Medalha de ouro QI na Infomatrix Brasil 2020 é premiada com bolsa integral

Jogo de tabuleiro que ensina a empreender foi produzido com materiais alternativos durante o período de pandemia e isolamento social

Maria Luiza Gomes Ledur,  egressa do curso Profissional QI, foi contemplada pela QI Faculdade e Escola Técnica, com uma bolsa de estudos integral, como reconhecimento pela medalha de ouro na Infomatrix 2020 e por ter sido a primeira pesquisadora júnior a representar a Instituição em feiras de ciência e tecnologia. A distinção foi entregue pelo coordenador do Centro de Pesquisa Joseph Elbling, Rodrigo Barreto, e pela gestora Samira Hatem na Unidade QI Caxias do Sul, nesta terça-feira (26 de abril).

Maria Luiza chegou ao pódio na disputa organizada pela Sociedade Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (Solacyt) com o projeto intitulado: Vamos abrir uma empresa? Gamificando os passos para o empreendedorismo.  O trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro que ensina pessoas a enfrentar os desafios de abrir o próprio negócio. A pesquisa teve a orientação dos professores Rodrigo Barreto e Neusa Fernandes e surgiu de uma iniciativa do curso Profissional QI e do Centro de Pesquisa Joseph Elbling.

Na época com apenas 13 anos, a estudante precisou utilizar materiais alternativos disponíveis em casa devido à dificuldade de acesso a lojas e papelarias durante o período de pandemia e isolamento social. A jovem revela ainda que finalizou o projeto dentro de um caminhão em movimento, quando acompanhava seu pai em uma viagem de trabalho.

BATE-PAPO SOBRE PESQUISA E INOVAÇÃO

Aproveitando a visita à filial de Caxias do Sul, o coordenador Rodrigo Barreto conduziu um bate-papo com as turmas dos cursos técnicos da unidade. Na conversa com os estudantes, o professor apresentou o Centro de Pesquisa Joseph Elbling, fez um breve panorama sobre a QITEC e motivou os jovens a transformarem suas ideias em projetos de pesquisa científica.