A QI realizou no dia 18/09 a comemoração dos 10 Anos do seu Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling.

Foto do fundo do evento de 10 anos

No dia 18 de setembro, quarta-feira, a QI Faculdade e Escola Técnica celebrou uma década de conquistas do seu Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling. O evento, realizado em Gravataí, contou com a presença de autoridades locais e personalidades influentes no desenvolvimento da região, tais como Selma Fraga (Ex-Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação de Gravataí), Robson dos Santos (Atual Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Gravataí), bem como Levi Lorenzo Mello (Vice Prefeito de Gravataí), além dos Familiares do Sr. Joseph Elbling (Patrono do Centro de Pesquisa e Inovação). Ademais, uma menção toda especial à Embaixadora Mundial da Paz pela ONU, Vera Lima Ceroni, que nos honrou muito com a sua ilustre presença.

Retrospectiva do Centro de Pesquisa

O Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling nasceu em 2014 com o objetivo de impulsionar a inovação e o desenvolvimento em Gravataí. Idealizado por um grupo de professores, o Centro busca formar jovens pesquisadores e contribuir para o crescimento da região. A inauguração, marcada pela presença do patrono Joseph Elbling (fundador do Grupo Digicon), foi um marco importante para a comunidade.

Desde então, o Centro tem realizado diversos projetos de pesquisa e se consolidado como um espaço de aprendizado e conhecimento, atingindo a enorme marca de 100 prêmios nacionais e internacionais recebidos nestes 10 anos de sua existência.

Homenagens

Os organizadores homenagearam as pessoas que contribuíram significativamente para o sucesso do Centro de Pesquisa durante o evento. Discursos emocionantes, entrega de presentes e reconhecimento público marcaram esta justa homenagem.

Abertura da Cápsula do Tempo

Um dos momentos mais aguardados foi, sem dúvida, a abertura da cápsula do tempo, selada há 10 anos. Dentro dela, encontravam-se mensagens e objetos que refletiam as expectativas e visões de futuro dos participantes da época. O destaque, no entanto, foi para a carta deixada pelo patrono do Centro de Pesquisa, Sr. Joseph Elbling, que dizia que, em 10 anos, ele via o centro de pesquisa como algo internacional, com premiações e relevância externa. Algo que, felizmente, temos muito orgulho de dizer que foi alcançado com bastante suor e esforço.

Exibição do Documentário

Nos últimos dez anos, vimos histórias incríveis, inspiradoras e até mesmo inacreditáveis se desenrolarem. A transformação que a pesquisa científica e as feiras proporcionam aos estudantes é indescritível. As emoções e experiências vividas são tão intensas que palavras não conseguem expressá-las adequadamente.

Com esse espírito, há um ano, nasceu o desejo de não apenas contar, mas mostrar essas vivências através dos olhos de três estudantes que nunca tinham saído do país e nem mesmo viajado de avião. Credenciados para representar seus projetos em uma feira internacional no Chile, eles, com outros colegas, deram vida a esse sonho utilizando apenas dispositivos móveis e muita criatividade. O objetivo? Inspirar estudantes de todo o Brasil através desse documentário.

Agradecemos a todos que tornaram essa obra possível, em especial aos idealizadores Bruno Santos e Rodrigo Barreto, aos estudantes Leandra Castro, Aécio Brumel e João Victor, à professora Andreza Barcaro e à equipe de Marketing da QI, com destaque para Daniel Vieira e Luciane Stasiak.

Citação

De acordo com Vera Lima Ceroni – embaixadora mundial da Paz (ONU), “o evento foi mais uma oportunidade para falar de inovação, humanização e oportunidade”.

Vera reforça que se todos os gestores tivessem o olhar para a qualificação técnica, os jovens teriam mais oportunidades, principalmente os pequeninos e também os maiores de quarenta anos, para também se tornarem cientistas, e também pela oportunidade de uma qualificação técnica auxiliar na busca por emprego no mercado de trabalho.

Feliz, por uma Faculdade como a FAQI, que tem uma visão como essa de levar inovação com o Centro de Pesquisa para muitos locais do mundo, muito além do Rio Grande, pois o mundo precisa muito disso, e reforça o parabéns pela realização do evento.

Por fim

Tivemos muito orgulho de completar uma década de existência com tantos marcos importantes nesta jornada, e o sentimento que fica é o de que 10 anos são só o começo, quando o destino é o futuro.