Acontece aQI

Intercambiando: Straya, a terra dos cangurus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Austrália, ou Straya¹, é um país fantástico e inesquecível para se viver e experimentar novas culturas. Se você está pensando em fazer um intercâmbio, prepare-se para se surpreender com sua natureza exuberante. 

Para quem busca uma oportunidade de ampliar sua proficiência com o Inglês existem possibilidades bastante interessantes na Austrália, que é um país de língua inglesa. O convívio no dia a dia vai exigir uma comunicação natural no idioma, e isso pode ser um meio poderoso de trazer uma fluência.

Assim também é possível que você tenha, além do idioma, uma vivência cultural inteiramente nova conhecendo pessoas nativas e do mundo todo. Existem possibilidades bastante interessantes, como o visto de estudos, que vão te permitir desenvolver outros idiomas além do Inglês por lá mesmo, ou, ainda, cursos profissionais específicos. 

Contudo, nosso conteúdo vai ser muito mais amplo. Vamos trazer nos próximos dias conteúdos bastante interessantes para você conhecer sua história, suas características e tudo o que ele tem para te oferecer!

Let’s hear the tale, mate²! (Vamos ouvir a história, amigo!)

Tudo começou há muito, muito tempo atrás com os aborígenes, os habitantes originais da Austrália. Eles chegaram entre 50 e 60 mil anos atrás na ilha através do Estreito de Torres por balsas. Alguns cientistas acreditam que eles até mesmo possam ter chegado caminhando através de uma ponte de terra existente na época que conectava a região com a Ásia.

O povo aborígene conta com uma ampla vastidão de tradições orais, musicais, artísticas, de dança e sobre o meio ambiente. Contudo, a maior provação para esse povo se iniciou a partir de 1770 com a chegada do explorador britânico chamado de Capitão Cook. Foi a partir deste marco que colônias foram estabelecidas ali, com diversos colonos buscando uma nova oportunidade para as suas vidas.

Em 1788 a Coroa Britânica fixou a primeira colônia penal na costa leste da ilha. Foram cerca de 1500 pessoas que incluíam seletos convidados, soldados e, claro, os criminosos que estavam presos. As colônias se expandiram a partir da costa, apesar das dificuldades que enfrentavam com escassez de comida, clima hostil e conflitos com os nativos.

Depois de muitos anos de história, no século XIX, mudanças consideráveis começaram a acontecer na Austrália. A ilha começou um processo de unificação como nação e estabeleceu a criação de uma Constituição e formação de um sistema de governo. A economia prosperou ao longo dos anos e sua população cresceu com a chegada de imigrantes.

Como nação independente, a Austrália chegou a este status em 1890, período em que se iniciou a construção de uma identidade nacional. Essa criação se desenvolveu e ganhou mais força a partir da Primeira Guerra Mundial, quando muitos australianos lutaram na Europa. 

A Austrália começou a se questionar sobre sua identidade nacional e a sua relação com o passado colonial por volta de 1960. Isso levou a uma reavaliação da história do país e uma conscientização sobre a importância da cultura aborígene na formação da identidade australiana. O país se estabeleceu nos últimos anos como nação próspera e vibrante, com uma economia forte, uma cultura vibrante e uma sociedade aberta e pluralista.

G’day³, Grab Your Akubra4 and Let’s Explore Austrya’s Beauty (Olá, pegue seu chapéu Akubra e vamos explorar a beleza da Austrália)

A exuberância das paisagens naturais que cobrem a Austrália é fascinante e apaixonante. Para quem visita o país a turismo, são tantas opções que tornam necessária uma nova viagem para aproveitar tudo que o país tem a oferecer. Aos amantes da natureza, aqui está um destino que não deixa a desejar. São praias, florestas, canyons. Biomas diferentes não faltam!

A floresta tropical da Austrália é cheia de vida com uma biodiversidade rica e repleta de animais exóticos. É ideal para trilhas ao ar livre e atividades como rafting e passeios de barco através de seus rios. Um lugar e tanto para aventureiros. Além disso existem parques nacionais bastante conhecidos por suas belezas, como o Parque Nacional Kakadu, no Território do Norte, famoso por sua biodiversidade e por suas pinturas rupestres antigas. Já o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta é conhecido por sua paisagem única de rochas vermelhas e formações rochosas.

Para quem gosta de praia, especialmente para os praticantes do surf, as opções são de perder de vista. Elas são conhecidas por suas areias brancas e águas cristalinas.Uma das mais conhecidas é Bondi Beach, uma das praias mais famosas do país, com vista para Sidney. Já a praia de Byron Bay, em Nova Gales do Sul, é conhecida por sua atmosfera descontraída e por suas ondas perfeitas para surfar.

Mas existem belezas naturais até mesmo nas áreas mais inóspitas da Austrália. O deserto, por exemplo, é um lugar de beleza árida e selvagem com dunas de areia e montanhas rochosas. São ótimas opções para quem gosta de caminhadas, e que curtem uma exploração. Uma de suas mágicas está a noite, quando o céu noturno limpo do deserto oferece uma das melhores vistas para as estrelas do mundo. Não podemos esquecer dos canyons australianos como o Bungle Bungle, que fica na região de Kimberley. Considerado um dos mais belos do mundo com suas formações rochosas únicas.

Aussies Are Top Blokes5 and Sheilas6, Mate! (Os australianos são caras e mulheres incríveis, amigo!)

Os australianos são conhecidos por serem pessoas amigáveis, extrovertidas e sempre prontas para uma boa risada. Eles valorizam muito a vida ao ar livre e adoram passar tempo com amigos e familiares, seja praticando esportes, viajando ou simplesmente se reunindo para um churrasco. Claro, estamos analisando de maneira geral, então, considere sempre que há exceções!

A cultura australiana é diversa e cosmopolita, já que o país é formado por imigrantes de todo o mundo. É possível encontrar pessoas de diferentes etnias e religiões, o que torna a sociedade australiana aberta e tolerante. Quando se trata de trabalho, eles são conhecidos por serem dedicados, mas também por valorizar o  equilíbrio que existe entre ele e o seu lazer. Eles costumam ter horários de trabalho regulares e usam o tempo livre para viajar, praticar esportes ou simplesmente descansar.

Em geral, são muito acolhedores e muitos estão dispostos a ajudar estrangeiros. Se você estiver planejando fazer um intercâmbio na Austrália, por exemplo, é provável que encontre muitas pessoas amigáveis e dispostas que irão gerar amizades dignas de se levar para o resto da sua vida. 

Em resumo, a cultura australiana é vibrante, aberta e alegre, e as pessoas são conhecidas por serem amigáveis, extrovertidas e apaixonadas pela vida ao ar livre. É um ótimo destino e oportunidade para conhecer novas pessoas, aprender sobre outras culturas e ter uma experiência em um país lindo e diversificado.

QI Fly

A língua inglesa, considerada uma língua universal,  é um dos idiomas mais falados em todo o mundo. Através do Inglês você será capaz de explorar o mundo, conhecer diversas culturas novas e se comunicar fazendo novas amizades. 

Descubra as inúmeras possibilidades que a fluência em inglês proporciona. Prepare-se para encarar os desafios de um mundo cada vez mais conectado. Aprenda a leitura, a escrita e a conversação na língua inglesa com professores qualificados e amplie suas habilidades de comunicação no dia a dia, nos estudos e no trabalho.

Explore o mundo! Com o QI Fly você voa mais longe!

Vocabulary

¹ A palavra “Straya” é uma variação informal da palavra “Austrália“.

² “Mate“: é uma palavra que os australianos usam para se referir a amigos ou conhecidos. É uma palavra informal, mas usada frequentemente.

³ “G’day” é uma forma informal de saudação, usada principalmente na Austrália. É uma contração da expressão “Good day” e é usada como uma forma amigável e descontraída de dizer olá.

4Grab Your Akubra” significa pegar ou levar seu chapéu Akubra. O Akubra é uma marca de chapéus de couro australiano, muito conhecido por sua proteção contra o sol e pelo seu estilo rústico.

5Blokes” é uma maneira de dizer que alguém é um cara incrível ou respeitável.

6 Sheilas” é uma gíria australiana para se referir a mulheres.