Docência na Educação Profissional e Superior

Docência na Educação Profissional e Superior

Apresentação

O Curso surge com a intenção de oportunizar aos discentes uma formação qualificada para o exercício das atividades de Docentes de maneira competente, desenvolvendo a capacidade deste profissional em compreender os domínios essenciais da Formação Pedagógica, utilizando tecnologias que possam contribuir significativamente com o desenvolvimento eficaz e de transformação na área docente.

- Analisar os aspectos fundamentais da evolução do ensino brasileiro e as mudanças atuais na educação;

- Estimular a interação universidade - comunidade através da qualificação de professores Pós-Graduados;

- Promover a troca de experiências sobre o conhecimento escolar, sua reprodução e construção;

- Instrumentalizar, em nível teórico-prático, para a iniciação à produção de conhecimento em educação;

- Discutir a função social da escola na democratização do ensino e no acesso à cidadania.

Grade Curricular (Presencial)

Duração do Curso: 400h

-Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação Brasileira - 24h

-Seminário I: História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena - 8h

-Saberes e Profissionalidade: Desafios da Docência - 16h

-A Pesquisa na Formação e no Trabalho Docente - 16h

-Ética e a Gestão de Conflitos no Ambiente Escolar - 16h

-Andragogia: Aprendizagem ao Longo da Vida - 16h

-Neurociência, Educação a Aprendizagem - 16h

-Metodologias Ativas e as Tecnologias da Informação na Educação - 24h

-Políticas e Legislação da Educação Brasileira - 24h

-Gestão da Qualidade em Educação - 16h

-Gestão de Projetos em Educação - 24h

-Gestão Escolar - A Instituição Escolar Como Organização - 24h

-Educação Inclusiva - 16h

-Libras - 16h

-Seminário II - Como Criar e Escrever Um Artigo Acadêmico - 8h

-Construção do Conhecimento e as Teorias da Aprendizagem - 24h

-Didática Na Educação: Perspectivas Teóricas e Metodológicas - 24h

-Planejamento Docente e Projetos Interdisciplinares - 24h

-Avaliação da Aprendizagem - 24h

-TCC ­ Artigo - 40h

Grade Curricular (EAD)

-Introdutória

-Tecnologia de informação e Comunicação

-MODULO 1

-Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação Brasileira

-Seminário I: História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

-Saberes e Profissionalidade: Desafios da Docência

-A Pesquisa na Formação e no Trabalho Docente

-Ética e Gestão de Conflitos no Ambiente Escolar

-Andradogia: Aprendizagem ao Longo da Vida

-Neurociência, Educação e Aprendizagem

-MODULO 2

-Metodologias Ativas e as Tecnologias da Informação na Educação Brasileira

-Gestão da Qualidade em Educação

-Gestão de Projetos em Educação

-Gestão Escolar - A Instituição Escolar Como Organização

-Educação Inclusiva

-MODULO 3

-Libras

-Seminário II - Como Criar e Escrever um Artigo Acadêmico

-Construção do Conhecimento e as Teorias da Aprendizagem

-Didática na Educação: Perspectivas Teóricas e Metodológicas

-Planejamento Docente e Projetos Interdisciplinares

-Avaliação da Aprendizagem

-TCC: Artigo

Inscrição

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

DIFERENCIAIS

Aulas teórico - práticas;

Leitura e discussão de textos recomendados;

Seminários;

Trabalhos individuais e grupais;

Pesquisa;

Realização de atividade de extensão aberta à comunidade externa;

Apresentação de trabalhos;

Elaboração de artigo.

Estrutura

As Faculdades QI contam com laboratórios de informática, salas de aula amplas e arejadas, biblioteca atualizada, cantina e estacionamento. Toda essa estrutura facilita o aprendizado do acadêmico, contribuindo para uma educação de excelência.

Atuação

Ao concluir o Curso de Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Superior, o egresso deve apresentar as seguintes competências e habilidades: • Demonstrar um sólido conhecimento sobre as teorias da educação; • Utilizar, com propriedade, os conceitos teóricos como práxis de ensino; • Evidenciar claro posicionamento sobre as diferentes correntes teóricas da pedagogia clássica e contemporânea; • Promover processos de mudança positiva na atividade docente; • Ser capaz de realizar pesquisa que contribua para com a qualidade do trabalho como um todo; • Adotar parâmetros claros e adequados em sua prática laboral; • Evidenciar motivação e criatividade durante sua atuação profissional; • Selecionar processos avaliativos compatíveis com o contexto no qual está inserido. • Capacidade de promover e estimular o debate constante concretizando o papel da educação de condução à cidadania.

Vídeo

Mais Informações

Para ingressar no curso de Pós-Graduação da QI o candidato deverá ser portador de diploma de graduação de Instituição reconhecida pelo MEC.

Curso disponível em:

• FAQI Gravataí

• Júlio de Castilhos - POA

Deseja mais informações?