INSCREVA-SE AGORA!

CLIQUE AQUI
Gestão de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/2010

Gestão de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/2010

Apresentação

O curso tem o objetivo de capacitar os participantes para o correto gerenciamento dos resíduos sólidos (GRS) por meio de um sistema que estabeleça o acompanhamento dos mesmos desde sua geração até a destinação final em conformidade com a legislação vigente, com a finalidade de evitar multas e passivos ambientais.

Os participantes terão uma aula prática sobre elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Público alvo: Profissionais da área do meio ambiente, estudantes de nível técnico ou superior e demais interessados na área ambiental.

Oferta da turma na Faculdade QI de :

Grade Curricular

Duração do Curso: 16h


• Evolução das questões ambientais

• Desafios atuais da gestão de resíduos sólidos

• Panorama dos resíduos sólidos industriais no Rio Grande do Sul (RS)

• Principais ramos industriais do RS geradores de resíduos sólidos

• Hierarquia de ações da gestão de resíduos sólidos industriais

• Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10

• Definição e classificação de resíduos sólidos industriais e de construção Civil

• Gestão de resíduos e responsabilidades por meio de um passo a passo: segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte e disposição final conforme a legislação vigente

• Impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado de resíduos sólidos

• Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

• Aspectos do Licenciamento Ambiental

• CASE: Apresentação de Plano de Gerenciamento de Resíduos Aplicado

• Fundamento legal da Lei dos Crimes Ambientais

• Responsabilidade penal das pessoas jurídicas

• PARTE PRÁTICA: Elaboração do PGRS

Solicite Mais Informações

WhatsApp

Mais informações

DIFERENCIAIS

Após o surgimento da Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios tiveram que elaborar os seus planos municipais de resíduos sólidos e, em consequência disso, as empresas devem elaborar os seus planos de gerenciamento de resíduos sólidos. A FEPAM e as Prefeituras que podem emitir licença de operação ambiental para as empresas, possuem uma série de exigências que serão tratadas durante o curso. Algumas questões serão respondidas, como por exemplo: O que fazer para gerenciar os resíduos gerados pela empresa? Quais as empresas que podem receber os resíduos, perante a legislação? Como elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS)? Qual o profissional que pode emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)? O que acontece se os resíduos não forem gerenciados corretamente?

Ministrantes keyboard_arrow_down

Suliany Marcelino Ordakowski

Licenciada e bacharel em Química pela PUCRS, especialista em Química Aplicada ao Saneamento pela UNISINOS, especialista em Gestão da Qualidade pela ULBRA e mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Auditora líder das Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Examinadora do Prêmio Qualidade RS (PGQP) e do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). Professora da Escola Profissional UNIPACS Esteio nos cursos Técnicos em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Edificações e Nutrição. Professora no Curso Técnico em Meio Ambiente do PVSINOS em São Leopoldo, como orientadora dos TCC. Participa ativamente nas reuniões do Banco de Resíduos da FIERGS. Empresária, atuando com Assessoria, Consultoria e Treinamento na área ambiental, pela SMO Ambiental. Possui experiência em gestão de resíduos sólidos industriais nas escolas do SENAI, onde atuou por 25 anos. Tem participado em vários cursos, congressos, seminários e feiras na área ambiental, como por exemplo: IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, 4º seminário de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Cidade Bem Tratada, FIEMA 2016, entre outros.

Tem participado em vários cursos, congressos, seminários e feiras na área ambiental, como por exemplo: IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, 4º seminário de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Cidade Bem Tratada, FIEMA 2016, entre outros.

Estrutura

As Faculdades QI contam com laboratórios de informática, salas de aula amplas e arejadas, biblioteca atualizada, cantina e estacionamento. Toda essa estrutura facilita o aprendizado do acadêmico, contribuindo para uma educação de excelência.

Atuação

Gestão, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos.

Vídeo

Mais Informações

Curso disponível em:

• FAQI POA

Não encontrou o curso que você deseja?

Clique aqui e sugira um curso

Deseja mais informações?