O NADD – Núcleo de Apoio Docente e Discente – é um serviço da Instituição que tem como principal objetivo oferecer atendimento pedagógico e encaminhamento especializado aos discentes e docentes da faculdade.  Possui a finalidade de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, bem como, no desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, visando o comprometimento com o aprendizado, sendo este o principal valor da Instituição. Por se tratar de um núcleo de apoio pedagógico e psicopedagógico aos docentes e discentes suas ações estão de acordo com a legislação vigente, planos, políticas e projetos institucionais. As ações desenvolvidas pelo NADD buscam a promoção da permanência de todos os seus discentes na Educação Superior onde oportuniza o desenvolvimento dos projetos do setor e também da instituição.

Política do NADD

Coordenadora

Psicologa Jaqueline Pacheco dos Santos

Agendamento

Programa de Nivelamento

NIVELANDO CONHECIMENTOS PARA MELHOR DESEMPENHO NA GRADUAÇÃO

Objetivo: Para auxiliar o discente em seu trajeto acadêmico, a FAQI tem como política institucional a prática de mecanismo de nivelamento com vistas a favorecer o desempenho de forma integral do aluno.

Programa de Arte e Cultura

INTERVALO CULTURAL

O Intervalo Cultural propõe o enriquecimento e a formação cultural dos alunos e oportunizar a artistas da faculdade e fora dela um espaço para que eles possam mostrar seus talentos, além de ampliar as oportunidades de aprendizagem e troca de vivências por parte da comunidade acadêmica junto ao meio cultural, assegurando a devida reflexão de todos sobre a relevância desse meio para o desenvolvimento educacional da cidade. Sendo assim, o Intervalo Cultural, tem como objetivo potencializar a formação cultural dos estudantes e descobrir novos talentos, possibilitando maior aproveitamento do intervalo de forma descontraída por meio de eventos artísticos culturais.

Acessibilidade

A FAQI acolhe e atende as demandas específicas de cada aluno para garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a busca pelo sucesso destes alunos na Educação Superior.

A Educação Especial tem hoje definido um público-alvo específico:

  1. pessoas com deficiências (Auditiva e Surdez, Física, Intelectual, Visual e Múltiplas);
  2. pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
  3. pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação.

Em atendimento ao planejamento e às políticas institucionais, algumas ações são organizadas pelo NADD.

Ações desenvolvidas:

Acessibilidade atitudinal, Acessibilidade arquitetônica, Acessibilidade metodológica/pedagógica, Acessibilidade instrumental, Acessibilidade nas comunicações e Acessibilidade digital.

  1. Formações realizadas com toda a equipe acadêmica (atores pedagógicos, acadêmicos e comunidade), em diversos cenários de ambiente-aprendizagem;
  2. Piso tátil, Rampas para cadeirantes, Elevador, Adaptação de escadas (com corrimão e guarda-corpo adaptados visando a acessibilidade), Portas de acesso de salas de aula, banheiros e demais ambientes, com largura suficiente para cadeirantes, Carteiras adaptadas, Sanitários adaptados, Refeitório adaptado (com espaço para circulação e mesas que permitem sua utilização por cadeirantes), Rampas em ambientes com desnível, vagas de estacionamentos da Faculdade QI Brasil, próximas dos acessos de circulação de pedestres para veículos que transportam pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
  3. Adaptações de acesso ao computador (computador com teclado em braille); atuação de intérprete de Libras para alunos surdos (contrato sob demanda)
  4. Placas em braile Em todas as portas
  5. Tutor de Plantão
  6. Biblioteca virtual: Barra de acessibilidade – onde localizam-se os atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste; Teclas de atalho – permite a navegação via teclados, Conexão com softwares de Acessibilidade – recomenda-se o uso de NVDA e DOSVOX.
  7. VLIBRAS: é um tradutor de páginas web que traz acessibilidade digital em LIBRAS para a comunidade surda. Este aplicativo quebra a barreira de comunicação que há entre ela e os ouvintes. As soluções buscam democratizar o acesso à informação e à comunicação, sendo complementares ao trabalho dos intérpretes de LIBRAS. A ferramenta possibilita maior autonomia do acadêmico com deficiência auditiva no acesso ao AVA, traduzindo-o digitalmente para LIBRAS.
  8. Programa DOSVOX : O sistema de computação DOSVOX visa atender a pessoas com cegueira por meio de sintetizador de voz. Por intermédio desta ferramenta é possível desempenhar atividades variadas, fazendo com que as pessoas exerçam maior independência em suas atividades, seja no estudo ou no trabalho.
  9. Programa NVDA: O leitor de telas NVDA, sigla em inglês para “Acesso Não Visual ao Ambiente de Trabalho”, é um programa que também permite a leitura de materiais em arquivo texto. É gratuito e permite que por intermédio de voz sintética, usuários cegos ou com deficiência visual possam acessar e interagir com o sistema operacional Windows e vários outros aplicativos.

Egressos da FAQI

Seja bem-vindo Graduado da Faculdade QI Brasil. É com satisfação que lançamos o Portal de Egressos da FAQI. Queremos manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos em seu ingresso no mercado de trabalho. Assim, poderemos melhorar nossos cursos de graduação a cada ano, e direcionar nossos projetos de formação continuada às necessidades dos profissionais de cada área.

Manter aberto este canal de comunicação é uma forma de continuar esta relação que começou nas salas de aula, estimulando o convívio universitário e a troca permanente de informações entre egressos, alunos e a Faculdade QI Brasil.

Este espaço é seu, ajude-nos a construí-lo com informações e sugestões! 

FAQI Solidária

A Faculdade QI Brasil, em seu projeto de responsabilidade social, age em várias frentes para contribuir para um amanhã melhor.

As ações da FAQI nesse sentido envolvem colaboradores técnico-administrativos, professores, tutores e acadêmicos, sendo realizadas em todos os Polos.

O selo Institucional Socialmente Responsável, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), é uma marca que certifica nossa Faculdade, pois anualmente aderimos à campanha realizando diversas ações voluntárias que beneficiam nosso público, tanto interno quanto externo.