Acontece aQI

5 dicas de como se qualificar da maneira certa e se dar bem no mercado de trabalho

Confira as nossas dicas, fique entre os melhores e conquiste a tão sonhada vaga de emprego. 
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e se destacar é uma tarefa árdua. Mas não se preocupe. Confira as nossas dicas, fique entre os melhores e conquiste a tão sonhada vaga de emprego. 

Apesar dos altos índices de desemprego, faltam profissionais qualificados para preencher os novos postos de trabalho, é o que mostra a pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), publicada pela CNN Brasil.  

Segundo o estudo, o Brasil terá déficit de trabalhadores qualificados até 2023. De 401 mil vagas de trabalho que devem surgir, apenas 100 mil serão ocupadas por profissionais devidamente capacitados. 

Mas não adianta investir em qualificação, se você não sabe o que o mercado espera de você. Sem uma estratégia de carreira sólida, a trajetória em busca da qualificação acaba por se tornar um desperdício de tempo e de dinheiro.
Para que você possa se qualificar de maneira eficiente, nós preparamos cinco dicas para estar em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.

1. Invista em um curso superior

Um diploma de curso superior ainda confere ao profissional melhores condições no mundo do trabalho. Segundo dados do IBGE de 2020, o rendimento médio de quem já concluiu um curso superior é de R$5.153, já para quem ainda não finalizou, o valor fica em torno de R$1879.

2. Pesquise quais são as demandas do mercado

Esteja atento às novas tendências e investigue quais são os perfis de profissionais e as áreas que são mais demandadas pelas empresas. Assim, você saberá quais são as atitudes que realmente valem a pena tomar.

3. Fique sempre atualizado

O mercado de trabalho está em constante evolução. O profissional que não se atualiza corre o risco de ficar parado no tempo. Por isso, não deixe de apostar na realização de cursos, workshops, palestras, feiras, colóquios e simpósios. Esteja sempre preparado para o futuro. 

4. Faça boas conexões profissionais

Network é uma rede de profissionais conectados em torno de um mesmo fim profissional. Para construir o seu network é importante conversar com pessoas e participar de atividades, projetos e fóruns de discussão da sua área. 

5. Enfrente novos desafios

Mesmo que você colecione certificados, nada substitui a experiência. Por isso, saia da zona de conforto e não tenha medo de encarar novas oportunidades que coloquem à prova as suas habilidades. A prática e as pessoas que fazem parte do ambiente de trabalho também são ótimos professores.