Mostratec chega ao fim nesta quinta-feira

Alunos da QI são marcados em jornada de aprendizado, networking e experiências.

A Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, chegou ao seu grande final nesta sexta-feira, 27 de outubro. Após dias intensos de trocas de experiências, apresentações de projetos inovadores e muita aprendizagem, os estudantes e participantes se preparam agora para a cerimônia de premiação, que ocorrerá às 20 horas no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo.

Estamos ansiosos para a cerimônia de premiação e com grandes expectativas de que nossos estudantes da QI Faculdade & Escola Técnica sejam reconhecidos por seu empenho e criatividade. Sabemos do potencial de cada um deles e do impacto positivo que seus projetos podem ter na sociedade.

Ontem, quinta-feira, tivemos a premiação da Mostratec Junior, onde nossos queridos alunos Djully Meili Bernardi e Kauan Bernard, do Profissional do Futuro pela QI de Caxias do Sul, apresentaram um cinto eletrônico inovador desenvolvido para aliviar as dores de cólicas menstruais. Gostaríamos de ressaltar o quanto estamos orgulhosos deles por terem chegado até aqui, sendo os nossos estudantes mais novos nesse circuito de mostras científicas de 2023. O reconhecimento não se limita apenas a prêmios, e o aprendizado e a experiência adquiridos por eles nessa jornada são igualmente valiosos.

Após a premiação da Mostratec Junior, tivemos a contagem regressiva para o encerramento da feira, um momento de emoção e reflexão sobre tudo o que foi vivenciado ao longo desses dias. Agora, com a cerimônia de premiação se aproximando, estamos confiantes de que essa edição da Mostratec será inesquecível para todos nós da QI Faculdade & Escola Técnica. Boa sorte a todos os nossos estudantes!

Time da QI deu show

Não foram apenas os estudantes que deram um show nas apresentações. Este ano tivemos a participação de diversos profissionais da QI, se revezando e apoiando uns aos outros. Trabalhar em feiras de ciência como a QItec e a Mostratec se mostra um desafio, mas, neste ano houve a parceria entre diversos colaboradores, que se revezaram na cobertura.

Muitos professores foram além das salas de aulas, levando seus alunos para a Mostratec e mostrando o potencial que a educação tem na vida de milhares de alunos. Além disso, o poder que uma simples ideia pode ter para mudar uma vida e toda uma sociedade, quando bem trabalhada e orientada por nossos professores, papel este que tem sido assumido nos últimos anos pelo Centro de Pesquisa Joseph Elbling e por nosso corpo docente.

A Gerente Regional de Educação, Roberta Brodt, comentou: “A QI é uma instituição educativa que, há 33 anos, realiza sonhos através da educação de qualidade para jovens e adultos! Nossas pessoas, sejam professores, instrutores e demais colaboradores, sustentam esses sonhos no investimento diário em ambientes técnica e emocionalmente qualificados, onde se constrói excelência humana e acadêmica”. Ela concluí ainda: “A todos e todas o nosso muito obrigada por fazerem da Mostratec mais uma oportunidade para ‘ser, conhecer e conviver’”.

Leandra Castro é convidada do SEBRAE

Leandra Castro chegou ao mundo científico por acaso, inspirada por um trabalho e decidida a arriscar o sucesso na QItec de 2022. Sua trajetória levou ela a desenvolver um projeto de uma squeezie que funciona a partir de alarmes que o próprio usuário pode personalizar para se adaptar a sua rotina. Através de alarmes sonoros e visuais, o squeezie conta com acessibilidade para pessoas que possuam deficiência visual, ou aditiva, permitindo que possam utilizar essa tecnologia. O squeezie ainda conta com sensores para detectar o nível da água, e confimar se o usuário está ingerindo a quantidade correta a cada alarme, além de medir a temperatura do ambiente, afinal existe a tendência de se beber mais água em dias quentes e menos em dias mais frios.

A partir da QItec, Leandra partiu para a Infomatrix Brasil em Blumenau e depois para a Mostratec, ainda no ano passado, quando ganhou o Prêmio SKA de Inovação Tecnológica. O projeto ainda teve oportunidade de participar neste ano de uma edição internacional da Infomatrix, no Chile, através de uma expedição acadêmica organizada pela QI. O projeto “Do Atlântico ao Pacífico”, deve virar documentário e mostrar a sua jornada desde os preparativos realizados em Cidreira, até a chegada no Oceano Pacífico e sua conquista da medalha de bronze na feira de ciências.

E o SEBRAE convidou Leandra para o Projeto START neste ano, onde os participantes recebem visitas de investidores e realizam networking. Além disso, no último dia de Mostratec, ela teve a oportunidade de apresentar no palco principal da feira um Pitch de vendas para empresários, entusiastas e frequentadores da feiras.

Durante um evento realizado pela Petrobrás, durante a Mostratec, foi discutido abertamente sobre inovação. Durante a sessão de perguntas, Leandra questionou sobre como a Marinha lida com a hidratação dos trabalhadores em plataformas offshore. A pergunta foi considerada criativa e inusitada, levando-a a explicar sobre seu projeto de uma garrafa especial para hidratação em ambientes industriais. Após sua explicação, ela foi desafiada a apresentar seu projeto ao vivo para os trabalhadores de uma plataforma da Petrobras e, como resultado, uma representante da Petrobrás que esteve presente na Mostratec se interessou pelo projeto e marcou uma reunião para conhecer mais sobre a ideia e discutir possíveis colaborações.

Esse caso ilustra o potencial que eventos como a Mostratec têm de conectar estudantes com boas ideias e investidores, proporcionando oportunidades de parcerias e exposição para projetos inovadores.

E você? Tem uma ideia? Acompanhe nossas redes sociais para saber mais da QItec e as oportunidades que o mundo científico pode trazer para a sua vida.