ProUni: entenda como funciona o processo seletivo e como obter uma bolsa de estudos

Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que visa conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

O processo seletivo para obtenção de bolsas do ProUni acontece duas vezes por ano e é voltado para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever, é preciso ter obtido uma média mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário atender a alguns requisitos de renda e ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular na condição de bolsista integral ou parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

O ProUni oferece bolsas integrais para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e bolsas parciais de 50% para estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública em magistério que sejam integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública e professores permanentes de instituições públicas que concorrem a bolsas dos cursos de licenciatura e pedagogia também podem se inscrever, sem precisar comprovar renda.

O processo seletivo do ProUni é composto por quatro etapas.

1.     Inscrição

O candidato deve se inscrever no site do ProUni, efetuar cadastro no login único e criar uma conta gov.com, informando o número de inscrição no Enem, senha, endereço de e-mail, telefone e dados pessoais do seu grupo familiar. É necessário escolher duas opções de faculdade, curso, turno e modalidade de concorrência (cotas ou geral) e tipo de bolsa. Recomenda-se que o candidato providencie a documentação necessária o quanto antes, pois o prazo de inscrição é bastante curto.

2.     Seleção

O sistema do ProUni classifica os estudantes com base em suas notas no Enem e nas opções de curso, cidade, faculdade, turno e modalidade de ensino escolhidas. Os estudantes podem acompanhar diariamente as notas de corte e, caso sua nota fique abaixo do mínimo necessário, podem mudar de opção até o final do período de inscrição.

3.     Resultado

Durante a etapa de divulgação do resultado, são feitas duas chamadas e uma lista de espera. Os resultados são divulgados no site do ProUni. A lista de espera ocorre pelo site, com os candidatos interessados alegando interesse no site do ProUni.

4.     Segunda etapa de inscrição: comprovações de informações

Após ser selecionado, o estudante deve validar as informações divulgadas no formulário do candidato e comprovar os dados apresentados. A comprovação é realizada por meio de documentação que deve ser apresentada na secretaria da faculdade ou pela internet, em formato PDF.

.

O ensino superior pode ter um grande impacto na vida financeira e profissional de uma pessoa. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o salário médio dos brasileiros com ensino superior completo era de R$ 4.256, mais do que o dobro do salário médio dos brasileiros sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, que era de R$ 1.049. Além disso, a taxa de desemprego entre as pessoas com ensino superior completo é menor do que entre aquelas que possuem apenas ensino médio ou fundamental. Essas vantagens podem fazer a diferença na hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso.

Se você busca uma oportunidade de ingressar no ensino superior, o ProUni pode ser uma ótima opção para você. Com o programa, é possível conquistar uma bolsa de estudos em diversas instituições de ensino superior do país, incluindo a Faculdade QI Brasil – FAQI. A instituição conta com diversos cursos de graduação, que podem ser a chave para construir uma carreira de sucesso e mudar sua vida. Então não perca mais tempo e aproveite essa oportunidade. Inscreva-se no ProUni  e comece já a trilhar o caminho para o sucesso! Quem investe no futuro faz QI!