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Os mitos mais falados sobre o curso de Graduação em Marketing Digital

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Fazedor de meme. O dia todo vendo vídeo no celular. É só postar uma foto nas redes sociais. Levanta a mão quem nunca ouviu que o profissional de Marketing é, ou trabalha, com isso?! Quem dera o mundo da comunicação fosse fácil assim, não é mesmo.

Engana-se quem acha que o curso de Marketing envolve essas citações. Sim, há possibilidade de trabalhar com criação de vídeos, pensar fora da caixa e postar conteúdos. Mas, muito além, desses exemplos, o profissional pode atuar em outras posições, como por exemplo: 

  • Gestão de redes sociais;
  • E-Commerce e comunicação digital;
  • Comportamento do consumidor;
  • Planejamento e empreendedorismo;
  • Tráfego Pago.

Pensando nisso, iremos desmistificar esses mitos do curso abaixo.

Mitos sobre o curso para você ingressar de vez nessa profissão: 

Só engloba redes sociais: um dos mitos mais contatos é que a profissão se resume apenas às redes sociais. Além disso, faz parte também a estratégia de canais, otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo, e-mail marketing, anúncios pagos, marketing de influência, etc.

Blogs não agregam em mais nada: os blogs foram pioneiros das primeiras estratégias do marketing, hoje, algumas pessoas têm a visão de ser algo ultrapassado, mas enganam-se! Segundo dados da Hubspot, 50% dos profissionais da área investem nesse nicho e 94% das pessoas dizem compartilhar conteúdo de blogs com amigos. Outro ponto relevante, é a prática de SEO, de indexar uma página ou conteúdo na busca orgânica e obter acessos de link patrocinado sem custo.

O marketeiro que faz tudo: há quem deduza que o marketeiro é versátil e faz tudo dentro da empresa/agência – desenvolvimento site, redes sociais, comercial e, se duvidar, fazer a arte –  porém, é impossível fazer tudo de uma vez e ser especialista em tudo. 

É preciso estar em todas as plataformas: embora seja relevante estar presente nas plataformas para o seu cliente, não necessariamente você precisa estar em todas elas. O melhor é focar naquelas que seu público é mais ativo, oferecendo assim, algo mais relevante.

O marketing será substituído por robôs: é fato que a tecnologia tem avançado cada vez mais. Hoje, vemos a chegada da Inteligência Artificial e do Chat Gpt, auxiliando nossa rotina de trabalho, principalmente aqueles que trabalham com criação de conteúdo. 

É importante ressaltar que essas ferramentas executam bem apenas o trabalho rotineiro e as tarefas mais complexas ainda permanecem com pessoas, algo mais humanizado e escrito de forma mais leve e verdadeira, sem ser algo duro.

Talvez, em um mundo distante, a IA seja até capaz de entender sobre públicos-alvo e se comunicar com clientes e fornecedores com uma estratégia menos robotizada. 

E aí, vimos que o Marketing Digital é amplo e com inúmeras oportunidades para se destacar. Aqui na QI contamos com conceito nota 5 na avaliação institucional do MEC. Ingresse na FAQI e transforme para sempre sua visão sobre o universo digital.