Acontece aQI

Diário de Bordo: Estudantes da QI realizam visitas técnicas guiadas em Chillán

Estudantes conheceram o Instituto Liceu Martin Ruiz de Gamboa e a Universidade INACAP, em Chillán
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Acordamos revigorados no segundo dia de nossa aventura. Não há nada como um bom descanso para pôr a mente em ordem. Aécio, João e Leandra, estudantes da QI, se uniram aos professores Rodrigo Barreto e Andressa Barcaro para ajustar os últimos detalhes dos seus projetos de pesquisa.

Mas como nem só de ciência se faz uma jornada, zarpamos de Quillón rumo a Chillán após o almoço. Sob um céu cinza e uma chuva incessante, encontramos Carlos Acuña, o maestro por trás da Infomatrix. A primeira visita guiada foi no Instituto Liceu Martin Ruiz de Gamboa, onde a delegação conheceu alguns professores no local. Após a visita no local, Carlos nos guiou por um passeio cultural na cidade, com destaque para a Catedral de Chillán.

Nota cultural: A Catedral de Chillán tem uma história profundamente ligada ao terremoto de 1939, que devastou a cidade e grande parte do sul do Chile. Esse terremoto foi um dos mais fortes já registrados em todo o mundo, com uma magnitude estimada de 8,3. A destruição causada pelo sismo levou à necessidade de reconstruir várias estruturas, incluindo a catedral da cidade. O novo edifício, concluído em 1941, não só serviu como um símbolo de resiliência para a comunidade, mas também incorporou técnicas de engenharia avançadas para melhor resistir a futuros terremotos. O design modernista e o uso inovador de concreto armado tornam a catedral um marco tanto em termos de arquitetura quanto de engenharia sísmica.

Ao entardecer, chegou o momento mais aguardado: a visita ao INACAP, a Universidade que será o palco da Infomatrix Chile. Fundada em 1965, a universidade é um ícone de inovação, abrangendo tudo, desde engenharia e tecnologia até administração. Michael Fernandez Ulloa, o diretor responsável pelas áreas de Eletricidade e Automação, nos conduziu por um tour técnico, semeando grandes expectativas para a feira que se aproxima.

Com o sol já escondido e a curiosidade saciada, retornamos a Quillón. O foco dos estudantes agora é refinar os trabalhos e ensaiar até as apresentações que darão. A jornada continua e o palco da Infomatrix está à espera!