Estudantes de curso técnico em enfermagem realizam nova aferição de pressão em Esteio e na zona sul de Porto Alegre

Neste sábado, dia 4, a QI Faculdade & Escola Técnica realizou mais uma rodada de aferição de pressão em suas escolas técnicas em Esteio e Porto Alegre, na Juca Batista. A ação contou com a participação dos alunos do Curso Técnico em Enfermagem entre as 9h e as 14h, aberto ao público de forma gratuita.

Em Esteio, cerca de 15 estudantes do curso técnico em enfermagem foram liderados pela professora Viviane Vianna Cezar. Em frente a escola passaram diversos membros da comunidade que foram abordados e convidados para a aferição. Na Juca Batista, em Porto Alegre, a professora e responsável técnica, Rosimeyre Correia Costa, acompanhou os estudantes na ação, com auxílio da professora Vera Vianes Caminha. Ela enalteceu a “postura e participação efetiva de forma muito organizada e acolhedora com as pessoas da comunidade” por parte dos estudantes e dos colaboradores da unidade.

A hipertensão é conhecida como uma doença silenciosa e afeta pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais, podendo apresentar sintomas apenas em estágios avançados ou quando a pressão arterial está muito alta. O tratamento envolve o uso de medicamentos e mudanças nos hábitos de vida, como alimentação saudável e atividade física, já que a hipertensão pode causar danos aos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Sintomas como dor no peito, falta de ar, tontura e náusea podem indicar um infarto do miocárdio, enquanto dificuldade para falar, fraqueza ou paralisia de um lado do corpo e visão turva podem indicar um Acidente Vascular Encefálico (AVE). É importante buscar ajuda médica imediatamente caso esses sinais sejam identificados, pois o tratamento precoce da pressão alta é fundamental para prevenir complicações graves à saúde. Portanto, é essencial monitorar regularmente a pressão arterial e adotar hábitos saudáveis para manter a saúde sob controle.

A iniciativa da QI de aproximar seus estudantes da vivência diária no âmbito da saúde junto à população faz parte da sua iniciativa voltada à responsabilidade social. Esse compromisso também aproxima a comunidade do meio científico através das escolas técnicas da QI, gerando uma troca de experiências benéfica a todos.