ENEM 2023: Inscrições Abertas para a 25ª Edição do Exame

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16 de junho, através da Página do Participante. Esta data também é o prazo limite para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

A edição deste ano marca um quarto de século desde a sua primeira aplicação em 1998. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prepara-se para a aplicação das provas em 5 e 12 de novembro, abrangendo todas as 27 unidades da Federação.

Os candidatos deverão fornecer, durante a inscrição, o CPF e a data de nascimento, conforme registrados na Receita Federal. Uma novidade é que quem optar pelo uso do nome social e o tiver cadastrado na base da Receita não necessitará enviar documentação adicional.

A taxa de inscrição mantém-se em R$ 85, que pode ser quitada por diversos meios de pagamento como boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Os participantes devem estar atentos ao fato de que a aprovação da isenção da taxa ou a justificativa de ausência na edição anterior, não garantem a inscrição automática para o Enem 2023. Portanto, é essencial realizar a inscrição dentro do prazo.

Demonstrando compromisso com a inclusão, o Inep disponibilizou duas versões do edital, uma em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outra com adaptações para deficientes visuais, reforçando a Política de Acessibilidade e Inclusão do instituto.

Para ajudar os candidatos, o portal do Instituto oferece uma página dedicada com as principais orientações e uma seção de perguntas frequentes sobre o Enem. Desta forma, os participantes podem esclarecer suas dúvidas de forma eficiente.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o exame se consolida como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, auxiliando em processos seletivos de instituições de ensino públicas e privadas e garantindo acesso a auxílios governamentais.

Ademais, as notas individuais do Enem também podem ser usadas nos processos seletivos de instituições de Portugal que possuem convênio com o Inep. Esses acordos oferecem oportunidades incríveis para estudantes brasileiros que sonham em cursar a educação superior em solo europeu.

Transforme seu futuro através da QI

Sabemos que o período de provas no ENEM pode ser desafiador, além de um momento repleto de dúvidas. Com a QI Faculdade & Escola Técnica você tem acesso a cursos livres como o Profissional do Futuro, pensado para desenvolver as habilidades essenciais demandadas pelo mercado global. Além disso, contamos com o QI Fly, curso de Inglês que oferece para você uma nova porta para o mundo, capacitando-o para se comunicar com fluência em uma língua universal que lhe trará oportunidades únicas para sua vida. O curso oferece certificação para turbinar o seu currículo.

Além disso, somos seus parceiros na busca pelo primeiro emprego: a nossa Central de Vagas oferece suporte exclusivo aos nossos estudantes, conectando talentos a oportunidades. Com a QI, você adquire habilidades valiosas, aperfeiçoa seu inglês e recebe o suporte necessário para abraçar o futuro com confiança e sucesso.

Nossas portas estão abertas para você! Entre em contato conosco para saber mais através dos nossos contatos pelo site qi.edu.br, por telefone em 0800 000 0301 ou pelo whatsapp através do número (51) 99541-3830. Quem Investe no futuro faz QI!