Vereadores de Novo Hamburgo aprovam Moção de Congratulação ao projeto de saúde mental desenvolvido por estudantes da QI

Moção protocolada em apoio a projeto de estudantes foi aprovada por unanimidade.
Créditos: Maíra Kiefer/CMNH

Em sessão solene nesta segunda-feira, dia 28, às 18h, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, a vereadora Lourdes Valim (REPUBLICANOS) protocolou um pedido de Moção de Congratulação ao projeto D’Boa. A proposta foi aprovada e destacou o esforço dos estudantes da QI Faculdade & Escola Técnica, Aécio Brumel Medeiros da Silva e João Victor Roth, bem como ao orientador do projeto, o professor e diretor do Centro de Pesquisa Joseph Elbling, Rodrigo Moreira Barreto.

Foco em Saúde Mental

O projeto D’Boa tem como objetivo tratar questões relacionadas a crises de pânico e ansiedade por meio da terapia cognitivo-comportamental conhecida como cartões de enfrentamento. Após a aprovação da Moção, o presidente da mesa, vereador Ricardo Ritter (PSDB), chamou o estudante João Victor Roth e o professor Rodrigo Moreira Barreto para o pulpito, onde tiveram direito a fala por 10 minutos aos demais vereadores presentes na ocasião, para a TV Câmara e para a comunidade.

João Victor Roth, um dos estudantes autores do projeto, e morador do município, enfatizou como sua experiência pessoal com saúde mental o motivou a criar uma solução tecnológica para ajudar outros em situações similares.

O coordenador do Centro de Pesquisa Joseph Elbling, professor da QI e orientador, Rodrigo Moreira Barreto, apresentou dados sobre o alto custo da saúde mental para o Brasil. Ele também instigou os vereadores a refletirem sobre a necessidade de se criar legislações que facilitem o financiamento de projetos acadêmicos com impacto social relevante.

Durante a sessão, a vereadora Lourdes Valim ressaltou o orgulho de ter um estudante da cidade representando o estado do Rio Grande do Sul em uma feira internacional. Ela também pontuou a importância da pesquisa e da ciência na educação, argumentando que é crucial investir em iniciativas preventivas em saúde mental.

O presidente da mesa, vereador Ricardo Ritter, comprometeu-se a ajudar na divulgação do projeto, destacando sua relevância pessoal e social. Moções de Congratulação são uma forma de reconhecimento para indivíduos, grupos ou entidades devido a uma conquista específica, atos de bravura, marcos importantes ou por uma contribuição significativa a uma causa ou projeto.

Como forma de dar continuidade ao reconhecimento e visibilidade ao projeto, foi anunciado que será realizada uma sessão especial para apresentar a primeira versão comercial do aplicativo D’Boa. Com a aprovação unânime da moção e o apoio explícito da Câmara de Vereadores, o Projeto D’Boa representa um passo significativo na luta contra problemas de saúde mental e na promoção da ciência e educação na cidade de Novo Hamburgo.