Entre os dias 16 e 18 de junho, a cidade de Gravataí foi palco de um evento voltado para o futuro do trabalho: o Hackathon. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Gravataí através da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), contou com o apoio do Sebrae-RS, do Sindilojas Gravataí, do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, e da Faculdade QI Brasil.
O Hackathon é uma maratona de criação e programação, onde equipes competem entre si para desenvolver uma solução inovadora, de acordo com o desafio proposto. O objetivo é incentivar a criação de soluções inovadoras e de base tecnológica que aproximem a indústria, os empresários, as empresas da mão de obra, gerando desenvolvimento econômico e social através da geração de emprego e renda.
Durante os três dias do evento, os participantes foram divididos em equipes e enfrentaram o desafio de apresentar a melhor solução para um problema proposto a uma banca de jurados. A programação incluiu trilhas de capacitação e mentorias para apoiar as equipes ao longo da jornada de criação e desenvolvimento. Os times eram compostos por desenvolvedores de software, designers gráficos, analistas de sistemas, estudantes da área de TI, especialistas em negócios e profissionais de RH.
O Professor e Coordenador do Nucleo de Inovação e Tecnologia da Faculdade QI Brasil, Silvio Cesar Viegas, teve a oportunidade de participar como jurado no evento. Em suas palavras: “O Hackathon foi uma experiência que permitiu discutir e trazer soluções para um problema que assola Gravataí e vários municípios do Brasil, a empregabilidade. Como reter os talentos no município? Durante o evento foram realizadas dinâmicas para construir uma solução, ao final foram 13 times apresentando seus projetos, com muita juventude participando, estudantes, profissionais, onde tive a oportunidade de fazer parte da comissão julgadora.”
O professor Viegas também elogiou a qualidade dos projetos apresentados, muitos dos quais utilizaram a inteligência artificial para oferecer soluções inovadoras. “Estes projetos foram muito bem montados e estruturados, onde a maioria optou por promover soluções com o apoio da inteligência artificial”, observou.
A equipe “Currículo Popular”, dos competidores Rodrigo Correa, Pedro Kondak, Cesar Zanette, Jorge Espíndola e Linus Schuster foi a grande vencedora. A ideia proposta por eles foi realizar um currículo para pessoas das classes D e E por meio de um chatbot no WhatsApp, que ficaria salvo na plataforma. Por meio dessa plataforma, utilizando filtros, as empresas buscariam os candidatos que preenchem as suas requisições de vagas, fazendo um “match”.
O Hackathon, realizado no Sindilojas Gravataí, representa um passo importante para fortalecer a cultura de inovação e empreendedorismo em Gravataí. Com o apoio de diversas instituições e empresas da região, e a motivação para resolver problemas sociais, a cidade sinaliza para o surgimento de novos empreendedores e soluções inovadoras.