Acontece aQI

Alcançando metas em 2023: dicas para cuidar da saúde, investir na carreira, finanças e lazer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Três garotas comemoram o ano novo com velas. Ao fundo está de noite com algumas lâmpadas dispostas em um varal e iluminando o local.
Desejamos um próspero ano novo.

Já dizia Simone: O ano termina e nasce outra vez. Com 2022 em sua reta final, como sempre surge a perspectiva de um novo ano com mais oportunidades e realizações. Muitas pessoas aproveitam o espírito renovador da época para estabelecer metas e objetivos para serem atingidos. Verdade seja dita, algumas delas ficam longe de serem cumpridas, mas, o importante é saber que o sucesso sempre é resultado do tentar.

Longe de nós querermos julgar alguém. Estamos aqui para desejar um próspero ano novo e algumas sugestões do que você pode priorizar para 2023, e, como tentar atingir o máximo de objetivos possíveis. Então vamos direto ao ponto com quatro dicas de metas para 2023, e de quebra, como você pode se organizar para conseguir atingir seus objetivos.

Saúde

Sabe aquela ceia pós-réveillon que faz você se perguntar se deve iniciar um regime segunda-feira? Não é disso que vamos falar. Ou vamos, de certo modo. A saúde é um dos pilares fundamentais da qual devemos tomar conta nas nossas vidas. Quem não deseja mais qualidade de vida para aproveitar melhor seus dias?

Comece pensando naquele check-up com exames preventivos para ver se tudo está bem com a sua saúde. Muitas doenças são mais bem tratadas com diagnóstico precoce. Além disso, pode ser um bom momento para visitar um nutricionista e considerar mudar alguns hábitos de alimentação e incorporar outros. Você vai descobrir que cuidar da alimentação passa longe da privação total, pelo contrário.

Sair do sedentarismo e da zona de conforto de casa é quase obrigação nos dias de hoje. Então pense em praticar alguns esportes, ou ir regularmente a uma academia para se exercitar. Quem sabe fazer uma caminhada, ou praticar aquela corrida sadia em uma praça? Exercícios são ótimos para a saúde e ajudam a prevenir problemas de saúde como o diabetes, a hipertensão, problemas cardiovasculares e a obesidade.


Carreira

Pensando no seu futuro profissional você pode começar algum curso profissionalizante, técnico, ou mesmo de graduação. Quem sabe inglês? São muitas possibilidades para começar em 2023, mas claro, tudo depende do que você busca. Pense qual função você almeja e analise as competências necessárias para executar essa função. Busque elas com foco.

Comece também a considerar expandir sua lista de conexões no LinkedIn, e se engajar criando relacionamentos próximos com outros profissionais. Isso vai te permitir ser lembrado, além de um networking saudável e novos aprendizados. Não despreze o poder das relações humanas, então, se permita conhecer cada vez mais novos profissionais.


Finanças

 As finanças são fundamentais para que você garanta tranquilidade e qualidade para a sua vida e de sua família. Existem algumas sugestões mais avançadas de como investir seus recursos, mas, por enquanto, vamos nos concentrar no básico. O primeiro passo é saber exatamente quanto você ganha e listar cada uma das suas despesas mensais. Isso vai te ajudar a dimensionar quanto do seu salário vai para supérfluos, e assim evitar gastar fechando os olhos para seu orçamento.

Reserve uma parte dos seus recursos todos os meses para algum fundo de médio e longo prazo. Talvez você queira viajar no final de 2023 e conhecer outro Estado, então compensa investir a médio prazo, enquanto a longo prazo consideramos planos maiores, como comprar uma casa, apartamento ou automóvel.

Uma dica é você priorizar esses fundos mesmo antes das contas básicas, para que se crie o hábito de poupar sem abrir mão dos seus sonhos. Priorizando dessa forma, e pagando posteriormente as contas, você sabe quanto sobrou dos recursos para gastar em lazer.


Lazer

É preciso dar um tempo para si, desacelerar e aproveitar o que a vida pode proporcionar. Procure estabelecer momentos de lazer pessoal e em família para relaxar e se distrair das preocupações do dia-a-dia neste próximo ano. Pense em um quadro comparativo do que você gostaria de ter aproveitado em 2022, e que gostaria que fosse diferente em 2023.

O lazer ajuda a liberar serotonina, conhecida como hormônio da felicidade. Além disso, o lazer permite que você se conecte com outras pessoas e estimula o seu cérebro mantendo-o ativo para outras atividades além, claro, das rotineiras.

Tente estabelecer hobbies, seja lendo, pintando, desenhando, assistindo filmes e/ou séries, ouvindo música, tocando um instrumento musical, praticando esportes, cozinhando e aprendendo uma nova habilidade. O importante é fazer algo diferente que dê prazer, e que ajude a tornar os dias mais felizes e menos estressantes.

O importante é estabelecer suas metas e tentar alcançá-las sem tanta cobrança pessoal. Para aqueles objetivos maiores e mais difíceis você pode dividi-las em sub-objetivos menores. Isso vai permitir que você consiga aos poucos pequenas vitórias para reavivar sua vontade de atingir os resultados que estipulou.

Claro que nem sempre é possível conseguir tudo o que se deseja, então tenha ciência disso para não se penalizar caso algum objetivo não tenha sido atingido, ou por seus planos terem mudado por motivos de força maior. Imprevistos são parte da vida, mas a lição que fica é que tentar é um processo constante. Se não conseguir, você junta seu aprendizado e recomeça de novo.

Deste modo, desejamos um ano novo repleto de luz e de novos objetivos traçados para serem conquistados. Que novas oportunidades apareçam e que novas conquistas sejam alcançadas por você em 2023. 


Gostou do conteúdo?

Aqui indicamos conteúdos que podem interessar você, com relação ao nosso conteúdo. Esperamos que você goste! 

Quem Investe no futuro faz QI!


Um idioma para todos governar: as transformações que o aprendizado do Inglês traz para sua vida

3 motivos para você investir no curso técnico de enfermagem 

Razões para escolher o curso técnico em logística para o seu futuro profissional

Conhecendo o técnico em segurança do trabalho e suas funções

QI moderniza currículo de Pedagogia para capacitar profissionais às novas mídias de aprendizado