Intercambiando: como desbravar o mundo através do intercâmbio e do Inglês

Com o Inglês você pode ir mais longe, literalmente. Existem destinos pelo mundo onde você poderá desbravar tendo a fluência como sua melhor aliada e conhecendo diferentes culturas, povos e perspectivas de mundo. Uma das melhores formas de fazer isso é através de intercâmbios.

Intercâmbios são programas de estudo, trabalho ou viagem no qual a pessoa viaja para outro país para viver temporariamente nele. Geralmente envolve a participação em um programa com aulas de idiomas, estudos acadêmicos ou trabalho voluntário. Através dele é possível adquirir novas experiências, além, é claro, de desenvolver fluência em outro idioma.

Destino

Leve em consideração o destino que você deseja. Todo o plano é elaborado a partir dessa decisão. Os diferentes países que aceitam intercambistas costumam ter características diferentes. O custo de investimento para a Irlanda, por exemplo, costuma ser mais razoável que para outros destinos. Contudo, o país é conhecido por seu clima nublado predominante em grande parte do ano. Para quem gosta de dias ensolarados, não é recomendável – embora isso seja discutível.

O ideal é você estudar qual país se adapta melhor com seus objetivos e expectativas. Existem diversas opções de agências de intercâmbio capazes de te dar informações bastante precisas, além de você ter a internet ao seu dispor para pesquisar informações e pegar depoimentos de pessoas que foram e voltaram, ou ainda, que só foram e estão vivendo por lá.

Duração e tipo de programa

Quando se pensa em um intercâmbio é necessário ter em mente o período que ele irá durar. Normalmente eles são estabelecidos no período de seis meses, um ano ou dois. Tão importante quanto saber o período é o tipo de programa que você pretende fazer.

Alguns programas para intercambistas são:

Programas de estudo: Com duração de seis meses a um ano acadêmico em uma universidade estrangeira, neste programa o intercambista permanece com visto enquanto mantiver seu status de estudante na instituição.

Programas de trabalho: Aqui o programa é voltado para quem busca trabalho temporário em outro país. Normalmente o intercambista procura uma área de seu interesse, e aproveita para juntar recursos financeiros pelo tempo que lhe for permitido. Em alguns casos é possível permanecer por longos períodos no país a depender de sua capacidade técnica e profissional.

Programas de voluntariado: Neste caso é possível participar de programas e projetos de caridade ou desenvolvimento comunitário e social. Os voluntários recebem comida e acomodação em troca do trabalho além de poderem manter um visto de permanência temporária no país.

Programas de idiomas: Um dos mais comuns, através dele você permanece no país enquanto estuda em uma escola, ou instituição de ensino, aprendendo o idioma local. O interessante das aulas, é que mesmo para quem domina o idioma, é possível estudar para aprender a cultura local e ter imersão do idioma no país.

Programas de estudos: Já imaginou estudar uma pós-graduação, mestrado ou doutorado em outro país? Este programa permite isso ao intercambista. Normalmente seu visto é atrelado a instituição de ensino.

Programas de estágios: Esses programas permitem que estudantes de nível superior façam estágio em empresas estrangeiras para adquirir experiência profissional.

Recursos financeiros

Realizar um intercâmbio exige investimento. Você precisa ter na ponta do lápis todos os gastos que terá, desde documentação, passagem aérea, alimentação e aluguel nas primeiras semanas.

Algumas agências de intercâmbio costumam ajudar nessa parte, criando pacotes de investimento para cada perfil de pessoa. Caso você queira um ensino forte, uma escola de idiomas pode exigir um investimento maior, enquanto outras não. Além disso, você tem a garantia de que o valor investido vai ser usado para pagar mensalidades da escola, além de garantir alguns dias numa school house, até que encontre uma acomodação.

Cada país pode ter sua particularidade de forma que impacte nos recursos que você precisará ter. Alguns destinos exigem plano de saúde obrigatoriamente, enquanto outros pedem que você faça a demonstração dos seus últimos extratos para comprovar que possui recursos em conta para qualquer empecilho que possa surgir.

Documentação

Tenha em mente que os documentos solicitados para liberação de visto são imprescindíveis. Sem eles, você não conseguirá realizar seu intercâmbio. O principal deles é o passaporte, e precisa estar em boas condições e dentro da validade de 10 anos.

Outros documentos necessários são a carteira de identidade, comprovante de residência no Brasil, certificado de estudo ou diploma e documentos específicos que forem exigidos pela agência de intercâmbio ou pelos consulados.

Uma dica é providenciar tudo o que for solicitado imediatamente para evitar precisar correr mais tarde.

Voe mais longe no Inglês

O inglês é a língua universal do mundo dos negócios e da tecnologia. Aprender esse idioma pode abrir portas para novas oportunidades e experiências incríveis. Através do intercâmbio, você pode conhecer novas culturas em outros países, expandir seus horizontes e desenvolver novas habilidades valiosas que irão destacá-lo no mercado de trabalho.

Prepare-se para voar mais alto no mundo do Inglês com o QI Fly. Conheça nossa metodologia através do QI Passport, onde você tem acesso a quatro aulas gratuitas que vão lhe mostrar como nossos professores ensinam o idioma de forma criativa. E fevereiro é o mês perfeito para dar o primeiro passo em direção ao seu sonho de falar fluentemente o inglês, sem barreiras e sem limites.