Você está em:

Portal das Escolas QI

Este é o site principal da QI, onde você encontrará informações sobre todos os cursos e a estrutura das escolas e faculdades QI....

Endereço: Av. Alberto Bins 320 - Centro
Porto Alegre
Fone: (51) 3014.0000
Cursos: Curso Superior em Gestão Comercial, Curso Superior de Processos Gerenciais, Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inglês QI Fly, Curso Profissional QI, Curso Técnico em Administração, Curso Técnico em Informática, EAD - Curso Técnico em Administração, EAD - Curso Técnico em Contabilidade, EAD - Curso Técnico em Recursos Humanos, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios, EAD - Curso Técnico em Marketing, EAD - Curso Técnico em Logística.

Acessar outra unidade/escola

Buscar informações sobre um curso:

Quero ser aluno!

Você quer estudar na QI? Então preencha seus dados abaixo e aguarde nosso contato!

Ligue para a QI: 0800 601 0000

Processo Seletivo, Ingresso de Diplomados, Admissão e Matrícula

Veja abaixo as formas de ingresso na Faculdade QI, bem como a documentação necessária em cada situação.

Primeira Matrícula

A primeira matrícula dos candidatos classificados no concurso vestibular, estando em dia com a documentação, será feita obrigatoriamente no conjunto de disciplinas e/ou unidades curriculares que constituem a programação inicial padronizada de cada curso, segundo seu Projeto Pedagógico. A documentação necessária para a matrícula de alunos novos envolve os seguintes documentos:

- Cópia da Cédula de Identidade (Civil ou Militar);

- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Cópia da Quitação Serviço Militar;

- Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Certificado de Conclusão e Histórico Escolar original e/ou Diploma de Curso Superior devidamente registrado);

- Declaração de Concluinte do Ensino Médio com indicação da data em que receberá o Histórico de Conclusão (para os candidatos cujo histórico ainda não tenha sido emitido pela instituição na qual concluiu o Ensino Médio);

- Uma foto 3x4;

- Cópia de um Comprovante de residência;

- Cópia do Título eleitoral

- Cópia do CIC / CPF;

- Pagamento da Taxa de Matrícula.

Renovação da matrícula – Rematrícula

As matrículas subsequentes (rematrículas) serão feitas por disciplinas ou unidades curriculares, observando-se os seguintes princípios:

- Os pré-requisitos, segundo Projeto Pedagógico do Curso;

- Os limites mínimo e máximo de créditos permitido no semestre;

- A programação das turmas e demais normas estabelecidas pela Direção da Faculdade.

Recusa da Matrícula

- O aluno matriculado nas disciplinas do primeiro semestre que não obtiver qualquer grau de aprovação deve ter autorização da Direção da Faculdade, com parecer do Coordenador do curso, para efetivar a matrícula no segundo semestre.

- Não será renovada a matrícula para o aluno com pendência financeira de qualquer natureza, com pendência de documentos com a secretaria ou com a biblioteca.

- Para efetivar a matrícula, o aluno deverá observar as instruções da secretaria da Faculdade.

- A matrícula ou rematrícula somente poderá ser feita nas disciplinas e/ou unidades curriculares do curso em que o aluno tiver obtido ingresso. Para cursar disciplinas em cursos ou áreas diferentes do que está vinculado, o aluno deve obter autorização de ambos os coordenadores.

- A quitação da guia de recolhimento é apenas uma etapa do processo de requerimento da matrícula. O cumprimento dessa etapa não assegura matrícula em nenhuma disciplina e/ou unidade curricular.

- O requerimento de matrícula, discriminando cada disciplina e/ou unidade curricular em que o aluno deseja se matricular, deve ser feito pelo aluno ou seu representante autorizado.

- O aluno que não efetuar a matrícula no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico da Faculdade poderá solicitar, através de requerimento, e poderá fazê-la somente se autorizado pelo Diretor da Faculdade e se ainda existirem vagas.

- Na hipótese de o aluno não poder efetuar a matrícula pessoalmente, este se obriga, pelos termos, a credenciar outra pessoa através de documento.

- Readmissões e transferências, devidamente autorizadas, terão dia e hora especial fixadas pela Direção e Secretaria Geral.

- Toda e qualquer alteração ou acerto referente à documentação, matrícula e/ou endereço, deverá ser solicitada pelo aluno junto à Secretaria da Faculdade.

Matrícula sem Vestibular

A efetivação da matrícula sem que o acadêmico preste o vestibular só podem acontecer nos seguintes casos:

- Transferências: de acordo com a legislação vigente.

- Diplomados, de acordo com o Regimento Geral da Faculdade e a legislação vigente.

Para solicitar a transferência para a Faculdade de Tecnologia de Gravataí ou ingresso como diplomado, são necessários os seguintes documentos:

- Histórico Escolar da Instituição de Origem;

- Programas das disciplinas e/ou unidades curriculares cursadas, carimbados e rubricados pela instituição;

- Atestado de Vínculo com a instituição de origem (solicitação de transferência) ou diploma (ingresso de diplomado).

- Pagamento da taxa conforme valor estabelecido pela secretaria.

- Guia de Transferência da instituição de origem, enviada à Faculdade QI via correio;

- Caso na Guia de Transferência não sejam enviados todos os documentos necessários à matrícula, o aluno deverá providenciá-los, pois estes devem conferir com a listagem citada acima.

- A falta de qualquer dos documentos solicitados implicará na não realização da matrícula;

- No ato da matrícula ou rematrícula, o aluno deverá efetuar o pagamento de sua primeira parcela semestral.

Reingresso

O aluno afastado poderá requerer a retomada dos estudos, desde que tenha solicitado o trancamento da matrícula e não tenha ocorrido a decadência do direito à matrícula de acordo com a legislação vigente (afastamento por mais de dois semestres) ou no caso de não ter obtido aprovação em nenhum crédito no semestre correspondente à primeira matrícula.

Veja também:
Disposições Legais quanto às Formas de Ingresso