Do Atlântico ao Pacífico: o Início da Jornada Científica

QI está na conexão Chile

O Aeroporto Salgado Filho testemunhou um marco na manhã deste domingo, quando um grupo de jovens cientistas e seus professores embarcaram em uma jornada rumo ao Chile. Mas não se engane: esta não é uma simples viagem. É uma expedição de autodescoberta e de puro amor pela ciência. Sob o emblemático nome “Do Atlântico ao Pacífico: Uma jornada científica “, este projeto reflete o espírito destemido e inovador da nova geração de estudantes.

O professor Rodrigo Barreto e a professora Andreza Barcaro são os professores que acompanham essa expedição junto com Aécio Brumel Medeiros da Silva, João Victor Roth e Leandra Vitória dos Santos Castro. Juntos, estão levando a bandeira da inovação e da pesquisa brasileira para terras estrangeiras, com o apoio da QI Faculdade & Escola Técnica.

A expectativa é a melhor possível“, afirmou João Victor Roth, demonstrando sua empolgação. “É a nossa primeira feira internacional. O projeto está cada vez mais alinhado. Estamos nos falando praticamente dia sim, dia não, querendo melhorar o projeto“. Aécio Brumel, por sua vez, expressou: “Estou muito empolgado com essa experiência internacional. Ter a oportunidade de levar o projeto pra fora do país e representar a bandeira da QI no Chile é uma honra.

Leandra dos Santos Castro refletiu: “Ter tido a oportunidade de participar da QItec abriu portas de uma maneira inimaginável. A QI está me levando por lugares únicos e me dando experiências que vou levar comigo para sempre“.

Esta iniciativa ilustra o compromisso contínuo da QI em valorizar a produção científica, pavimentando o caminho para que outros jovens possam sonhar grande e, quem sabe, percorrer os continentes com seus projetos. Por trás desta viagem, está uma história repleta de conquistas, desafios e dedicação.

Tudo começou na QItec, a renomada feira de ciências da QI focada em ideias inovadoras. Foi lá que os talentos de Aécio, João e Leandra floresceram e chamaram a atenção. Depois de deslumbrar o público e os jurados em Blumenau na Infomatrix, este trio foi credenciado para a Infomatrix no Chile.

Agora, este novo capítulo começa. De Santiago a Chillán, a QI está registrando cada momento, cada realização e cada desafio dessa jornada por meio de um documentário. Uma narrativa que não apenas documenta o progresso científico, mas também conta uma história de paixão, crescimento e descoberta.

Os projetos que vão representar a QI

Mas o que leva esses jovens a cruzar continentes com tanta determinação? A resposta está em seus projetos inovadores, que têm o potencial de não apenas transformar suas vidas, mas também impactar significativamente a sociedade. Aqui, apresentamos uma breve visão das criações que vão representar a QI em território chileno.

João Victor Roth, 21 anos, e Aécio Brumel Medeiros da Silva, 20 anos, somaram forças e desenvolveram um aplicativo destinado a ser uma ferramenta essencial para pessoas que enfrentam crises de ansiedade aguda. Ao adaptar a técnica de Cartões de Enfrentamento, o app serve como uma ferramenta de auxílio no autocontrole e auto enfrentamento destas crises.

Já no caso de Leandra Vitória dos Santos Castro, 20 anos, seu projeto propõe uma solução para a hidratação saudável, com a criação de um squeeze eletrônico. Composto por um display e sensores, e baseado em dados pessoais do usuário, ele emite alertas inclusivos – visuais, sonoros e hápticos – informando quando e quanto beber. Os alertas também monitoram a ingestão real, fornecendo uma análise detalhada da rotina de hidratação do usuário.

A QI acredita no potencial transformador da ciência, tanto para a vida dos estudantes quando para a sociedade na qual estão inseridos. Ao acompanhar essa expedição e ao trazer à luz as realizações deles, a instituição espera inspirar muitos outros a seguir seus passos, a se envolverem na pesquisa e a desafiar os limites do que é possível.

Para todos os jovens cientistas em potencial, olhem para Aécio, João e Leandra. Eles são o testamento vivo de que, com paixão e apoio certo, você pode ir de um oceano a outro, não apenas geograficamente, mas em termos de conquistas e realizações. E que essa viagem seja apenas o começo.