Acontece aQI

Infomatrix Brasil 2025: Alunos QI expondo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Infomatrix Brasil 2025, concurso brasileiro de projetos científicos e tecnológicos em sua 11ª edição, acontece de 16 a 19 de setembro na Unisul – Campus Florianópolis Continente (SC). O evento representa a etapa nacional da feira mundial organizada pela Solacit (Sociedad Latinoamericana de Ciencia y Tecnología), no México, reunindo jovens pesquisadores de todo o país. E tem mais: os melhores classificados avançam para as fases continentais e mundial — e, neste ano, seis de nossos alunos chegaram às finais nacionais!!

Projetos de alunos da QI que transformam realidades

Este ano, alunos da nossa instituição participam com projetos que aliam tecnologia, inovação e impacto social. Confira os destaques:

1. Aline Marasca Gomes – Tecnologia Aplicada ao Mapeamento de Experiências Inclusivas para Pessoas com Deficiência Visual
Desenvolvimento de aplicativo para ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual a atividades de lazer, promovendo, assim, autonomia e inclusão.

2. Isadora Dillenburg – Solução de Baixo Custo para Predição de Crise Epiléptica
Protótipo de dispositivo para identificar sinais prévios de crises, garantindo mais segurança e qualidade de vida a pacientes com epilepsia.

3. Francielly Barboza Serraglio – Safe Hands: Tecnologia para Controle de Higienização das Mãos em Hospitais e Clínicas
Sistema tecnológico para monitorar e corrigir falhas na lavagem das mãos, prevenindo, portanto, infecções hospitalares.

4. Carolina dos Santos Ribeiro e Júlia Valentim de Souza – Guia de Apoio Emocional para Pais de Crianças em Cuidados Paliativos
Proposta de cartilha, diário reflexivo e caixa de memórias para auxiliar famílias no enfrentamento do luto de forma humanizada.

5. Júlia Dornelles da Silva – Jogo da Velha Reinventado: a União entre Tecnologia, Educação e Competição
Tabuleiro interativo aliado a aplicativo para promover aprendizado dinâmico por meio da gamificação.

6. Paulo André Rocha Donini – Proposição de uma Solução Tecnológica para a “Guerra dos Postes”
Plataforma de mapeamento e georreferenciamento para organizar a infraestrutura de telecomunicações em postes urbanos, reduzindo, assim, riscos e impactos sociais.

Criatividade e compromisso com a sociedade

Com soluções que vão desde saúde e inclusão até educação e infraestrutura urbana, os estudantes demonstram criatividade, senso crítico e compromisso com problemas reais da sociedade. Dessa forma, eles mostram que a inovação tecnológica pode transformar vidas e gerar impacto positivo em diferentes áreas.