Começou nesta terça-feira as exposições de projetos de pesquisa da Mostratec, na FENAC, em Novo Hamburgo. Organizado todos os anos pela Fundação Liberato, a feira de ciência e tecnologia de educação básica é a maior do gênero na América Latina. Com trabalhos de variadas áreas do conhecimento humano, o evento mostra o potencial de jovens cientistas da Educação Infantil, Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Os estudantes da QI apresentaram seus projetos aos visitantes e avaliadores explicando detalhes de suas pesquisas e tirando dúvidas. Além deles também participaram os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, em parceria com a QI. Os projetos foram classificados para a mostra através da QITEC, feira de ciências e tecnologia da QI que é filiada a Mostratec.
A solenidade de abertura da Mostratec ocorreu por volta das 15h, com a participação de diversas autoridades. Os estudantes seguiram ao longo da tarde – até às 21h –recebendo visitas de entusiastas da ciência e tecnologia e pessoas curiosas para saberem como os trabalhos foram desenvolvidos. Os estudantes tiveram ainda o suporte de professores da QI, dando seu apoio e incentivo.
A feira segue nesta quarta-feira, quando os estudantes voltarão a apresentar seus projetos aos avaliadores e aos visitantes a partir das 9h. A entrada é franca.