Mostratec tem noite de premiações

Maior Feira de Ciência e Tecnologia da América Latina chega ao final de mais uma edição.

Na noite desta sexta-feira, 27, o Teatro da Feevale foi o palco da premiação da Mostratec 2023. O evento iniciou às 20h e contou com a presença de alunos, professores orientadores, convidados e autoridades. Na ocasião estiveram presentes pela QI a Gerente Regional de Educação, Roberta Brodt, a Diretora de Educação, Patrícia Cardoso, e a Diretora Regional, Leiva Santos, além do professor, orientador e diretor do Centro de Pesquisa Joseph Elbling, Rodrigo Barreto.

A QI Faculdade & Escola Técnica esteve presente na ocasião. Este ano a Instituição foi uma das patrocinadoras, além de premiar o projeto “Eletro nas Mídias” com o Prêmio QI de Inovação, entregue por Roberta Brodt e Rodrigo Barreto. O projeto do aluno, Rael de Oliveira, da Fundação Liberato busca reverter a queda de interesse pelo Curso Técnico de Eletrotécnica através de análises de dados e uma estratégia audiovisual. Rael obteve uma bolsa de estudos integral em um curso de graduação da sua escolha.

Este ano a Mostratec contou com 785 projetos de 15 países. Da QI foram quatro projetos, defendidos por seis estudantes. Carlos Charles Lopes Figueira, aluno da QI de Rio Grande, levou sua abordagem para o desafio do descarte de plásticos, um dos maiores problemas ambientais da atualidade, com o projeto “Extrusora de baixo custo para plástico mole e análise do seu impacto econômico”. Já Raquel Teixeira Rezende Alves, estudante do QI Fly, traz sua pesquisa premiada com Medalha de Prata na Infomatrix Brasil, em Blumenau. Seu projeto “CIÊNCIA ON – disseminando as feiras científicas e atraindo jovens para a pesquisa através de uma plataforma unificada” agrega informações e dicas sobre diferentes feiras de ciência, visando democratizar o acesso a esses eventos educacionais para estudantes de todo o país.

Aécio Brumel e João Victor Roth, egressos da QI Faculdade e Escola Técnica de Gravataí e Novo Hamburgo, obtiveram Medalha de Ouro neste ano na Infomatrix Chile e levaram seu projeto “Aplicativo de cartões de enfrentamento como auxílio na ansiedade paroxística episódica” também para a Mostratec. Quem participou também, mas pela Mostratec Junior (que inclui alunos do ensino infantil e fundamental), Djully Meili Bernardi e Kauan Bernard, alunos do Profissional do Futuro da QI de Caxias do Sul, com o projeto “Cinto para alívio das dores provocadas pela cólica menstrual”.

Todos os projetos, que se destacaram na QItec, são um orgulho para a QI em especial por seus alunos e o mérito pela transformação social através da inovação. A QI Faculdade & Escola Técnica reforça seu compromisso com a responsabilidade social e com a ciência e a inovação para transformação da sociedade em um lugar melhor e mais justo para todos. Após uma série de conquistas em outras feiras de ciência e tecnologia ao longo do ano, o Centro de Pesquisa Joseph Elbling se prepara para o próximo ano visionando novos trabalhos e novas mentorias.