Você está em:

Portal das Escolas QI

Este é o site principal da QI, onde você encontrará informações sobre todos os cursos e a estrutura das escolas e faculdades QI....

Endereço: Av. Alberto Bins 320 - Centro
Porto Alegre
Fone: (51) 3014.0000
Cursos: Curso Superior em Gestão Comercial, Curso Superior de Processos Gerenciais, Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inglês QI Fly, Curso Profissional QI, Curso Técnico em Administração, Curso Técnico em Informática, EAD - Curso Técnico em Administração, EAD - Curso Técnico em Contabilidade, EAD - Curso Técnico em Recursos Humanos, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios, EAD - Curso Técnico em Marketing, EAD - Curso Técnico em Logística, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira.

Acessar outra unidade/escola

Buscar informações sobre um curso:

Quero ser aluno!

Você quer estudar na QI? Então preencha seus dados abaixo e aguarde nosso contato!

Ligue para a QI: 0800 601 0000

Processo Seletivo, Ingresso de Diplomados, Admissão e Matrícula

Veja abaixo as formas de ingresso na Faculdade QI, bem como a documentação necessária em cada situação.

Primeira Matrícula

A primeira matrícula dos candidatos classificados no concurso vestibular, estando em dia com a documentação, será feita obrigatoriamente no conjunto de disciplinas e/ou unidades curriculares que constituem a programação inicial padronizada de cada curso, segundo seu Projeto Pedagógico. A documentação necessária para a matrícula de alunos novos envolve os seguintes documentos:

- Cópia da Cédula de Identidade (Civil ou Militar);

- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Cópia da Quitação Serviço Militar;

- Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Certificado de Conclusão e Histórico Escolar original e/ou Diploma de Curso Superior devidamente registrado);

- Declaração de Concluinte do Ensino Médio com indicação da data em que receberá o Histórico de Conclusão (para os candidatos cujo histórico ainda não tenha sido emitido pela instituição na qual concluiu o Ensino Médio);

- Uma foto 3x4;

- Cópia de um Comprovante de residência;

- Cópia do Título eleitoral

- Cópia do CIC / CPF;

- Pagamento da Taxa de Matrícula.

Renovação da matrícula – Rematrícula

As matrículas subsequentes (rematrículas) serão feitas por disciplinas ou unidades curriculares, observando-se os seguintes princípios:

- Os pré-requisitos, segundo Projeto Pedagógico do Curso;

- Os limites mínimo e máximo de créditos permitido no semestre;

- A programação das turmas e demais normas estabelecidas pela Direção da Faculdade.

Recusa da Matrícula

- O aluno matriculado nas disciplinas do primeiro semestre que não obtiver qualquer grau de aprovação deve ter autorização da Direção da Faculdade, com parecer do Coordenador do curso, para efetivar a matrícula no segundo semestre.

- Não será renovada a matrícula para o aluno com pendência financeira de qualquer natureza, com pendência de documentos com a secretaria ou com a biblioteca.

- Para efetivar a matrícula, o aluno deverá observar as instruções da secretaria da Faculdade.

- A matrícula ou rematrícula somente poderá ser feita nas disciplinas e/ou unidades curriculares do curso em que o aluno tiver obtido ingresso. Para cursar disciplinas em cursos ou áreas diferentes do que está vinculado, o aluno deve obter autorização de ambos os coordenadores.

- A quitação da guia de recolhimento é apenas uma etapa do processo de requerimento da matrícula. O cumprimento dessa etapa não assegura matrícula em nenhuma disciplina e/ou unidade curricular.

- O requerimento de matrícula, discriminando cada disciplina e/ou unidade curricular em que o aluno deseja se matricular, deve ser feito pelo aluno ou seu representante autorizado.

- O aluno que não efetuar a matrícula no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico da Faculdade poderá solicitar, através de requerimento, e poderá fazê-la somente se autorizado pelo Diretor da Faculdade e se ainda existirem vagas.

- Na hipótese de o aluno não poder efetuar a matrícula pessoalmente, este se obriga, pelos termos, a credenciar outra pessoa através de documento.

- Readmissões e transferências, devidamente autorizadas, terão dia e hora especial fixadas pela Direção e Secretaria Geral.

- Toda e qualquer alteração ou acerto referente à documentação, matrícula e/ou endereço, deverá ser solicitada pelo aluno junto à Secretaria da Faculdade.

Matrícula sem Vestibular

A efetivação da matrícula sem que o acadêmico preste o vestibular só podem acontecer nos seguintes casos:

- Transferências: de acordo com a legislação vigente.

- Diplomados, de acordo com o Regimento Geral da Faculdade e a legislação vigente.

Para solicitar a transferência para a Faculdade de Tecnologia de Gravataí ou ingresso como diplomado, são necessários os seguintes documentos:

- Histórico Escolar da Instituição de Origem;

- Programas das disciplinas e/ou unidades curriculares cursadas, carimbados e rubricados pela instituição;

- Atestado de Vínculo com a instituição de origem (solicitação de transferência) ou diploma (ingresso de diplomado).

- Pagamento da taxa conforme valor estabelecido pela secretaria.

- Guia de Transferência da instituição de origem, enviada à Faculdade QI via correio;

- Caso na Guia de Transferência não sejam enviados todos os documentos necessários à matrícula, o aluno deverá providenciá-los, pois estes devem conferir com a listagem citada acima.

- A falta de qualquer dos documentos solicitados implicará na não realização da matrícula;

- No ato da matrícula ou rematrícula, o aluno deverá efetuar o pagamento de sua primeira parcela semestral.

Reingresso

O aluno afastado poderá requerer a retomada dos estudos, desde que tenha solicitado o trancamento da matrícula e não tenha ocorrido a decadência do direito à matrícula de acordo com a legislação vigente (afastamento por mais de dois semestres) ou no caso de não ter obtido aprovação em nenhum crédito no semestre correspondente à primeira matrícula.

Veja também:
Disposições Legais quanto às Formas de Ingresso