Nova Legislação de Educação Profissional e Tecnológica:  O que muda na preparação dos estudantes para o Mercado de Trabalho?

Em uma decisão significativa que visa estreitar ainda mais a conexão entre a educação profissional e as demandas do mercado de trabalho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o PL 6.494/19. Este novo marco regulatório, cuja elaboração tem um prazo de dois anos, promete transformações profundas na forma como a educação técnica e tecnológica é conduzida no país.

Foco no Futuro do Trabalho

A principal meta da nova legislação é garantir que a formação técnica e tecnológica esteja alinhada às demandas emergentes do mercado de trabalho. Esta é uma excelente notícia para instituições como a QI Faculdade & Escola Técnica, que têm tradição em preparar seus estudantes para atender às necessidades reais do mundo profissional.

Oportunidades de Integração e Continuidade

Outro destaque da nova lei é a facilitação da transição entre o ensino técnico e o superior. Instituições de ensino superior serão incentivadas a reconhecer e aproveitar as experiências e competências adquiridas em nível técnico.

Com isso existe um grande incentivo para direcionar os estudantes para a formação superior valorizando a educação continuada, que já é uma das bandeiras defendidas pela QI na formação de seus estudantes.

Compromisso com a Avaliação de Qualidade

Avaliar a eficiência e a eficácia dos cursos técnicos e tecnológicos se torna ainda mais relevante com a instituição de um processo de avaliação nacional. Tal iniciativa, além de garantir padrões de qualidade, auxiliará instituições como a QI Faculdade & Escola Técnica a identificar áreas de aprimoramento, garantindo sempre a melhor formação para seus alunos.

Tempo de Inovação e Crescimento

Este é um momento de otimismo e de antecipação positiva para o setor educacional técnico e tecnológico brasileiro. Com a nova legislação, espera-se não apenas melhorias no alinhamento entre educação e mercado, mas também uma maior integração entre diferentes níveis de ensino.

Ainda que o novo marco regulatório tenha um prazo de elaboração de dois anos, é importante estarmos informados e atentos às mudanças para renovarmos nosso compromisso com a excelência e de continuar a tradição de preparar nossos estudantes para um mercado de trabalho em constante evolução.