Acontece aQI

Intercambiando: intercâmbio para a vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No último texto da série Intercambiando, vamos explorar como é para um intercambista estudar na Austrália. Straya¹, para os íntimos, é um dos países mais procurados pelos estudantes que buscam realizar intercâmbio, e isso se deve em grande parte às oportunidades de vivenciar uma cultura completamente diferente da que o país oferece.

Mais adiante vamos discutir os principais aspectos que tornam a Austrália um destino tão atraente para estudantes brasileiros, desde os processos de admissão e obtenção de visto, até as experiências culturais e acadêmicas que os estudantes podem esperar ao estudar no país.

Hey mate², I’m going to have an English sesh³ at the library this afternoon. Want to join me and practice a bit? (Ei amigo, vou ter uma sessão de inglês na biblioteca hoje à tarde. Você quer se juntar a mim e praticar um pouco?)

Por que estudar Inglês no exterior se posso aprender aqui? Ou vice-versa. Entenda que aprender Inglês no QI Fly não anula o aprendizado através de um intercâmbio, pelo contrário!

Se você está pensando em fazer um intercâmbio para estudar inglês na Austrália, saiba que aprender inglês com o QI Fly é uma excelente maneira de se preparar para essa experiência. O inglês é a língua oficial da Austrália e é fundamental para que qualquer pessoa se comunique com as pessoas, além de entender as aulas e tirar o máximo proveito da sua estadia no país.

Ao aprender inglês com o QI Fly, você estará preparado para enfrentar desafios linguísticos, o que aumentará sua confiança e segurança na hora de falar com nativos. Além disso, você terá uma base sólida no idioma, o que permitirá que você refine seu domínio na língua inglesa e aproveite ao máximo sua experiência no exterior. 

É importante ressaltar que estudar inglês no exterior não significa apenas aprender o idioma de uma forma mais aprofundada. Quando você está em um país estrangeiro, é exposto a diferentes culturas, costumes e hábitos. Isso pode ajudá-lo a ampliar sua visão de mundo, aumentar sua tolerância e compreensão em relação a diferentes pontos de vista e torná-lo mais aberto e adaptável.

Ao estudar inglês na Austrália, você terá a oportunidade de experimentar uma nova cultura, vivenciar novas experiências, conhecer pessoas de diferentes partes do mundo e, é claro, aprimorar ainda mais suas habilidades no idioma. Em resumo, estudar inglês com o QI Fly antes de fazer um intercâmbio para a Austrália é fundamental para se preparar para essa experiência enriquecedora. 

If you want to learn the fair dinkum4 Aussie5 way of greeting people, don’t be afraid to throw a ‘G’day6 mate!’ when you meet someone (Se você quer aprender a cumprimentar as pessoas de maneira autenticamente australiana, não tenha medo de dizer ‘G’day mate!’ quando encontrar alguém)

Uma das preocupações mais importantes para quem busca fazer um intercâmbio na é sobre sua capacidade de se manter no país. Para isso deve-se levar em consideração a possibilidade de conseguir um trabalho temporário durante a sua estadia. A boa notícia é que a Austrália oferece diversas oportunidades de emprego para intercambistas.

Antes de mais nada, é importante entender que existem regras para quem quer trabalhar na Austrália como estudante de intercâmbio. De forma geral, é permitido trabalhar até 40 horas a cada duas semanas durante o período de estudos. Durante o período de férias escolares, contudo, é possível trabalhar em tempo integral.

Algumas das áreas com mais oportunidades de emprego para intercambistas são o setor de serviços, como restaurantes, cafeterias e lojas, e o setor de turismo, como hotéis, resorts e agências de turismo. Outras opções incluem trabalhos em eventos, como festivais e shows, e em serviços de limpeza e manutenção.

Antes de começar a procurar por emprego, é importante ter em mente que a competição pode ser alta em algumas áreas, especialmente nas grandes cidades como Sydney e Melbourne. Crie um currículo e uma carta de apresentação em inglês, adaptados para o mercado australiano. Você pode buscar modelos na internet ou pedir ajuda a uma agência de intercâmbio.

Fazer networking e buscar informações sobre oportunidades de emprego através de conhecidos, colegas de estudo e professores é uma ótima forma de conseguir aumentar suas chances de encontrar um trabalho. Muitas vezes, as vagas são preenchidas por indicação ou por quem tem um bom relacionamento com os empregadores.

Esteja preparado para entrevistas e para responder perguntas em inglês. Pratique com antecedência e busque informações sobre as expectativas dos empregadores em relação a pontualidade, apresentação pessoal e habilidades interpessoais.

O trabalho para intercambistas na Austrália é uma ótima forma de ganhar dinheiro para se manter no país, e ainda usufruir de novas experiências durante o tempo livro. Acima de tudo, você terá uma imersão na cultura do país onde irá vivenciar o dia a dia e praticar o idioma em busca da fluência. Por isso, não tenha medo de se arriscar e buscar por oportunidades durante o seu intercâmbio.

Learning English is a ripper7 way to broaden your horizons (Aprender inglês é uma maneira incrível de expandir seus horizontes)

Pensando da perspectiva de um estudante de Inglês, é possível aprimorar e refinar seu idioma através do QI Fly. O curso vai permitir entre outras coisas ampliar o seu entendimento do idioma, permitindo que com o passar dos 4 módulos você desenvolva a leitura, escrita, fala e escuta. Ainda que conclua o curso, é possível seguir estudando através de um intercâmbio.

Se você está pensando na Austrália como destino para estudar inglês, uma das primeiras decisões que você terá que tomar é escolher a escola de idiomas que mais se adequa com você. Por sorte, o país conta com uma grande variedade de instituições de ensino, que incluem modelos com programas de imersão cultural, que oferecem aos estudantes internacionais uma ampla gama de opções para aprimorar suas habilidades em inglês.

Uma das principais vantagens de estudar em uma escola de idiomas na Austrália é que o país é conhecido por ter um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Muitas escolas têm professores altamente qualificados, excelentes recursos e uma atmosfera acolhedora e receptiva para estudantes internacionais.

Além disso, as escolas de idiomas na Austrália são conhecidas por oferecer programas de ensino que são ao mesmo tempo práticos e inovadores, combinando aulas em sala de aula com atividades extracurriculares para enriquecer a experiência de aprendizagem.

Através dessa soma de fatores, através do QI Fly você pode dar o start que precisa para um intercâmbio em outro país, e assim, expandir seus estudos vivenciando a cultura local na prática. Imagine que todas as atividades cotidianas e básicas do seu dia a dia serão feitas em outro país, onde o Inglês é o idioma que você precisará usar a todo momento. Seja para o trabalho e para o aprendizado, seja para comprar pão em uma padaria, ou para pedir informações de qual condução ou metrô usar.

Além disso, o intercâmbio vai além de refinar o idioma. Ela é uma oportunidade de vivenciar uma nova cultura, conhecer pessoas vindas das mais variadas partes do mundo, e de agregar mais valor às suas experiências pessoais, contanto até mesmo para te diferenciar no campo profissional. Tenha certeza que passar 1 ano estudando no exterior vai ter dar novas perspectivas e visões diferentes de mundo, além de te diferenciar em um processo seletivo.

QI Fly

A língua inglesa, considerada uma língua universal,  é um dos idiomas mais falados em todo o mundo. Através do Inglês você será capaz de explorar o mundo, conhecer diversas culturas novas e se comunicar fazendo novas amizades. 

Descubra as inúmeras possibilidades que a fluência em inglês proporciona. Prepare-se para encarar os desafios de um mundo cada vez mais conectado. Aprenda a leitura, a escrita e a conversação na língua inglesa com professores qualificados e amplie suas habilidades de comunicação no dia a dia, nos estudos e no trabalho.

Com a QI Fly, é possível se comunicar com o mundo, expressar suas ideias e se tornar o protagonista em qualquer situação, não importando onde esteja.

Vocabulary

¹ A palavra “Straya” é uma variação informal da palavra “Australia”;

² “Mate” é uma gíria que os australianos usam para se referir a amigos ou conhecidos. É uma palavra informal, mas usada frequentemente;

³ O termo “Sesh” refere-se a uma sessão de estudo ou de trabalho dedicada a aprender inglês;

4 Fair Dinkum é algo que é genuíno, autêntico ou verdadeiro. Na frase “fair dinkum” está sendo usado para descrever a autenticidade do cumprimento australiano que se pode aprender;

5 “Aussie” é uma gíria australiana que se refere a uma pessoa australiana ou algo relacionado à Austrália. É um termo informal e carinhoso usado pelos próprios australianos e por pessoas de outros países para se referir a pessoas ou coisas australianas;

6 “G’day” é uma forma informal de saudação, usada principalmente na Austrália. É uma contração da expressão “Good day” e é usada como uma forma amigável e descontraída de dizer “olá”;

7 “Ripper” é uma gíria australiana que significa “incrível”, “fantástico” ou “excelente”. É frequentemente usado para descrever algo positivo ou emocionante, como uma boa notícia, uma refeição saborosa ou um evento divertido. A expressão “ripper” é comumente usada em conversas informais na Austrália e faz parte da cultura australiana.