Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais - NR 11

A norma NR 11 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais. Este curso já está atualizado na versão Abril/2016, em que a nova redação dada pela Portaria MTPS nº Portaria MTPS nº 505, de 29/04/2016, Anexo I, estabelece o regulamento técnico de procedimentos para movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais. Ela também define as normas de segurança para operações com elevadores, guindastes, transportadores industriais (empilhadeiras) e máquinas transportadoras.

Este curso é ideal para você que tem interesse ou também a necessidade de entender um pouco mais das atividades que envolvem transporte e armazenagem de cargas como em grandes centros logísticos e transportadoras de cargas. Além do mais, você aprende os princípios fundamentais de se transportar uma carga, seja ela manual ou mecanizada.

Duração do Curso: 8h

• Introdução a NR 11

• O que são equipamentos de movimentação de materiais?

• Cuidados Especiais em Elevadores e no Içamento

• Classificação dos Equipamentos de Içamento e Transportadores

• Inspeções dos Equipamentos e Acessórios de Movimentação de Cargas

• Segurança e treinamento no uso de equipamentos de transporte manual e motorizado

• Equipamentos de Transporte Motorizados em Locais Fechados

• Normas de segurança do trabalho em atividades de transporte de sacas

• Transporte Manual e Mecanizado de Sacas

• Riscos e Lesões no Transporte Manual de Cargas

• Medidas de Prevenção de Risco no Transporte Manual de Cargas

• Armazenamento de materiais

• Empilhamento por Processo Mecanizado

• Normas de Segurança sobre Carga e Descarga de Materiais

• Normas de Segurança para Galpões de Carga e Descarga e Armazéns

• Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mármore, Granito e outras rochas

• Anexo I

• Bibliografia/Links Recomendados

Solicite Mais Informações

É um curso onde o participante aprenderá os fundamentos da NR11; o que são equipamentos de movimentação de materiais; cuidados especiais em elevadores e no içamento; classificação dos equipamentos e acessórios de movimentação de cargas; segurança e treinamento no uso de equipamentos de transporte manual e motorizado; equipamentos de transporte motorizados em locais fechados; normas de segurança do trabalho em atividades de transporte de sacas; transporte manual e mecanizados de sacas; riscos e lesões no transporte manual de cargas; medidas de prevenção de risco no transporte manual de cargas; armazenamento de materiais; empilhamento por processo mecanizado; normas de segurança sobre carga e descarga de materiais e para galpões de carga e descarga e armazéns; movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de mármore, granito e outras rochas.

Vantagens do Curso:

Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;

Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);

Completar horas em Atividades Complementares (geralmente exigidas em Faculdades);

Progressão Funcional para Servidores Públicos;

Pré-Requisito para concursos e cursos.

Everton Baldasso Zanon

Formado em Engenharia Metalúrgica – UFRGS/2013 e com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho – Unisinos /2017. Atua como Engenheiro, responsável técnico de uma empresa de movimentação de cargas, com experiência em planejamento de operações e manutenção de equipamentos.

Segurança e Ambiente

• FAQI Gravataí