Responsabilidade Social: Projeto da QI propõe aferição da pressão para a população alertando para os riscos da hipertensão

A QI Faculdade & Escola Técnica inicia neste sábado, dia 11, um novo projeto em sua escola na Av. Alberto Bins, 324, inteiramente voltado para a comunidade. Uma turma de 12 estudantes do Curso Técnico de Enfermagem, liderados pelo enfermeiro Vitor Pena Prazido Rosa, irão atender a população com aferição de pressão de forma gratuita das 9h às 14h.

O enfermeiro responsável do Curso Técnico de Enfermagem comenta que a Hipertensão é uma comorbidade que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. “É uma das doenças crônicas que acomete a população em todo mundo. É uma doença silenciosa que vai provocar sintomas em fases mais avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma exagerada”, comenta o enfermeiro.

Algumas pessoas, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta. Para descobrir se a pessoa tem pressão alta existem alguns protocolos utilizados na atenção primária em saúde como o protocolo Harts, além de quando tiver um pico de pressão acima de 140×80 a necessidade de fazer a aferição da pressão arterial para se ter o diagnóstico e já iniciar o tratamento. “Quando já instaurada a Pressão alta existe a necessidade de usar medicamentos para controle e mudanças de hábitos de vida, tais como, suprimir a alimentação, realização de atividade física e etc.” afirma o enfermeiro que conclui: “Por esse motivo temos muitas atividades realizadas de forma coletiva entre escolas, universidades e instituições de saúde, como, aferição da pressão para população e as orientações necessárias.000

A hipertensão é a força com que o sangue é bombeado pelas artérias. Quando essa pressão está elevada, o coração tem que trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo, o que pode causar danos aos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. A pressão alta é uma condição  que pode ser apresentada de forma aguda ou crônica – quando crônica precisa ser tratada continuamente. Do contrário pode levar a complicações graves e até mesmo a morte. Por isso, é importante monitorar seus indicadores regularmente e adotar hábitos saudáveis para mantê-la sob controle.

Fique atento a sinais que possam indicar um infarto do miocárdio. Alguns deles que precisam ser observados incluem dor no peito, falta de ar, fraqueza, tontura, náusea e vômito. Além desses pontos existem alguns outros sintomas que indicam o Acidente Vascular Encefálico (AVE). Dificuldade para falar ou entender outras pessoas, fraqueza ou paralisia de um lado do corpo, visão turva, dores de cabeça intensas e equilíbrio ou coordenação comprometidos são alguns exemplos que devem deixá-lo alerta.

Portanto observe esses sinais tanto em si quanto em outras pessoas ao seu redor e busque um serviço de saúde imediatamente caso identifique algum desses sinais. O tratamento precoce da pressão alta é fundamental para prevenir complicações graves à saúde.

Curtiu nosso conteúdo? Não deixe de acompanhar outros artigos e venha conferir sua pressão arterial com nossos estudantes do técnico de enfermagem neste sábado, na avenida Alberto Bins, 324, das 9h às 14h. O evento é gratuito!