A revolução tecnológica vem redefinindo o mercado de trabalho em um ritmo acelerado. Automação, inteligência artificial e novas ferramentas digitais estão transformando profissões, criando oportunidades e exigindo que os profissionais desenvolvam novas competências.
Quem se lembra do início da utilização da IA? Antes, os vídeos eram extremamente amadores e as imagens, artificiais. Hoje, a tecnologia domina criações digitais impressionantes e se tornou o braço direito de muitos profissionais. Ela está presente em todos os setores — do atendimento virtual aos caixas automáticos físicos.
Enquanto tarefas operacionais passam a ser executadas por máquinas e sistemas inteligentes, cresce a demanda por pessoas capazes de usar a tecnologia de forma estratégica para gerar resultados. O verdadeiro diferencial está em colocar a tecnologia a favor do seu negócio e da sua profissão — e não tratá-la como substituta.
Essa transformação tem impulsionado a produtividade e a inovação dentro das empresas, mas também revela um grande desafio: a falta de profissionais qualificados para atuar nesse novo cenário e desenvolver essas habilidades.
Para acompanhar essa evolução, investir em capacitação é essencial. Cursos voltados à área de tecnologia abrem portas para profissões em alta, como desenvolvedor de software, criador de aplicativos, analista de dados, entre muitas outras.
Mais do que dominar ferramentas, é preciso aprender a resolver problemas, pensar de forma crítica e se adaptar às constantes mudanças do setor.
O futuro do trabalho será cada vez mais digital e colaborativo — e quem estiver preparado, estará à frente.
Foi o que aconteceu com Rennan, ex aluno do nosso curso técnico em Informática, que decidiu investir em sua formação e hoje colhe os frutos dessa escolha: Atuando no time de Tecnologia da QI.
”O curso técnico em Informática da QI abriu muitas portas e foi meu primeiro contato com tecnologia de fato. Depois participei do processo seletivo e comecei a fazer parte do time de TI da instituição e pude colocar em prática muuita coisa que havia aprendido no curso, principalmente desenvolvimento de sistemas. ”
Rennan Wictor – Desenvolvedor
Por que vale a pena fazer um curso de Informática em 2025
Mais do que uma porta de entrada para o universo da tecnologia, um curso técnico em Informática é uma oportunidade de desenvolver habilidades práticas e atualizadas, alinhadas às demandas das empresas modernas.
E sim — investir em um curso de Informática hoje vale (e muito!) a pena. Ele é o primeiro passo para quem quer se destacar e construir uma carreira sólida na área de tecnologia.
Se você quer se preparar para o futuro e para o agora, conheça o Curso Técnico em Informática da QI.
Aprenda mais de 40 softwares, conte com professores especializados e participe de projetos reais que unem teoria e prática, guiados por profissionais que vivem o dia a dia da área — uma formação completa, que vai muito além de um diploma.