Valorizando os educadores contra a evasão escolar

O Projeto Educador QI nasceu em 2014 com foco nos educadores da instituição visando premiá-los e reconhecer sua importância na manutenção do índice de retenção dos estudantes dos cursos técnicos e livres, como o Profissional QI. Trata-se de uma iniciativa inspiradora de zelar pelos estudantes da Instituição, buscando compreender suas vozes, uma vez que eles desejam ser ouvidos como indivíduos. Essa preocupação faz com que muitos professores sejam queridos pelas suas turmas, e isso costuma refletir na assiduidade dos alunos.

Em 20 de dezembro o Educador QI selecionou seus professores premiados através de uma solenidade que ocorreu no Polo Alberto Bins, durante a manhã. Conforme a Diretora da QI Polo Rio Grande, Janaína dos Santos Soria, são quatro critérios que definem a escolha dos professores premiados.

1. Acompanhamento da gestão escolar

O primeiro critério analisado diz respeito à gestão escolar como um todo. Neste caso são avaliados a assiduidade e pontualidade, realização de todas as aulas,Indicação pelos líderes de turma, participação em atividade de capacitação docente, pendência em relatório de frequência, pendência em diário de classe, falta ou atraso injustificado – sem amparo legal – e SAC por reclamação pedagógica ou comportamental.

1. Ações de destaque na educação

O segundo critério avalia ações diferenciadas de ensino-aprendizagem reconhecidas externamente por eventos de premiação, pela mídia local ou regional e internamente pela comunidade escolar sendo divulgada nas redes sociais da QI.

1. Ações de destaque na educação

O índice de retenção mede a evasão escolar. Aqui é destacado o trabalho dos professores que conseguem manter a maior parte dos estudantes em curso. É um dos critérios mais importantes na avaliação.

1. Avaliações dos alunos (CPA)

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). É responsável pela implantação e desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Através dele é possível avaliar também os professores, através de alguns critérios, que valem também para o Educador QI. São eles a preocupação com aprendizagem, relação teoria e prática, uso de exemplos reais, explicação do professor e as atividades propostas.

Professores premiados

O professor Francisco Henrique Pereira Neves Leal recebeu o Prêmio Retenção, sendo reconhecido pelo seu trabalho frente ao curso Profissional QI. Além dele, cinco outros professores foram premiados no segmento dos cursos técnicos.

5º Colocado: Rosa Mari Goetz

4º Colocado: Vanessa Fuzina

3º Colocado: Diana Raquel Schneider Gottschalck

2º Colocado: Conceição Regina Gautério

1º Colocado: Luciana Furstenau Fuchs

A QI parabeniza aos professores por sua conquista e valoriza sua missão de guiar os estudantes além do aprendizado rumo à cidadania e à sua formação como seres humanos capazes de transformar o seu mundo para melhor.