rodas elétrica acionada por chaves e com aproveitamento de energia solar
Estudante: Rafaela Andrade da Silva Madruga
Escola / Curso: QI RIO GRANDE / Técnico em Administração
- Medalha de Prata
- Prêmio Start Sebrae (participação no programa Start de mentoria e modelagem de negócios)
Cama leito com dispositivo de banho acoplado
Estudante: Tiago Silveira de Lima / Victoria Sibulski Mesquita da Luz
Escola / Curso: QI JUCA BATISTA / Técnico em Enfermagem
- Medalha de Prata
- Prêmio Start Sebrae (participação no programa Start de mentoria e modelagem de negócios)
Extrusora de baixo custo para plástico mole e análise do seu impacto econômico
Estudante: Carlos Charles Lopes Figueira / Guilherme Arruda Arpino
Escola / Curso: QI RIO GRANDE / Técnico em Administração
- Medalha de Prata
- Credenciamento para a Mostratec 2023 (Novo Hamburgo)
Projeto Eu Vejo Química: tabela periódica dos elementos químicos para alunos autistas visuais
Estudante: Karen Michele Pinto Ferreira
Escola / Curso: QI ALBERTO BINS / Graduação em Pedagogia
- Medalha de Prata
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 – Jovem Cientista Master (Blumenau)
CIÊNCIA ON – disseminando as feiras científicas e atraindo jovens para a pesquisa através de uma plataforma unificada
Estudante: Raquel Teixeira Rezende Alves
Escola / Curso: Abraçando com Ciência
- Medalha de Prata
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 (Blumenau)
Website do sistema RPG AÇÃO V REAÇÃO: um portal de acesso à cultura
Estudante: Wilson de Oliveira da Costa
Escola / Curso: QI GRAVATAÍ / Graduação em Sistemas para Internet
- Medalha de Bronze
- Prêmio Start Sebrae Gravataí (participação no programa Start de mentoria e modelagem de negócios, oferecido pela prefeitura de Gravataí em parceria com o Sebrae)
NO ANIMAL – ração vegana, orgânica e sazonal
Estudante: Nathalia Santos Coelho / Renata Oliveira Vedoy
Escola / Curso: QI ALBERTO BINS / Técnico em Administração
- Medalha de Bronze
- Prêmio Start Sebrae (participação no programa Start de mentoria e modelagem de negócios)
Projeto Warning
Estudante: Eduardo Nunes Valério / Letyenne De Vasconcellos Machado
Escola / Curso: QI RIO GRANDE / Técnico em Logística
- Medalha de Bronze
- Prêmio Start Sebrae (participação no programa Start de mentoria e modelagem de negócios)
Cinto para alívio das dores provocadas pela cólica menstrual
Estudante: Kauan Bernardi / Djully Meili Bernardi
Escola / Curso: QI CAXIAS DO SUL / Profissional QI
- Medalha de Bronze
- Credenciamento para a Mostratec 2023 (Novo Hamburgo)
FisioTec
Estudante: Mateus Silveira Soares / Antônio Paulo da Silva Mafalda
Escola / Curso: QI ALVORADA / Técnico em Informática para Internet
- Medalha de Bronze
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 (Blumenau)
Lixo Zero: biogás e placas para construção de casas e móveis
Estudante: Kailani Beatriz Fernandes de Almeida Tormes
Escola / Curso: QI VIAMÃO / Técnico em Administração
- Medalha de Bronze
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 (Blumenau)
Tonel para coleta de óleo com alerta automático de nível para otimização logística
Estudante: Roger Varela dos Santos / Pedro Henrique Ferrarini
Escola / Curso: QI CAXIAS DO SUL / Técnico em Informática para Internet
- Medalha de Bronze
- Prêmio Start Sebrae (participação no programa Start de mentoria e modelagem de negócios)
Aplicativo para interligar postos e hospitais SUS agilizando o atendimento de pacientes com câncer
Estudante: Eli Roberto de Carvalho
Escola / Curso: QI ASSIS BRASIL / Técnico em Administração
- Medalha de Bronze
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 – Jovem Cientista Master (Blumenau)
Sistema de avaliação discreta do estado comportamental de colaboradores para gestão e acompanhamento psicológico preventivo
Estudante: Thelbio Caetane Navarro
Escola / Curso: QI ESTEIO / Técnico em Informática para Internet
- Medalha de Bronze
- Credenciamento para a Infomatrix Brasil 2023 – Jovem Cientista Master (Blumenau)
Vending Machine para pessoas em situação de fome
Estudante: Benjamin Adonias de Andrade Freitas
Escola / Curso: QI ESTEIO / Técnico em Informática para Internet
- Medalha destaque (participação)
- Credenciamento para a feira FEMUCI 2024 (Esteio)
Luke in the dark world: um jogo para conscientização sobre a drogadição infantil
Estudante: Gabriel Valim
Escola / Curso: QI CAXIAS DO SUL / Técnico em Informática para Internet
- Medalha destaque (participação)
- Prêmio Piazitos de Proteção à Infância e Juventude (mentoria para desenvolvimento do projeto)
Integrando e auxiliando o desenvolvimento do autista
Estudante: Rosalia Aires Menezes
Escola / Curso: QI GUAÍBA / Técnico em Segurança do Trabalho
- Medalha destaque (participação)
- Prêmio Start Sebrae (participação no programa Start de mentoria e modelagem de negócios)
Pulseira Eletrônica – Identifica e Protege
Estudante: Marcelo Ortiz Filho
Escola / Curso: QI GUAÍBA / Técnico em Segurança do Trabalho
- Medalha destaque (participação)
- Prêmio Start Sebrae (participação no programa Start de mentoria e modelagem de negócios)
Sistema de segurança de informação através do fracionamento dos dados em rede BlockChain
Estudante: Guilherme Silva da Rosa
Escola / Curso: QI CAXIAS DO SUL / Técnico em Informática para Internet
- Medalha destaque (participação)
- Prêmio Cyberhood de Segurança da Informação (bolsa de estudos)
Maleta Inteligente
Estudante: Jhasmmim Cardoso da Silveira
Escola / Curso: QI RIO GRANDE / Técnico em Administração
- Medalha destaque (participação)
Sistema de verificação de umidade do solo para Plantações e Hortas
Estudante: Talissa Gabriela da Silva Teixeira
Escola / Curso: QI SÃO LEOPOLDO / Técnico em Informática para Internet
- Medalha destaque (participação)
Projeto HOPE
Estudante: Luana Larissa Araújo da Silveira
Escola / Curso: Abraçando com Ciência
- Medalha destaque (participação)
Criação de regletes de baixo custo para crianças com deficiência visual através do uso de materiais alternativos
Estudante: Hellen Soares da Silva / Giovana Flôres Severo
Escola / Curso: QI CAXIAS DO SUL / Profissional QI
- Medalha destaque (participação)