Acontece aQI

7 passos para iniciar uma carreira em TI

Bons salários e alta empregabilidade: saiba como ingressar em uma das áreas profissionais mais atrativas do mercado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O mercado na área de tecnologia da informação está em constante expansão. O avanço das novas ferramentas digitais e o uso constante de celulares e computadores tem feito com que a demanda por profissionais da área cresça cada vez mais. 

Mas não é somente a empregabilidade que torna a carreira em TI uma das mais promissoras do mercado de trabalho, as remunerações também estão entre as mais atrativas. Segundo o guia anual de tendências da Robert Half a faixa salarial para cargos na área de tecnologia pode ultrapassar 47 mil reais mensais em nível sênior. 

Porém, saiba que toda carreira tem um começo. E para ajudar você que está nessa fase, preparamos um pequeno guia com alguns passos para você iniciar na carreira de TI. 

1. Estabeleça os seus objetivos e metas

Você sabe que quer trabalhar com tecnologia, certo? Mas já parou para pensar qual a função que deseja exercer? Em que área deseja se especializar ou até mesmo quanto pretende ganhar? Saber onde você quer chegar é o ponto de partida para qualquer jornada. Se você tem confiança e sabe quais são as suas metas, fica mais fácil estabelecer uma rota.

2. Escolha um curso adequado para você

Depois de traçar uma rota, é hora de decidir o primeiro passo. A formação costuma ser o primeiro degrau para quem deseja ingressar em uma nova carreira. Por isso, pesquise os cursos disponíveis no mercado e confira a grade curricular de cada um deles. Se você tem dúvidas entre ingressar em uma graduação ou em um curso técnico, confira algumas dicas em nossa publicação GRADUAÇÃO OU CURSO TÉCNICO |  Qual a melhor opção para você. 

3. Comece pelo básico

Quando se inicia em uma nova carreira, é normal sentir ansiedade diante de tantos conhecimentos que são necessários para se tornar um bom profissional. Uma boa tática para evitar isso é não mirar somente no final do processo, mas na etapa em que você está. Portanto, se você começou agora, concentre-se nos conceitos básicos. Dê um passo de cada vez e, quando você perceber, terá avançado muito.

4. Aprenda inglês com fluência 

Dominar o idioma é fundamental para lidar com as ferramentas da área. Além disso, a língua inglesa possibilita que você possa ampliar as suas possibilidades de empregabilidade.

5. Analise o mercado de trabalho

Entenda o cenário em que você irá atuar. Explore as possibilidades de carreira que o setor de tecnologia oferece. Faça um diagnóstico de quais são as maiores demandas do mercado. Conheça profissionais da área e expanda a sua rede de contatos. Quanto mais você souber, mais apto você estará a se qualificar de uma maneira eficiente. 

6. Crie um portfólio com tudo que você aprendeu durante os estudos

Agrupe suas melhores experiências práticas  na área. O portfólio é uma ótima ferramenta para apresentar o seu trabalho a clientes e empregadores. 

7. Mantenha a dedicação e o foco

Procure fazer sempre o seu melhor e explore o máximo do seu potencial. O esforço e a disciplina são fundamentais para quem almeja ser um bom profissional em qualquer área. E, por fim, não desista. A persistência irá garantir que você se mantenha firme em seu objetivo e que não desista ao menor dos obstáculos.